Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8756 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida. |
id |
RCAP_6de7718fbc261e29c637c6b9d908a8a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8756 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaSer professor: ontem, hoje e amanhãPrática educativa supervisionadaReflexãoInvestigação-açãoCrescimento profissional e pessoalSupervised educational practiceReflectionAction-researchProfessional and personal growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida.This internship report comes as part of the Curricular Unity of Curricular Integration: Educative Practice and Report of Traineeship and represents the culmination of a long journey of training, that begun with a degree in Elementary Education and ends now with the completion of this Master’s degree in Teaching of the 1st and 2nd cycles of basic education. The pages of this report reflect the formative process developed over the last year of the course, intersecting both practice and theory of a reflected, questioning and intentionally towards demanding, harmonious and comprehensive educational practice. Always anchored in a research perspective, this route took place in stages that allowed the recreation practices and promoted personal and professional growth of future teacher. Was attributed, in this process, a special meaning to the relationship with the pedagogical pair which was, at all times, a key support for the development, realization and reflection of educational practice. This internship report then sets up a moment of self-awareness and reflection regarding the construction of the professional identity of the graduate student and a fundamental mark on her life path process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerraz, Ana Sofia de Araújo2016-12-12T14:33:55Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8756TID:201385082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.451211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada Ser professor: ontem, hoje e amanhã |
title |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada Ferraz, Ana Sofia de Araújo Prática educativa supervisionada Reflexão Investigação-ação Crescimento profissional e pessoal Supervised educational practice Reflection Action-research Professional and personal growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_full |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_sort |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
author |
Ferraz, Ana Sofia de Araújo |
author_facet |
Ferraz, Ana Sofia de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Ana Sofia de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Reflexão Investigação-ação Crescimento profissional e pessoal Supervised educational practice Reflection Action-research Professional and personal growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Reflexão Investigação-ação Crescimento profissional e pessoal Supervised educational practice Reflection Action-research Professional and personal growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-12T14:33:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8756 TID:201385082 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8756 |
identifier_str_mv |
TID:201385082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391712034816 |