Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750 |
Resumo: | O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar. |
id |
RCAP_549a7c1e4a0811441217b752a164aa0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagemEducação de InfânciaPortefóliosPromoção da aprendizagemO presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar.This internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the MSc in Pre-School Education. Its main intention is to understand how learning the construction of portfolios can develop children. Thus, along this route, the goal was to answer the following question: "What type of learning does the construction of portfolios give to children?". The main objectives of this work were therefore to understand what a portfolio is, to specify the characteristics of the process of building a portfolio, to understand the role of the child and the educator in the process of drawing up a portfolio, and finally, in understanding which skills can be promoted in the process of elaborating portfolios. In this context, a bibliographic survey was conducted, as well as interviews with three kindergarten teachers and twenty-six children of the five-year-old classroom, and, finally a questionnaire survey of pre-school educators and finalist interns in this field. Keywords: portfolios; promotion; children; childhood educator; participation; learning; pre-school education.2019-03-21T10:59:02Z2019-03-20T00:00:00Z2019-03-202019-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2750TID:202200965porSilva, Ana Isabel Pinto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:15Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:30.175919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem |
title |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem |
spellingShingle |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem Silva, Ana Isabel Pinto da Educação de Infância Portefólios Promoção da aprendizagem |
title_short |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem |
title_full |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem |
title_fullStr |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem |
title_sort |
Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem |
author |
Silva, Ana Isabel Pinto da |
author_facet |
Silva, Ana Isabel Pinto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Isabel Pinto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Infância Portefólios Promoção da aprendizagem |
topic |
Educação de Infância Portefólios Promoção da aprendizagem |
description |
O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-21T10:59:02Z 2019-03-20T00:00:00Z 2019-03-20 2019-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750 TID:202200965 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750 |
identifier_str_mv |
TID:202200965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131629900267520 |