A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Férias, Ana Rita Moutinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8547
Resumo: Passo a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional.
id RCAP_7435de019cc15f30852dcb40b3b4a71f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agirprática educativa supervisionadaCrescimento profissionalColaboraçãoreflexãoSupervised Educational PracticeProfessional growthCollaborationReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPasso a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional.This path was followed progressively and brought a personal improvement and the acquisition of knowledge and professional tools on teaching practice. The challenge of it is profoundly connected not only to the will and the gratification on teaching but also of making ourselves available to the others. So, this intership report’s main goal, carried out in the subject of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report in the Masters Degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, is to reveal the educational techniques and the theoretical components developed during the Supervised Educational Practice. The academic endeavor was only possible due to the experiences and the methodological and the professional skills learned with the pedagogic pair, the cooperative advisors and the institutional supervisors throughout a series of constructive discussions that stood out the demands on the data gathering and on the full domain of the contents approached. This report was conceived as a personal document which represents the building of a professional identity and portraits professional growth.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, CristinaRibeiro, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFérias, Ana Rita Moutinho2016-10-11T10:37:46Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8547TID:201273357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:21.788586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
title A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
spellingShingle A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
Férias, Ana Rita Moutinho
prática educativa supervisionada
Crescimento profissional
Colaboração
reflexão
Supervised Educational Practice
Professional growth
Collaboration
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
title_full A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
title_fullStr A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
title_full_unstemmed A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
title_sort A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir
author Férias, Ana Rita Moutinho
author_facet Férias, Ana Rita Moutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Cristina
Ribeiro, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Férias, Ana Rita Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv prática educativa supervisionada
Crescimento profissional
Colaboração
reflexão
Supervised Educational Practice
Professional growth
Collaboration
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic prática educativa supervisionada
Crescimento profissional
Colaboração
reflexão
Supervised Educational Practice
Professional growth
Collaboration
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Passo a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-11T10:37:46Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8547
TID:201273357
url http://hdl.handle.net/10400.22/8547
identifier_str_mv TID:201273357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389910581248