A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Vítor Guilherme Pereira Lemos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101453
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_556ac64acb7d0878eb044e679b0c2565
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃOThe learning in PE in situations of homogeneous and heterogeneous groups - effects on motivationEducação FísicaEstágio PedagógicoDiferenciação PedagógicaNecessidades Psicológicas BásicasPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical DifferentiationBasic Psychological NeedsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico é o culminar do percurso académico e visa a aquisição de um conjunto de saberes, tanto pessoais como profissionais, em contexto real, dentro da comunidade escolar. Desenvolve competências profissionais que promovem aos futuros professores um desempenho crítico e reflexivo, capaz de responder às exigências e desafios profissionais. Este documento representa o relatório final do Estágio Pedagógico realizado na Escola Eb 2,3/S Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, no ano letivo de 2020/2021. Neste relatório faz-se uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica, com exposição e partilha das experiências vividas. Este documento encontra-se dividido em três partes distintas: a contextualização da prática pedagógica, referenciando aspetos indispensáveis à prática desenvolvida; a análise reflexiva da prática pedagógica, onde descrevemos e analisamos diversos momentos desta prática; o processo de ensino-aprendizagem; a organização e gestão escolar; os projetos e parcerias educativas; a atitude ética-profissional; e o aprofundamento do tema-problema, onde será evidenciado o impacto que a ”hétero/homogeneidade dos grupos de alunos” ao longo das aulas de Educação Física tem nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos, considerando diversas características apresentadas pelos alunos ao longo das Unidades Didáticas lecionadas neste ano letivo. Palavras-chave: Educação Física. Estágio Pedagógico. Diferenciação Pedagógica. Necessidades Psicológicas Básicas.The Pedagogical Internship is the culmination of the academic path and aims to acquire a set of knowledge, both personal and professional, in a real context within the school community. It develops professional skills that provide future teachers with a critical and reflective performance, capable of responding to professional demands and challenges. This document represents the final report of the Pedagogical Internship carried out at Escola Eb 2,3/S Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, in the academic year 2020/2021. In this report, a critical reflection was made on the activities developed in the scope of the pedagogical intervention, with exposition and sharing of the lived experiences. In preparing this report, a critical reflection was made on the activities carried out within the scope of the pedagogical intervention, with exposition and sharing of the lived experiences. This document is divided into three distinct parts: the contextualization of pedagogical practice, referring to essential aspects of the developed practice; the reflexive analysis of the pedagogical practice, where we describe and analyze several moments of this practice; the teaching-learning process; school organization and management; educational projects and partnerships; the ethical-professional attitude; and the deepening of the problem theme, where it will be emphasized the impact that the “hetero/homogeneity of groups of students” throughout the Physical Education classes has on the Basic Psychological Needs of the students, considering several characteristics presented by the students along the Didactic Units taught in this school year. Keywords: Physical Education. Teacher Training. Pedagogical Differentiation. Basic Psychological Needs.2022-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101453http://hdl.handle.net/10316/101453TID:203055314porAntunes, Vítor Guilherme Pereira Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:56:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:38.597702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
The learning in PE in situations of homogeneous and heterogeneous groups - effects on motivation
title A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
spellingShingle A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
Antunes, Vítor Guilherme Pereira Lemos
Educação Física
Estágio Pedagógico
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
title_short A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
title_full A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
title_fullStr A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
title_sort A APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
author Antunes, Vítor Guilherme Pereira Lemos
author_facet Antunes, Vítor Guilherme Pereira Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Vítor Guilherme Pereira Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101453
http://hdl.handle.net/10316/101453
TID:203055314
url http://hdl.handle.net/10316/101453
identifier_str_mv TID:203055314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080525139968