Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Maria Inês Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99340
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_54b778893f4b87a067478873351c3f10
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de LeiriaIntegrated and Innovative Plan to combat school low achievement (PIICIE) Impact evaluation study with primary school children in LeiriaInsucesso escolarAvaliação de impactoIntervenção PIICIESchool failureImpact EvaluationPIICIE interventionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO PIICIE é um projeto, pertencente ao concelho de Leiria, de combate ao insucesso escolar, orientado para a promoção da aprendizagem, da saúde e bem-estar das crianças, e para o reforço da qualidade do sistema de educação. Objetivos. Prever a variação da trajetória de sucesso escolar dos alunos e avaliar a robustez preditiva do modelo MIPE, identificar os fatores determinantes da qualidade do sucesso escolar e avaliar o impacto da intervenção PIICIE na modificação de trajetórias de insucesso escolar indicadas pela presença de insuficientes nas disciplinas nucleares. Método. Estudo 1: A amostra é constituída por 410 crianças, de Jardim de Infância e 1º CEB do concelho de Leiria. Os alunos são de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos. Estudo 2: A amostra é constituída por 108 crianças inscritas no 1º CEB do concelho de Leiria. Os alunos são de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. Resultados. Estudo 1: a função discriminante permitiu classificar corretamente 71% dos casos agrupados originais no ano letivo 2018-2019 e 88.3% dos casos no ano letivo 2019-2020, embora a correção desta classificação seja bastante superior para os alunos aprovados (2018-2019 - 71.5%; 2019-2020 – 89.5%) do que para os retidos (2018-2019 - 58.8%; 2019-2020 – 40%). Estudo 2: no ano letivo 2018/2019, as variáveis de Assiduidade, Currículo e Envolvimento do aluno nas sessões PIICIE predizem de forma significativa o número de insuficientes obtidos em T3. No ano letivo 2019/2020, apenas a variável do Número de Sessões PIICIE prediz, significativamente o número de insuficientes obtidos no ano letivo em análise. Conclusões. Compreensão do impacto das variáveis individuais, familiares, escolares e comunitárias nas trajetórias de insucesso escolar. Compreensão da importância da existência de equipas e de intervenções focadas na promoção do gosto pela aprendizagem.PIICIE is a project, belonging to the municipality of Leiria, to combat school failure, aimed at promoting children's learning, health and well-being, and strengthening the quality of the education system. Objectives. Predict the variation in the trajectory of students' academic success and assess the predictive robustness of the MIPE model, identify the determinants of the quality of school success and assess the impact of the PICIE intervention in modifying the trajectories of school failure indicated by the presence of insufficient in the core subjects. Method. Study 1: The sample consists of 410 children from Kindergarten and 1st CEB of Leiria. Students are of both gender, aged between 5 and 11 years. Study 2: The sample consists of 108 children enrolled in the 1st CEB of Leiria. Students are of both gender, aged between 6 and 11 years. Results. Study 1: the discriminant function allowed to correctly classify 71% of the original grouped cases in the 2018-2019 school year and 88.3% of the cases in the 2019-2020 school year, although the correction of this classification is much higher for the successful students (2018-2019 - 71.5%; 2019-2020 - 89.5%) than for the retained (2018-2019 - 58.8%; 2019-2020 - 40%). Study 2: in the 2018/2019 school year, the variables of Attendance, Curriculum and Student Involvement in PICIE sessions significantly predict the number of insufficient students obtained in T3. In the 2019/2020 school year, only the variable Number of Sessions PIICIE significantly predicts the number of insufficient sessions obtained in the school year under analysis. Conclusions. Understanding the impact of individual, family, school and community variables on the trajectories of school failure. Understanding the importance of the existence of teams and interventions focused on promoting a taste for learning.2021-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99340http://hdl.handle.net/10316/99340TID:202963730porPedro, Maria Inês Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:40:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:58.595135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
Integrated and Innovative Plan to combat school low achievement (PIICIE) Impact evaluation study with primary school children in Leiria
title Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
spellingShingle Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
Pedro, Maria Inês Ribeiro
Insucesso escolar
Avaliação de impacto
Intervenção PIICIE
School failure
Impact Evaluation
PIICIE intervention
title_short Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
title_full Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
title_fullStr Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
title_full_unstemmed Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
title_sort Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
author Pedro, Maria Inês Ribeiro
author_facet Pedro, Maria Inês Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Maria Inês Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Avaliação de impacto
Intervenção PIICIE
School failure
Impact Evaluation
PIICIE intervention
topic Insucesso escolar
Avaliação de impacto
Intervenção PIICIE
School failure
Impact Evaluation
PIICIE intervention
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99340
http://hdl.handle.net/10316/99340
TID:202963730
url http://hdl.handle.net/10316/99340
identifier_str_mv TID:202963730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134065301913600