A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36171 |
Resumo: | O presente estudo surge da vontade de recorrer a um recurso tão rico como a canção, aliando-a à abordagem plural de sensibilização à diversidade linguístico-cultural. De acordo com as orientações de política linguística educativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, as escolas devem promover abordagens plurais de modo a preparar as crianças para viverem em sociedades multiculturais. O objetivo principal deste estudo passa, então, por compreender de que forma a canção pode concorrer para a sensibilização à diversidade linguístico-cultural em aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi concebido e implementado um projeto de intervenção didática, intitulado A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, utilizando estratégias e atividades pedagógico-didáticas com recurso a canções em inglês, italiano e alemão. O projeto, constituído por quatro sessões, foi implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade, formada por 21 alunos, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino de Inglês. Seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa com traços de investigação-ação e os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos: observação direta de aulas, fichas de trabalho e inquéritos por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades pedagógico-didáticas implementadas contribuíram para sensibilizar as crianças à diversidade linguística-cultural, nomeadamente através do desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e capacidades: ao nível das atitudes, demonstraram abertura e curiosidade face a novas línguas e culturas e desejo de aprender novas línguas; expandiram conhecimentos no que diz respeito a línguas, países, culturas e léxico; e demonstraram capacidades de comparação entre as línguas inglesa, italiana, alemã e portuguesa. |
id |
RCAP_552e2a1c7d66f5bb9dbe6fba9817c1ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEBCançãoSensibilização à diversidade linguístico-culturalEnsino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEBO presente estudo surge da vontade de recorrer a um recurso tão rico como a canção, aliando-a à abordagem plural de sensibilização à diversidade linguístico-cultural. De acordo com as orientações de política linguística educativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, as escolas devem promover abordagens plurais de modo a preparar as crianças para viverem em sociedades multiculturais. O objetivo principal deste estudo passa, então, por compreender de que forma a canção pode concorrer para a sensibilização à diversidade linguístico-cultural em aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi concebido e implementado um projeto de intervenção didática, intitulado A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, utilizando estratégias e atividades pedagógico-didáticas com recurso a canções em inglês, italiano e alemão. O projeto, constituído por quatro sessões, foi implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade, formada por 21 alunos, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino de Inglês. Seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa com traços de investigação-ação e os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos: observação direta de aulas, fichas de trabalho e inquéritos por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades pedagógico-didáticas implementadas contribuíram para sensibilizar as crianças à diversidade linguística-cultural, nomeadamente através do desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e capacidades: ao nível das atitudes, demonstraram abertura e curiosidade face a novas línguas e culturas e desejo de aprender novas línguas; expandiram conhecimentos no que diz respeito a línguas, países, culturas e léxico; e demonstraram capacidades de comparação entre as línguas inglesa, italiana, alemã e portuguesa.The current study emerges from the will to use such a rich resource as songs, using them to raise linguistic and cultural awareness in order to respond to the new demands of education in Europe and in the world. According to the European Commission and the Council of Europe and its educational language policy guidelines, schools must promote plural approaches to prepare children to live in a multicultural society. The main objective of this study is to understand how songs can contribute to raise awareness to linguistic and cultural diversity in English classes, in the first years of schooling. To achieve this purpose, it was conceived and developed a project with didactic intervention, entitled, A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, through strategies and pedagogical-didactic activities using songs in English, Italian and German. The project, with four sessions, was implemented in a 3rd grade class of 21 students, within the scope of the Curricular Unit of Practice in Teaching English. Following a qualitative methodology with traces of action-research, and data was collected through different instruments: direct observation of classes, worksheets, and questionnaire surveys. Data analysis allowed us to conclude that pedagogical-didactic activities implemented contributed to raise children's awareness of linguistic-cultural diversity, namely through the development of attitudes, knowledge and skills: in terms of attitudes, they showed openness and curiosity towards new languages and cultures and desire to learn new languages; expanded knowledge regarding languages, countries, cultures and lexicon; and demonstrated abilities to compare English, Italian, German and Portuguese languages.2023-02-01T09:04:28Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36171porFrancisco, Inês Sofia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:43Zoai:ria.ua.pt:10773/36171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.900385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB |
title |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB |
spellingShingle |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB Francisco, Inês Sofia Lopes Canção Sensibilização à diversidade linguístico-cultural Ensino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEB |
title_short |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB |
title_full |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB |
title_fullStr |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB |
title_sort |
A canção na sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês no 1º CEB |
author |
Francisco, Inês Sofia Lopes |
author_facet |
Francisco, Inês Sofia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Inês Sofia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção Sensibilização à diversidade linguístico-cultural Ensino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEB |
topic |
Canção Sensibilização à diversidade linguístico-cultural Ensino-aprendizagem de Inglês no 1.º CEB |
description |
O presente estudo surge da vontade de recorrer a um recurso tão rico como a canção, aliando-a à abordagem plural de sensibilização à diversidade linguístico-cultural. De acordo com as orientações de política linguística educativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, as escolas devem promover abordagens plurais de modo a preparar as crianças para viverem em sociedades multiculturais. O objetivo principal deste estudo passa, então, por compreender de que forma a canção pode concorrer para a sensibilização à diversidade linguístico-cultural em aula de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi concebido e implementado um projeto de intervenção didática, intitulado A sensibilização à diversidade linguístico-cultural na aula de inglês do 1.º CEB recorrendo à canção, utilizando estratégias e atividades pedagógico-didáticas com recurso a canções em inglês, italiano e alemão. O projeto, constituído por quatro sessões, foi implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade, formada por 21 alunos, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino de Inglês. Seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa com traços de investigação-ação e os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos: observação direta de aulas, fichas de trabalho e inquéritos por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades pedagógico-didáticas implementadas contribuíram para sensibilizar as crianças à diversidade linguística-cultural, nomeadamente através do desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e capacidades: ao nível das atitudes, demonstraram abertura e curiosidade face a novas línguas e culturas e desejo de aprender novas línguas; expandiram conhecimentos no que diz respeito a línguas, países, culturas e léxico; e demonstraram capacidades de comparação entre as línguas inglesa, italiana, alemã e portuguesa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15T00:00:00Z 2022-12-15 2023-02-01T09:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36171 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137725750706176 |