O lúdico na educação infantil: um estudo das competências necessárias ao professor na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Paulo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6918
Resumo: O presente trabalho pretente estudar a influência das atividades lúdicas na construção do desenvolvimento da criança. A partir do estudo do tema “O Lúdico na Educação Infantil: um estudo das competências necessárias ao professor na contemporaneidade”, se percebeu que embora as brincadeiras façam parte do cotidiano infantil, elas não fazem parte obrigatoriamente do cotidiano escolar. A escola destaca-se como espaço formal onde se deve aprender a ler e a escrever. Os jogos não fazem parte deste ambiente, com exceção de algumas atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Nessa perspectiva foi objetivo geral analisar o que pensam os professores sobre a importância que o lúdico desempenha na Educação Infantil e as competências que são necessárias ao professor para melhorar a forma como é utilizado no dia-a-dia da escola. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter qualitativa do tipo exploratória descritiva. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se entrevistas que foram aplicadas junto aos professores da Educação Infantil na escola da rede pública do município da cidade de Cabedelo-Pb/Brasil. Os dados recolhidos junto dos professores entrevistados foram evidentes, pois, eles afirmam que os jogos e as brincadeiras fazem parte do processo de formação do ser humano, e, portanto, não podem ser excluídos como instrumentos didáticos no campo escolar, principalmente no período da Educação Infantil. Enfatizou-se também a necessidade do professor ter competência para utilizar o jogo, onde o planejamento e a base teórica não podem faltar ao utilizar o lúdico como recurso do planeamento diário. Como gestor da escola pública, observei o relacionamento entre o brincar e o aprender, percebi que alguns professores desconheciam os principios básicos da Educação Infantil, explicitados no Referencial Curricular Nacional que são o Cuidar, o Educar e o Brincar.
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