A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Inês Sofia Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36171
Resumo: O presente estudo surge da vontade de recorrer a um recurso tão rico como a canção, aliando-a à abordagem plural de sensibilização à diversidade linguístico-cultural. De acordo com as orientações de política linguística educativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, as escolas devem promover abordagens plurais de modo a preparar as crianças para viverem em sociedades multiculturais. O objetivo principal deste estudo passa, então, por compreender de que forma a canção pode concorrer para a sensibilização à diversidade linguístico-cultural em aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi concebido e implementado um projeto de intervenção didática, intitulado A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, utilizando estratégias e atividades pedagógico-didáticas com recurso a canções em inglês, italiano e alemão. O projeto, constituído por quatro sessões, foi implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade, formada por 21 alunos, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino de Inglês. Seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa com traços de investigação-ação e os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos: observação direta de aulas, fichas de trabalho e inquéritos por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades pedagógico-didáticas implementadas contribuíram para sensibilizar as crianças à diversidade linguística-cultural, nomeadamente através do desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e capacidades: ao nível das atitudes, demonstraram abertura e curiosidade face a novas línguas e culturas e desejo de aprender novas línguas; expandiram conhecimentos no que diz respeito a línguas, países, culturas e léxico; e demonstraram capacidades de comparação entre as línguas inglesa, italiana, alemã e portuguesa.
id RCAP_552e2a1c7d66f5bb9dbe6fba9817c1ac
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEBCançãoSensibilização à diversidade linguístico-culturalEnsino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEBO presente estudo surge da vontade de recorrer a um recurso tão rico como a canção, aliando-a à abordagem plural de sensibilização à diversidade linguístico-cultural. De acordo com as orientações de política linguística educativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, as escolas devem promover abordagens plurais de modo a preparar as crianças para viverem em sociedades multiculturais. O objetivo principal deste estudo passa, então, por compreender de que forma a canção pode concorrer para a sensibilização à diversidade linguístico-cultural em aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi concebido e implementado um projeto de intervenção didática, intitulado A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, utilizando estratégias e atividades pedagógico-didáticas com recurso a canções em inglês, italiano e alemão. O projeto, constituído por quatro sessões, foi implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade, formada por 21 alunos, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino de Inglês. Seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa com traços de investigação-ação e os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos: observação direta de aulas, fichas de trabalho e inquéritos por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades pedagógico-didáticas implementadas contribuíram para sensibilizar as crianças à diversidade linguística-cultural, nomeadamente através do desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e capacidades: ao nível das atitudes, demonstraram abertura e curiosidade face a novas línguas e culturas e desejo de aprender novas línguas; expandiram conhecimentos no que diz respeito a línguas, países, culturas e léxico; e demonstraram capacidades de comparação entre as línguas inglesa, italiana, alemã e portuguesa.The current study emerges from the will to use such a rich resource as songs, using them to raise linguistic and cultural awareness in order to respond to the new demands of education in Europe and in the world. According to the European Commission and the Council of Europe and its educational language policy guidelines, schools must promote plural approaches to prepare children to live in a multicultural society. The main objective of this study is to understand how songs can contribute to raise awareness to linguistic and cultural diversity in English classes, in the first years of schooling. To achieve this purpose, it was conceived and developed a project with didactic intervention, entitled, A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, through strategies and pedagogical-didactic activities using songs in English, Italian and German. The project, with four sessions, was implemented in a 3rd grade class of 21 students, within the scope of the Curricular Unit of Practice in Teaching English. Following a qualitative methodology with traces of action-research, and data was collected through different instruments: direct observation of classes, worksheets, and questionnaire surveys. Data analysis allowed us to conclude that pedagogical-didactic activities implemented contributed to raise children's awareness of linguistic-cultural diversity, namely through the development of attitudes, knowledge and skills: in terms of attitudes, they showed openness and curiosity towards new languages and cultures and desire to learn new languages; expanded knowledge regarding languages, countries, cultures and lexicon; and demonstrated abilities to compare English, Italian, German and Portuguese languages.2023-02-01T09:04:28Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36171porFrancisco, Inês Sofia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:43Zoai:ria.ua.pt:10773/36171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.900385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
title A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
spellingShingle A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
Francisco, Inês Sofia Lopes
Canção
Sensibilização à diversidade linguístico-cultural
Ensino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEB
title_short A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
title_full A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
title_fullStr A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
title_full_unstemmed A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
title_sort A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
author Francisco, Inês Sofia Lopes
author_facet Francisco, Inês Sofia Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Inês Sofia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Canção
Sensibilização à diversidade linguístico-cultural
Ensino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEB
topic Canção
Sensibilização à diversidade linguístico-cultural
Ensino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEB
description O presente estudo surge da vontade de recorrer a um recurso tão rico como a canção, aliando-a à abordagem plural de sensibilização à diversidade linguístico-cultural. De acordo com as orientações de política linguística educativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, as escolas devem promover abordagens plurais de modo a preparar as crianças para viverem em sociedades multiculturais. O objetivo principal deste estudo passa, então, por compreender de que forma a canção pode concorrer para a sensibilização à diversidade linguístico-cultural em aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi concebido e implementado um projeto de intervenção didática, intitulado A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, utilizando estratégias e atividades pedagógico-didáticas com recurso a canções em inglês, italiano e alemão. O projeto, constituído por quatro sessões, foi implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade, formada por 21 alunos, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino de Inglês. Seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa com traços de investigação-ação e os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos: observação direta de aulas, fichas de trabalho e inquéritos por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades pedagógico-didáticas implementadas contribuíram para sensibilizar as crianças à diversidade linguística-cultural, nomeadamente através do desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e capacidades: ao nível das atitudes, demonstraram abertura e curiosidade face a novas línguas e culturas e desejo de aprender novas línguas; expandiram conhecimentos no que diz respeito a línguas, países, culturas e léxico; e demonstraram capacidades de comparação entre as línguas inglesa, italiana, alemã e portuguesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T00:00:00Z
2022-12-15
2023-02-01T09:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36171
url http://hdl.handle.net/10773/36171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137725750706176