A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8547 |
Resumo: | Passo a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional. |
id |
RCAP_7435de019cc15f30852dcb40b3b4a71f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8547 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agirprática educativa supervisionadaCrescimento profissionalColaboraçãoreflexãoSupervised Educational PracticeProfessional growthCollaborationReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPasso a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional.This path was followed progressively and brought a personal improvement and the acquisition of knowledge and professional tools on teaching practice. The challenge of it is profoundly connected not only to the will and the gratification on teaching but also of making ourselves available to the others. So, this intership report’s main goal, carried out in the subject of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report in the Masters Degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, is to reveal the educational techniques and the theoretical components developed during the Supervised Educational Practice. The academic endeavor was only possible due to the experiences and the methodological and the professional skills learned with the pedagogic pair, the cooperative advisors and the institutional supervisors throughout a series of constructive discussions that stood out the demands on the data gathering and on the full domain of the contents approached. This report was conceived as a personal document which represents the building of a professional identity and portraits professional growth.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, CristinaRibeiro, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFérias, Ana Rita Moutinho2016-10-11T10:37:46Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8547TID:201273357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:21.788586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir |
title |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir |
spellingShingle |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir Férias, Ana Rita Moutinho prática educativa supervisionada Crescimento profissional Colaboração reflexão Supervised Educational Practice Professional growth Collaboration Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir |
title_full |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir |
title_fullStr |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir |
title_full_unstemmed |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir |
title_sort |
A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir |
author |
Férias, Ana Rita Moutinho |
author_facet |
Férias, Ana Rita Moutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Cristina Ribeiro, Carla Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Férias, Ana Rita Moutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática educativa supervisionada Crescimento profissional Colaboração reflexão Supervised Educational Practice Professional growth Collaboration Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
prática educativa supervisionada Crescimento profissional Colaboração reflexão Supervised Educational Practice Professional growth Collaboration Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Passo a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-11T10:37:46Z 2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8547 TID:201273357 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8547 |
identifier_str_mv |
TID:201273357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131389910581248 |