Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cátia Sofia Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4627
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 8 de maio de 2017, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_54d2b2f9e03d426e42783f1ce14e8fc7
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudávelActividade Física EscolarEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Prática PedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 8 de maio de 2017, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e visa refletir sobre o nosso percurso em contexto de estágio, realizado em duas escolas, com especial destaque para as intervenções e o tema pesquisado: (Re)Pensar a Atividade Física e outros Hábitos de Vida Saudável. A elaboração deste documento pressupõe: em primeiro lugar, uma pesquisa documental relativamente aos procedimentos essenciais da formação de educadores e professores, mas também relativamente à sua temática de aprofundamento. Seguindo-se de um relato de experiências vividas, no âmbito dos Estágios Pedagógicos realizados no Pré-Escolar e no 1.º CEB, no que concerne a atividades da prática pedagógica, em contexto de escola e de sala de aula. Para o reforço do estágio desenvolvemos um estudo empírico, que envolveu uma investigação qualitativa e quantitativa, realizando-se entrevistas às educadoras e professoras, inquéritos por questionário aos encarregados de educação/ pais e observações de crianças no recreio, com o objetivo de conhecer os hábitos de vida saudável de crianças das escolas dos estágios, no seio da família e da escola. Da recolha de opiniões, das educadoras e professoras, constataram-se algumas apreciações contraditórias relativamente às condições que a escola tem para a promoção de atividade física no recreio, quanto aos equipamentos e materiais. No entanto, para as entrevistadas ambas as escolas promovem atividades que potenciam a prática de atividade física, mas quanto às atividades que promovam uma alimentação saudável, as opiniões das docentes das duas escolas são contrárias. A partir da informação dada pelos familiares, verificamos que estes consideram promover a prática de atividade física e uma alimentação saudável aos seus educandos, apesar da maioria, atualmente, não ter uma vida ativa em termos de adesão a práticas. Assim sendo, podemos afirmar que este é um verdadeiro documento de análise e aprendizagem nos nossos estágios, pois enquanto futuros profissionais devemos, desde cedo, refletir as nossas práticas em contexto de escola e de sala de aula, de modo a garantir às crianças uma educação de qualidade e orientada para a valorização da sua saúde.RÉSUMÉ: Ce rapport de stage a été développé dans le cadre du Maîtrise en Enseignement Maternelle et Enseignement Elémentaire et a comme objectif réfléchir sur notre stage dans deux écoles, avec une attention particulière au thème: (Re)penser l'activité physique et d'autres habitudes de vie saine. La préparation de ce document suppose: d’abord, une recherche documentaire sur les procédures essentielles de la formation des enseignants, mais aussi en ce qui concerne le thème de l’approfondissement. Ce qui suit est un compte d'expériences dans le cadre de stages pédagogiques réalisés dans la maternelle et l´école élémentaire, sur les activités de pratique pédagogiques, dans le contexte de l'école et la salle de classe. En outre, pour enrichir notre stage, nous avons développé une étude empirique, qui a impliqué une recherche qualitative et quantitative. Nous avons réalisé des entrevues aux enseignantes, des enquêtes par questionnaire aux parents et aux tuteurs et observations des enfants au moment de la récréation, afin de connaître les habitudes de vie saine des enfants des écoles, au sein de la famille et l’école. D’après la collecte des informations des enseignantes, nous avons constaté quelques résultats contradictoires par rapport à la promotion de l'activité physique au moment de la récréation, surtout en ce qui concerne à l'équipement et au matériel. En fait, les deux écoles interviewées visent à promouvoir des activités physiques, cependant les activités qui favorisent une alimentation saine, les points de vue des enseignantes sont contradictoires. De l’information donnée para la famille, nous avons constaté aussi qu’elle considère avoir cette promotion de l’activité physique et une alimentation saine à leurs enfants, bien que la plupart ne dispose pas actuellement une vie saine en termes de respect des pratiques. Par conséquent, nous pouvons dire que ce document est une véritable analyse et apprentissage de notre stage car, comme futurs professionnels, nous devons, dès le début, refléter nos pratiques dans le contexte de l’école et l salle de classe, afin de garantir aux enfants une éducation de qualité orientée sur la valorisation de la santé.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresCardoso, Cátia Sofia Sá2018-03-28T15:36:12Z2017-05-082017-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4627201890844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:52Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:59.870483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
title Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
spellingShingle Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
Cardoso, Cátia Sofia Sá
Actividade Física Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
title_full Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
title_fullStr Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
title_full_unstemmed Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
title_sort Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
author Cardoso, Cátia Sofia Sá
author_facet Cardoso, Cátia Sofia Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Cátia Sofia Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Actividade Física Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Actividade Física Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 8 de maio de 2017, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-08
2017-05-08T00:00:00Z
2018-03-28T15:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4627
201890844
url http://hdl.handle.net/10400.3/4627
identifier_str_mv 201890844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130725561139200