Percursos da didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alarcão, Isabel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28716
Resumo: Este Caderno foca-se fundamentalmente na conceptualização da Didática que a autora tem vindo a fazer desde que, em 1976, assumiu o desafio de ensinar Didática numa Universidade: a Universidade de Aveiro, Portugal. Através do seu percurso tem-se acesso aos fantasmas, sonhos e realidades que, no início, os professores vivenciaram no seu esforço para credibilizar a disciplina e criar condições para a sua institucionalização como campo de ensino e de investigação a nível universitário. Numa tentativa de desmontar ideias pré-concebidas sobre a Didática, começou-se por conceber e caracterizar o que deveria ser o ensino dessa disciplina, a sua relação com o saber constituído e com a vida profissional, referência importante visto tratar-se de uma unidade curricular dos cursos de formação de professores. Nasceu assim a metáfora do tríptico didático, que permite conceber a didática em três dimensões articuladas (profissional, curricular e investigativa), a que mais tarde se juntou a dimensão política. A dimensão investigativa também está presente neste Caderno, não só pela referência destacada ao CIDTFF/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, mas também porque nele se insere um texto, até agora inédito, escrito em colaboração com outros colegas e que exterioriza as dificuldades com que, há cerca de quinze anos, se defrontaram aqueles que entenderam ser necessário começar a proceder-se a sistematizações do conhecimento entretanto produzido. Através da leitura deste Caderno pode ainda ficar a conhecer-se o argumento que a autora utiliza para justificar a sua visão sobre a relação Currículo/ Didática. Partindo das perguntas próprias de cada um destes campos, conclui por uma relação macro/micro. Outra relação também abordada prende-se com a identidade do campo da Didática face a outras áreas do saber, uma relação que a autora vê como evoluindo de uma atitude de isolamento para uma construção de interdisciplinaridade.
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Nasceu assim a metáfora do tríptico didático, que permite conceber a didática em três dimensões articuladas (profissional, curricular e investigativa), a que mais tarde se juntou a dimensão política. A dimensão investigativa também está presente neste Caderno, não só pela referência destacada ao CIDTFF/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, mas também porque nele se insere um texto, até agora inédito, escrito em colaboração com outros colegas e que exterioriza as dificuldades com que, há cerca de quinze anos, se defrontaram aqueles que entenderam ser necessário começar a proceder-se a sistematizações do conhecimento entretanto produzido. Através da leitura deste Caderno pode ainda ficar a conhecer-se o argumento que a autora utiliza para justificar a sua visão sobre a relação Currículo/ Didática. Partindo das perguntas próprias de cada um destes campos, conclui por uma relação macro/micro. Outra relação também abordada prende-se com a identidade do campo da Didática face a outras áreas do saber, uma relação que a autora vê como evoluindo de uma atitude de isolamento para uma construção de interdisciplinaridade.This volume focuses mainly on the conceptualization of Didactics that the author has developed since 1976 when she accepted the challenge to become a professor of Didactics at a university: the University of Aveiro, Portugal. By approaching her professional and scientific career one accesses the ghosts, dreams and realities that the first didacts experienced in their effort to give credibility to Didactics and to create the conditions to institutionalize it as a field of teaching and research at the university level. In an attempt to alter misconceptions about Didactics, they started to conceive and characterize what the teaching of the discipline should be, how it should relate to scientific knowledge and professional performance, a relevant referent as it was a curricular unit in teacher education programs. The metaphor of the didactical triptych was conceived to comprehend Didactics in its three dimensions (professional, curricular and research) and later on the political dimension was added. The research dimension is also present; it is perceived not only in the stressed reference to CIDTFF (Research Center on Didactics and Technology in the Education of Trainers), but also in the publication of a joint research paper which expresses the difficulties faced, fifteen years ago, by those who considered necessary to start systematizing the knowledge produced so far. By reading this volume one can also learn about the argument used by the author to justify her vision on the relationship Curriculum/Didactics. Against the background of the specific questions of each field, she concludes about the existence of a macro/micro relationship. Another relationship also addressed relates to the identity of Didactics in relation to other scientific areas that she envisages as an evolution from a self-sufficient attitude to the construction of interdisciplinarity.Ce Cahier est majoritairement axé sur la conceptualisation de la didactique que l’auteure fait depuis 1976 lorsqu’elle a accepté le défi d’enseigner la didactique dans une Université: l’Université d’Aveiro, Portugal. Au long de son parcours, nous avons accès aux fantômes, aux rêves et aux réalités que les enseignants ont vécus au début de leur carrière dans leurs efforts pour crédibiliser la didactique et créer les conditions pour l’institutionnaliser comme champ d’enseignement et de recherche, au niveau universitaire. Dans une tentative pour modifier les idées préconçues concernant la didactique, ils ont commencé à concevoir et caractériser ce que devait être l’enseignement de la discipline, sa relation avec les connaissances constituées et avec la vie professionnelle, une référence importante puisqu’il s’agissait d’une unité curriculaire des cours de formation des enseignants. Ainsi est née la métaphore du triptyque didactique qui permet de concevoir la didactique en trois dimensions articulées (professionnelle, curriculaire et de recherche), qui ont ensuite rejoint la dimension politique. La dimension de recherche est également présente dans ce Cahier, pas seulement à cause de la référence au CIDTFF (Centre de Recherche sur la Didactique et la Technologie dans la Formation des Formateurs), mais aussi parce qu’il intègre un texte, jusqu’alors inédit, écrit en collaboration avec d’autres collègues et qui relève les difficultés rencontrées, il y a une quinzaine d’années, par ceux qui jugeaient nécessaire de commencer à systématiser les connaissances produites entre-temps. En lisant ce Cahier, on peut également découvrir l’argument que l’auteure utilise pour justifier sa vision sur la relation Curriculum / Didactique. Partant des questions spécifiques à chacun de ces domaines, elle conclut sur l’existence d’une relation macro / micro. Une autre relation également abordée est liée à l’identité de la didactique par rapport à d’autres domaines de la connaissance, relation que l’auteure voit évoluer d’une attitude d’isolement à une construction d’interdisciplinarité.Este cuaderno se centra principalmente en la conceptualización de la Didáctica que la autora ha estado haciendo desde 1976, año en el cual asumió el reto de enseñar Didáctica en una Universidad: la Universidad de Aveiro, Portugal. Acompañando su trayecto, los lectores tienen acceso a los fantasmas, sueños y realidades que, al principio, la autora y otros docentes experimentaron en su esfuerzo por dar credibilidad a la disciplina y crear las condiciones para su institucionalización como un campo de enseñanza e investigación a nivel universitario. En un intento por desmantelar las ideas preconcebidas sobre Didáctica, empezaron por concebir y caracterizar lo que debería ser la enseñanza de esta disciplina, su relación con el conocimiento constituido y con la vida profesional, una referencia importante ya que es una asignatura del plan de estudios de cursos de formación de profesores. Así nació la metáfora del tríptico didáctico que permite concebir la didáctica en tres dimensiones articuladas (profesional, curricular e investigativa), a las cuales luego se unió la dimensión política. La dimensión investigativa también está presente en esta sección, no solo por la referencia al CIDTFF/Centro de Investigación en Didáctica y Tecnología en la Formación de Formadores, sino también porque incluye un texto inédito, escrito en colaboración con otros colegas y que expresa las dificultades que enfrentaron, hace unos quince años, aquellos que sentían la necesidad de comenzar a sistematizar el conocimiento producido. Al leer este Cuaderno, también se puede conocer el argumento que usa la autora para justificar su punto de vista sobre la relación Currículo/Didáctica. A partir de las preguntas específicas de cada uno de estos campos, la autora concluye con una relación macro/micro. Otra relación también abordada está relacionada con la identidad del campo de la Didáctica en relación con otras áreas del conocimiento, una relación que la autora considera que evoluciona de una actitud de aislamiento a una construcción de interdisciplinariedad.UA Editora2020-06-18T18:40:56Z2020-05-01T00:00:00Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28716por978-972-789-643-110.34624/kejf-2n90Alarcão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:33Zoai:ria.ua.pt:10773/28716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:12.084605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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