A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15197 |
Resumo: | A presente dissertação aborda a importância dos benefícios da prática da expressão motora na educação pré-escolar, em geral e na educação para a cidadania, em particular. Através de entrevistas semi-estruturadas inquirimos vinte docentes (dez educadores e dez professores) com o objectivo de: i) analisar a importância que estes/as atribuem à expressão motora no desenvolvimento da criança, em geral, e no desenvolvimento de valores e atitudes edificadoras de uma educação para a cidadania e ii) compreender as práticas pedagógicas destes/as docentes consonantes com o desenvolvimento da cidadania e da equidade de género. A análise de conteúdo categoria I temática permitiu-nos concluir que os/as docentes consideram a expressão motora com um papel fundamental no desenvolvimento integral e harmonioso da criança e vastas potencialidades no desenvolvimento da educação para a cidadania. Os resultados indicam que os/as docentes têm noção dessa responsabilidade e que a sua prática suportada por uma planificação cuidada e reflectida beneficia esse desenvolvimento; ABSTRACT: This thesis addresses the importance and the benefits of the practice of physical education in pre-school education in general and citizenship education in particular. Through semi-structured interviews, there were inquired twenty teachers (10 infant teachers and 10 Physical education teachers) with the aim of: i) analyzing the importance of they attach to the physical education in child development, in general and in the development of citizenship attitudes in particular, and ii): understanding the pedagogical practices of these teachers in order to develop the citizenship and gender equality. The content analysis of thematic category allows us to conclude that teachers consider that the physical education play a key role in fu" and harmonious development of children and recognize their enormous potential to develop education for citizenship as well. The results indicate that the teachers are aware of this responsibility ant that their practice supported by a careful, thoughtful planning benefits this development. |
id |
RCAP_54d4bfd74b655d84490d11e54435adac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolarEducação pré-escolarExpressão motoraEducação para a cidadaniaValoresPre-school educationPhysical educationCitizenship educationValuesA presente dissertação aborda a importância dos benefícios da prática da expressão motora na educação pré-escolar, em geral e na educação para a cidadania, em particular. Através de entrevistas semi-estruturadas inquirimos vinte docentes (dez educadores e dez professores) com o objectivo de: i) analisar a importância que estes/as atribuem à expressão motora no desenvolvimento da criança, em geral, e no desenvolvimento de valores e atitudes edificadoras de uma educação para a cidadania e ii) compreender as práticas pedagógicas destes/as docentes consonantes com o desenvolvimento da cidadania e da equidade de género. A análise de conteúdo categoria I temática permitiu-nos concluir que os/as docentes consideram a expressão motora com um papel fundamental no desenvolvimento integral e harmonioso da criança e vastas potencialidades no desenvolvimento da educação para a cidadania. Os resultados indicam que os/as docentes têm noção dessa responsabilidade e que a sua prática suportada por uma planificação cuidada e reflectida beneficia esse desenvolvimento; ABSTRACT: This thesis addresses the importance and the benefits of the practice of physical education in pre-school education in general and citizenship education in particular. Through semi-structured interviews, there were inquired twenty teachers (10 infant teachers and 10 Physical education teachers) with the aim of: i) analyzing the importance of they attach to the physical education in child development, in general and in the development of citizenship attitudes in particular, and ii): understanding the pedagogical practices of these teachers in order to develop the citizenship and gender equality. The content analysis of thematic category allows us to conclude that teachers consider that the physical education play a key role in fu" and harmonious development of children and recognize their enormous potential to develop education for citizenship as well. The results indicate that the teachers are aware of this responsibility ant that their practice supported by a careful, thoughtful planning benefits this development.Universidade de Évora2015-09-01T09:49:47Z2015-09-012010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15197http://hdl.handle.net/10174/15197porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Alegria, Fernanda dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:41.249372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
title |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
spellingShingle |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar Alegria, Fernanda dos Santos Educação pré-escolar Expressão motora Educação para a cidadania Valores Pre-school education Physical education Citizenship education Values |
title_short |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
title_full |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
title_fullStr |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
title_sort |
A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
author |
Alegria, Fernanda dos Santos |
author_facet |
Alegria, Fernanda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alegria, Fernanda dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Expressão motora Educação para a cidadania Valores Pre-school education Physical education Citizenship education Values |
topic |
Educação pré-escolar Expressão motora Educação para a cidadania Valores Pre-school education Physical education Citizenship education Values |
description |
A presente dissertação aborda a importância dos benefícios da prática da expressão motora na educação pré-escolar, em geral e na educação para a cidadania, em particular. Através de entrevistas semi-estruturadas inquirimos vinte docentes (dez educadores e dez professores) com o objectivo de: i) analisar a importância que estes/as atribuem à expressão motora no desenvolvimento da criança, em geral, e no desenvolvimento de valores e atitudes edificadoras de uma educação para a cidadania e ii) compreender as práticas pedagógicas destes/as docentes consonantes com o desenvolvimento da cidadania e da equidade de género. A análise de conteúdo categoria I temática permitiu-nos concluir que os/as docentes consideram a expressão motora com um papel fundamental no desenvolvimento integral e harmonioso da criança e vastas potencialidades no desenvolvimento da educação para a cidadania. Os resultados indicam que os/as docentes têm noção dessa responsabilidade e que a sua prática suportada por uma planificação cuidada e reflectida beneficia esse desenvolvimento; ABSTRACT: This thesis addresses the importance and the benefits of the practice of physical education in pre-school education in general and citizenship education in particular. Through semi-structured interviews, there were inquired twenty teachers (10 infant teachers and 10 Physical education teachers) with the aim of: i) analyzing the importance of they attach to the physical education in child development, in general and in the development of citizenship attitudes in particular, and ii): understanding the pedagogical practices of these teachers in order to develop the citizenship and gender equality. The content analysis of thematic category allows us to conclude that teachers consider that the physical education play a key role in fu" and harmonious development of children and recognize their enormous potential to develop education for citizenship as well. The results indicate that the teachers are aware of this responsibility ant that their practice supported by a careful, thoughtful planning benefits this development. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:49:47Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15197 http://hdl.handle.net/10174/15197 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560975708160 |