Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Ana Sofia de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8756
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida.
id RCAP_6de7718fbc261e29c637c6b9d908a8a4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaSer professor: ontem, hoje e amanhãPrática educativa supervisionadaReflexãoInvestigação-açãoCrescimento profissional e pessoalSupervised educational practiceReflectionAction-researchProfessional and personal growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida.This internship report comes as part of the Curricular Unity of Curricular Integration: Educative Practice and Report of Traineeship and represents the culmination of a long journey of training, that begun with a degree in Elementary Education and ends now with the completion of this Master’s degree in Teaching of the 1st and 2nd cycles of basic education. The pages of this report reflect the formative process developed over the last year of the course, intersecting both practice and theory of a reflected, questioning and intentionally towards demanding, harmonious and comprehensive educational practice. Always anchored in a research perspective, this route took place in stages that allowed the recreation practices and promoted personal and professional growth of future teacher. Was attributed, in this process, a special meaning to the relationship with the pedagogical pair which was, at all times, a key support for the development, realization and reflection of educational practice. This internship report then sets up a moment of self-awareness and reflection regarding the construction of the professional identity of the graduate student and a fundamental mark on her life path process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerraz, Ana Sofia de Araújo2016-12-12T14:33:55Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8756TID:201385082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.451211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Ser professor: ontem, hoje e amanhã
title Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
spellingShingle Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Ferraz, Ana Sofia de Araújo
Prática educativa supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Crescimento profissional e pessoal
Supervised educational practice
Reflection
Action-research
Professional and personal growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_fullStr Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_sort Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
author Ferraz, Ana Sofia de Araújo
author_facet Ferraz, Ana Sofia de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Ana Sofia de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Crescimento profissional e pessoal
Supervised educational practice
Reflection
Action-research
Professional and personal growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Crescimento profissional e pessoal
Supervised educational practice
Reflection
Action-research
Professional and personal growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-12T14:33:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8756
TID:201385082
url http://hdl.handle.net/10400.22/8756
identifier_str_mv TID:201385082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391712034816