A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegria, Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15197
Resumo: A presente dissertação aborda a importância dos benefícios da prática da expressão motora na educação pré-escolar, em geral e na educação para a cidadania, em particular. Através de entrevistas semi-estruturadas inquirimos vinte docentes (dez educadores e dez professores) com o objectivo de: i) analisar a importância que estes/as atribuem à expressão motora no desenvolvimento da criança, em geral, e no desenvolvimento de valores e atitudes edificadoras de uma educação para a cidadania e ii) compreender as práticas pedagógicas destes/as docentes consonantes com o desenvolvimento da cidadania e da equidade de género. A análise de conteúdo categoria I temática permitiu-nos concluir que os/as docentes consideram a expressão motora com um papel fundamental no desenvolvimento integral e harmonioso da criança e vastas potencialidades no desenvolvimento da educação para a cidadania. Os resultados indicam que os/as docentes têm noção dessa responsabilidade e que a sua prática suportada por uma planificação cuidada e reflectida beneficia esse desenvolvimento; ABSTRACT: This thesis addresses the importance and the benefits of the practice of physical education in pre-school education in general and citizenship education in particular. Through semi-structured interviews, there were inquired twenty teachers (10 infant teachers and 10 Physical education teachers) with the aim of: i) analyzing the importance of they attach to the physical education in child development, in general and in the development of citizenship attitudes in particular, and ii): understanding the pedagogical practices of these teachers in order to develop the citizenship and gender equality. The content analysis of thematic category allows us to conclude that teachers consider that the physical education play a key role in fu" and harmonious development of children and recognize their enormous potential to develop education for citizenship as well. The results indicate that the teachers are aware of this responsibility ant that their practice supported by a careful, thoughtful planning benefits this development.
id RCAP_54d4bfd74b655d84490d11e54435adac
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolarEducação pré-escolarExpressão motoraEducação para a cidadaniaValoresPre-school educationPhysical educationCitizenship educationValuesA presente dissertação aborda a importância dos benefícios da prática da expressão motora na educação pré-escolar, em geral e na educação para a cidadania, em particular. Através de entrevistas semi-estruturadas inquirimos vinte docentes (dez educadores e dez professores) com o objectivo de: i) analisar a importância que estes/as atribuem à expressão motora no desenvolvimento da criança, em geral, e no desenvolvimento de valores e atitudes edificadoras de uma educação para a cidadania e ii) compreender as práticas pedagógicas destes/as docentes consonantes com o desenvolvimento da cidadania e da equidade de género. A análise de conteúdo categoria I temática permitiu-nos concluir que os/as docentes consideram a expressão motora com um papel fundamental no desenvolvimento integral e harmonioso da criança e vastas potencialidades no desenvolvimento da educação para a cidadania. Os resultados indicam que os/as docentes têm noção dessa responsabilidade e que a sua prática suportada por uma planificação cuidada e reflectida beneficia esse desenvolvimento; ABSTRACT: This thesis addresses the importance and the benefits of the practice of physical education in pre-school education in general and citizenship education in particular. Through semi-structured interviews, there were inquired twenty teachers (10 infant teachers and 10 Physical education teachers) with the aim of: i) analyzing the importance of they attach to the physical education in child development, in general and in the development of citizenship attitudes in particular, and ii): understanding the pedagogical practices of these teachers in order to develop the citizenship and gender equality. The content analysis of thematic category allows us to conclude that teachers consider that the physical education play a key role in fu" and harmonious development of children and recognize their enormous potential to develop education for citizenship as well. The results indicate that the teachers are aware of this responsibility ant that their practice supported by a careful, thoughtful planning benefits this development.Universidade de Évora2015-09-01T09:49:47Z2015-09-012010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15197http://hdl.handle.net/10174/15197porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Alegria, Fernanda dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:41.249372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
title A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
spellingShingle A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
Alegria, Fernanda dos Santos
Educação pré-escolar
Expressão motora
Educação para a cidadania
Valores
Pre-school education
Physical education
Citizenship education
Values
title_short A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
title_full A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
title_fullStr A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
title_full_unstemmed A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
title_sort A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar
author Alegria, Fernanda dos Santos
author_facet Alegria, Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegria, Fernanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Expressão motora
Educação para a cidadania
Valores
Pre-school education
Physical education
Citizenship education
Values
topic Educação pré-escolar
Expressão motora
Educação para a cidadania
Valores
Pre-school education
Physical education
Citizenship education
Values
description A presente dissertação aborda a importância dos benefícios da prática da expressão motora na educação pré-escolar, em geral e na educação para a cidadania, em particular. Através de entrevistas semi-estruturadas inquirimos vinte docentes (dez educadores e dez professores) com o objectivo de: i) analisar a importância que estes/as atribuem à expressão motora no desenvolvimento da criança, em geral, e no desenvolvimento de valores e atitudes edificadoras de uma educação para a cidadania e ii) compreender as práticas pedagógicas destes/as docentes consonantes com o desenvolvimento da cidadania e da equidade de género. A análise de conteúdo categoria I temática permitiu-nos concluir que os/as docentes consideram a expressão motora com um papel fundamental no desenvolvimento integral e harmonioso da criança e vastas potencialidades no desenvolvimento da educação para a cidadania. Os resultados indicam que os/as docentes têm noção dessa responsabilidade e que a sua prática suportada por uma planificação cuidada e reflectida beneficia esse desenvolvimento; ABSTRACT: This thesis addresses the importance and the benefits of the practice of physical education in pre-school education in general and citizenship education in particular. Through semi-structured interviews, there were inquired twenty teachers (10 infant teachers and 10 Physical education teachers) with the aim of: i) analyzing the importance of they attach to the physical education in child development, in general and in the development of citizenship attitudes in particular, and ii): understanding the pedagogical practices of these teachers in order to develop the citizenship and gender equality. The content analysis of thematic category allows us to conclude that teachers consider that the physical education play a key role in fu" and harmonious development of children and recognize their enormous potential to develop education for citizenship as well. The results indicate that the teachers are aware of this responsibility ant that their practice supported by a careful, thoughtful planning benefits this development.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:49:47Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15197
http://hdl.handle.net/10174/15197
url http://hdl.handle.net/10174/15197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560975708160