A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31733 |
Resumo: | A globalização trouxe-nos mudanças constantes que acarretam múltiplos desafios. É no desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre essas mudanças, desde tenra idade, que ambicionamos obter respostas que nos conduzam à melhor forma de assegurar um mundo mais justo, pacífico tolerante e sustentável. Assim, utilizando a língua inglesa como “ponte”, pretendemos trabalhar as paisagens linguísticas rumo à sensibilização para a diversidade linguística e cultural, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de cidadania e de respeito pelo Outro, valorizando as línguas e as culturas da comunidade local, explorando a sua relação com o global. Neste sentido, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática que teve a duração de quatro sessões, numa escola do distrito de Aveiro, com um grupo de crianças do 1º CEB, mais concretamente do 4.º ano de escolaridade. No estudo realizado, ancorado no paradigma qualitativo de tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de inquéritos por questionário, observações diretas, videogravações, produções dos alunos e entrevistas realizadas a algumas crianças da turma. A análise dos dados demonstrou o contributo da exploração das paisagens linguísticas na sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, bem como na mobilização de capacidades de reflexão e de espírito crítico relativamente às línguas e culturas locais na sua relação com o global. O estudo revelou que é possível utilizar a língua inglesa como uma forma de estabelecer diálogo, de aproximar línguas e culturas no seio da comunidade e, ainda, o quanto é essencial uma abordagem educativa, desde os primeiros anos de escolaridade, que incentive o desenvolvimento da competência plurilingue que promova e valorize o respeito pelo Outro, pela sua cultura e pela sua língua. |
id |
RCAP_0f179b0cd051b8936a7248b87671ac80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEBPaisagem linguísticaDiversidade linguística e culturalAula de inglês no 1.º CEBRecurso pedagógicoA globalização trouxe-nos mudanças constantes que acarretam múltiplos desafios. É no desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre essas mudanças, desde tenra idade, que ambicionamos obter respostas que nos conduzam à melhor forma de assegurar um mundo mais justo, pacífico tolerante e sustentável. Assim, utilizando a língua inglesa como “ponte”, pretendemos trabalhar as paisagens linguísticas rumo à sensibilização para a diversidade linguística e cultural, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de cidadania e de respeito pelo Outro, valorizando as línguas e as culturas da comunidade local, explorando a sua relação com o global. Neste sentido, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática que teve a duração de quatro sessões, numa escola do distrito de Aveiro, com um grupo de crianças do 1º CEB, mais concretamente do 4.º ano de escolaridade. No estudo realizado, ancorado no paradigma qualitativo de tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de inquéritos por questionário, observações diretas, videogravações, produções dos alunos e entrevistas realizadas a algumas crianças da turma. A análise dos dados demonstrou o contributo da exploração das paisagens linguísticas na sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, bem como na mobilização de capacidades de reflexão e de espírito crítico relativamente às línguas e culturas locais na sua relação com o global. O estudo revelou que é possível utilizar a língua inglesa como uma forma de estabelecer diálogo, de aproximar línguas e culturas no seio da comunidade e, ainda, o quanto é essencial uma abordagem educativa, desde os primeiros anos de escolaridade, que incentive o desenvolvimento da competência plurilingue que promova e valorize o respeito pelo Outro, pela sua cultura e pela sua língua.Globalization has brought constant changes that present us with multiple challenges. It is in the development of the competence to think critically about these changes, from an early age, that we seek answers that will lead us to the best way to ensure a more just, peaceful, tolerant, and sustainable world. Thus, using the English as a "bridge", we intend to work the linguistic landscapes towards the awareness of linguistic and cultural diversity, to promote the development of citizenship skills and respect for the Other, valuing languages and cultures of the local community and exploring its relationship with the global. In this sense, we conceived and implemented a didactic intervention project, which lasted four sessions and took place in a school in the district of Aveiro with children from the 4th year of schooling. The study anchored in the qualitative action-research paradigm, in which data were gathered through questionnaire surveys, direct observations, video recordings, student productions and interviews with some of the students. The content analyses of the data demonstrated the contribution of exploring linguistic landscapes in increasing students' awareness of linguistic and cultural diversity, as well as in mobilizing critical thinking skills and reflection on the languages and cultures present in the community. The study revealed that it is possible to use English language to establish dialogue, to bring languages and cultures closer within the community, and how essential an educational approach is, that encourages the development of plurilingual competence that promotes and values respect for the Other, for their culture and for their language, from the early years of schooling.2021-07-30T09:29:37Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31733porAbreu, Cristina Manuela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:18Zoai:ria.ua.pt:10773/31733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:34.441730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB |
title |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB |
spellingShingle |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB Abreu, Cristina Manuela Alves Paisagem linguística Diversidade linguística e cultural Aula de inglês no 1.º CEB Recurso pedagógico |
title_short |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB |
title_full |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB |
title_fullStr |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB |
title_sort |
A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB |
author |
Abreu, Cristina Manuela Alves |
author_facet |
Abreu, Cristina Manuela Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Cristina Manuela Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem linguística Diversidade linguística e cultural Aula de inglês no 1.º CEB Recurso pedagógico |
topic |
Paisagem linguística Diversidade linguística e cultural Aula de inglês no 1.º CEB Recurso pedagógico |
description |
A globalização trouxe-nos mudanças constantes que acarretam múltiplos desafios. É no desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre essas mudanças, desde tenra idade, que ambicionamos obter respostas que nos conduzam à melhor forma de assegurar um mundo mais justo, pacífico tolerante e sustentável. Assim, utilizando a língua inglesa como “ponte”, pretendemos trabalhar as paisagens linguísticas rumo à sensibilização para a diversidade linguística e cultural, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de cidadania e de respeito pelo Outro, valorizando as línguas e as culturas da comunidade local, explorando a sua relação com o global. Neste sentido, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática que teve a duração de quatro sessões, numa escola do distrito de Aveiro, com um grupo de crianças do 1º CEB, mais concretamente do 4.º ano de escolaridade. No estudo realizado, ancorado no paradigma qualitativo de tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de inquéritos por questionário, observações diretas, videogravações, produções dos alunos e entrevistas realizadas a algumas crianças da turma. A análise dos dados demonstrou o contributo da exploração das paisagens linguísticas na sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, bem como na mobilização de capacidades de reflexão e de espírito crítico relativamente às línguas e culturas locais na sua relação com o global. O estudo revelou que é possível utilizar a língua inglesa como uma forma de estabelecer diálogo, de aproximar línguas e culturas no seio da comunidade e, ainda, o quanto é essencial uma abordagem educativa, desde os primeiros anos de escolaridade, que incentive o desenvolvimento da competência plurilingue que promova e valorize o respeito pelo Outro, pela sua cultura e pela sua língua. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30T09:29:37Z 2021-07-21T00:00:00Z 2021-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31733 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137690891845632 |