Especificidades educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Tânia Sofia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1394
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e visa retratar, refletir e debater acerca de experiências vividas nos níveis educativos referidos. O primeiro estágio em Educação Pré-Escolar foi realizado com um grupo de três anos e o segundo com uma turma do 1º ano de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está baseado em material teórico, cientifico e na legislação portuguesa que regem a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, apoiando a fundamentação do mesmo, com uma narrativa critica e realista sobre os contextos em questão. Este expõe factos relevantes que a experiência de estágio em ambas as valências proporcionou, entre eles, dar voz ativa às crianças, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta / investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa e utilizar o jogo como meio de aprendizagem. Estes foram aspetos que se salientaram na prática pedagógica e que por sua vez, promoveram a aprendizagem das crianças / alunos. A par destas atividades, envolveu-se a comunidade e a família a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando, facilitando, assim, a sua inserção, adaptação e implicação no contexto educativo. Este relatório contempla um confronto teórico, as diversas fundamentações e perspetivas teóricas que permitiram o desenrolar da atividade educativa na sua vertente prática. São salientadas as metodologias de intervenção utilizadas e uma análise e comparação sobre ambos os contextos, terminando com uma reflexão acerca da construção da profissionalização.ABSTRACT This internship report was developed as part of the Masters in Preschool Education and basic education - Teaching on 1st cycle and aims to portray, reflect and discuss about experiences and issues that we lived. First stage in Preschool Education was conducted with a group of three years and the second with a class of 1st year of a school of the 1st cycle of basic education.) This report was made with theoricall, scientific and Portuguese legislation support,in this area (Preschool Education and basic education - Teaching on 1st cycle), supporting critical and realistic facts. This internship experience provides, in both valences, giving a voice to children, respect their rhythms, from their interests, plan, evaluate, act according to their needs, stimulate by actions learning, finding / research, provide moments of cooperative learning and use gaming as a means of learning. Those were aspects that stood out in pedagogical practice, developed the learning of children / students. In parallel with these activities, we engage the community and family so that they can monitor and assist the teaching learning process of the student, thus facilitating their integration, adaptation and involvement in the educational context. This report contains a theoretical study, the various foundations and theoretical perspectives that allowed the development of educational activity in present practice. The intervention methods used and an analysis and comparison on both contexts, ending with a reflection on the construction of professionalism are pointed.
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