O lúdico na educação infantil: um estudo das competências necessárias ao professor na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6918 |
Resumo: | O presente trabalho pretente estudar a influência das atividades lúdicas na construção do desenvolvimento da criança. A partir do estudo do tema “O Lúdico na Educação Infantil: um estudo das competências necessárias ao professor na contemporaneidade”, se percebeu que embora as brincadeiras façam parte do cotidiano infantil, elas não fazem parte obrigatoriamente do cotidiano escolar. A escola destaca-se como espaço formal onde se deve aprender a ler e a escrever. Os jogos não fazem parte deste ambiente, com exceção de algumas atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Nessa perspectiva foi objetivo geral analisar o que pensam os professores sobre a importância que o lúdico desempenha na Educação Infantil e as competências que são necessárias ao professor para melhorar a forma como é utilizado no dia-a-dia da escola. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter qualitativa do tipo exploratória descritiva. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se entrevistas que foram aplicadas junto aos professores da Educação Infantil na escola da rede pública do município da cidade de Cabedelo-Pb/Brasil. Os dados recolhidos junto dos professores entrevistados foram evidentes, pois, eles afirmam que os jogos e as brincadeiras fazem parte do processo de formação do ser humano, e, portanto, não podem ser excluídos como instrumentos didáticos no campo escolar, principalmente no período da Educação Infantil. Enfatizou-se também a necessidade do professor ter competência para utilizar o jogo, onde o planejamento e a base teórica não podem faltar ao utilizar o lúdico como recurso do planeamento diário. Como gestor da escola pública, observei o relacionamento entre o brincar e o aprender, percebi que alguns professores desconheciam os principios básicos da Educação Infantil, explicitados no Referencial Curricular Nacional que são o Cuidar, o Educar e o Brincar. |
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O lúdico na educação infantil: um estudo das competências necessárias ao professor na contemporaneidadeMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INFANTILCOMPETÊNCIAS PROFISSIONAISATIVIDADES LÚDICASPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMBRASILEDUCATIONCHILD EDUCATIONPROFESSIONAL SKILLSRECREATIONAL ACTIVITIESTEACHING-LEARNING PROCESSBRAZILO presente trabalho pretente estudar a influência das atividades lúdicas na construção do desenvolvimento da criança. A partir do estudo do tema “O Lúdico na Educação Infantil: um estudo das competências necessárias ao professor na contemporaneidade”, se percebeu que embora as brincadeiras façam parte do cotidiano infantil, elas não fazem parte obrigatoriamente do cotidiano escolar. A escola destaca-se como espaço formal onde se deve aprender a ler e a escrever. Os jogos não fazem parte deste ambiente, com exceção de algumas atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Nessa perspectiva foi objetivo geral analisar o que pensam os professores sobre a importância que o lúdico desempenha na Educação Infantil e as competências que são necessárias ao professor para melhorar a forma como é utilizado no dia-a-dia da escola. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter qualitativa do tipo exploratória descritiva. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se entrevistas que foram aplicadas junto aos professores da Educação Infantil na escola da rede pública do município da cidade de Cabedelo-Pb/Brasil. Os dados recolhidos junto dos professores entrevistados foram evidentes, pois, eles afirmam que os jogos e as brincadeiras fazem parte do processo de formação do ser humano, e, portanto, não podem ser excluídos como instrumentos didáticos no campo escolar, principalmente no período da Educação Infantil. Enfatizou-se também a necessidade do professor ter competência para utilizar o jogo, onde o planejamento e a base teórica não podem faltar ao utilizar o lúdico como recurso do planeamento diário. Como gestor da escola pública, observei o relacionamento entre o brincar e o aprender, percebi que alguns professores desconheciam os principios básicos da Educação Infantil, explicitados no Referencial Curricular Nacional que são o Cuidar, o Educar e o Brincar.The present Dissertation intends to study the playing activities influence in the construction of child’s development. From the studies theme "The Playful in kindergarten: a study of the skills needed to master the contemporary" it was realized that, although the games are part of children's daily lives, they aren’t necessarily part of the school routine. The school stands out as an official space where you must learn how to read and write. The games are not part of this environment, except for some activities developed inside physical education classes. The main purpose for this studies was to analyze what the teachers thought about the importance of the recreative games in early childhood education, and what teaching skills were necessary for teachers to improve the way the recreative games are implemented in schools daily life. This field research has a qualitative nature of descriptive exploratory type, where were used interviews to early educational teachers from the public schools network in the municipality of the city of Cabedelo-Pb / Brazil, as research instruments. The data gathered from the teachers interviewed was quite clear. They claim that games and playtime are a part of the development of the human being and, therefore, they must be teaching tools that cannot be excluded from any schools educational context, especially during early school life. It was also highlighted the need to train teachers for them to be able to use recreation games, where the planning and theoretical basis cannot be lacking when applying them as a feature of daily formation. As public school manager I’ve watched the relationship between play and learning and realized that some teachers were unaware of the basic principles of early childhood education, as they are detailed in National Curriculum Reference: Care, Educate and Play.2016-04-12T15:27:11Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6918TID:201168502porMarcelino, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:19.363734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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