Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adorinda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76
Resumo: A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. Palavras-chave: Formação de educadores e professores; educação básica; formação em ciências.
id RCAP_5545681a52f048ae5103dae3e26b13a5
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/76
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de BragançaA formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. Palavras-chave: Formação de educadores e professores; educação básica; formação em ciências.Instituto Politécnico de Bragança2017-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76/76Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, AdorindaRodrigues, Maria José2023-02-18T06:01:32Zoai:eduser.ipb.pt:article/76Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.728069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
spellingShingle Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
Gonçalves, Adorinda
title_short Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_fullStr Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full_unstemmed Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_sort Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
author Gonçalves, Adorinda
author_facet Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
author_role author
author2 Rodrigues, Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
description A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. Palavras-chave: Formação de educadores e professores; educação básica; formação em ciências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76
https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76
url https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76/76
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939942502400