As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Catarina Silva Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875
Resumo: Este relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança.
id RCAP_54fe6a63d28c03c09f57d635f741e331
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuaisEducação pré-escolarDesenvolvimento da linguagem oral da criançaEste relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança.2020-06-04T07:52:44Z2020-05-19T00:00:00Z2020-05-192020-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2875TID:202484076porMorais, Catarina Silva Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:19Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:35.948986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
title As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
spellingShingle As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
Morais, Catarina Silva Carvalho
Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem oral da criança
title_short As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
title_full As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
title_fullStr As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
title_full_unstemmed As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
title_sort As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
author Morais, Catarina Silva Carvalho
author_facet Morais, Catarina Silva Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Catarina Silva Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem oral da criança
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem oral da criança
description Este relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04T07:52:44Z
2020-05-19T00:00:00Z
2020-05-19
2020-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875
TID:202484076
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2875
identifier_str_mv TID:202484076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131631991128064