Abordagens interdisciplinares no ensino da expressão plástica no 1º ciclo de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Susete Liliana Reis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1526
Resumo: A finalidade desta investigação consistiu em investigar as práticas de professores generalistas no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a forma como estes desenvolvem a Expressão Plástica e a nterdisciplinaridade, especificamente no Centro Escolar de Entre-Ambos-os-Rios, Ponte da Barca, norte de Portugal. Este estudo envolveu trinta alunos de duas turmas de 3º e 4º anos de escolaridade e duas professoras titulares, tendo-se iniciado com a revisão de literatura sobre o papel da Educação Artística e da interdisciplinaridade nas abordagens de arte integradas no 1º CEB e a formação profissional com particular referência ao contexto português. A investigação qualitativa, caracterizou-se por uma abordagem metodológica de carácter misto e natureza interpretativa: Estudo de Caso, uso de observação não-participante de seis aulas, conversas informais com as professoras e questionários aos alunos. Os dados recolhidos no trabalho de campo, foram analisados e avaliados e permitiram verificar a forma como a Expressão Plástica tem vindo a ser abordada neste contexto, assim como as abordagens interdisciplinares, nem sempre concretizadas da forma mais adequada. Os resultados desta análise mostraram que as crianças demonstraram grande entusiasmo e motivação relativamente às actividades da Expressão Plástica. Também foi demonstrado que as duas professoras reconheceram o valor da Expressão Plástica e da Interdisciplinaridade neste grau de ensino, evocando as suas lacunas ao nível do desenvolvimento curricular, e que ambas foram unânimes em reconhecer a necessidade da sua escola promover formação nesta área o que lhes daria a oportunidade de se enriquecerem profissionalmente e a nível pessoal. O estudo concluiu que essa formação de professores é crucial para a qualidade do desenvolvimento artístico das crianças, que as artes facilitam a promoção da interdisciplinaridade e recomenda mais investigação usando um método de investigação-acção que permita testar novas ideias através de práticas artísticas com a finalidade de responder às necessidades das crianças.
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