Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas das educadoras e das mães com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Isabel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Andreia, Fernandes, Isabel, Branco, Miguel, Ladeiras, Ana, Pinto, Filipe Brás, Veloso, Catarina, Brandes, Holger, Sousa, Otília, Fuertes, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/117
Resumo: Os educadores de infância, na ausência dos pais, asseguram cuidados e garantem o bem estar da criança bem como a sua educação e desenvolvimento. A criança estabelece com a maioria dos educadores uma relação afetiva privilegiada mas não de vinculação. O estudo das diferenças e semelhanças entre estes dois tipos de relação permite averiguar a diversidade de relações proporcionadas à criança o contributo da formação profissional das educadoras no estabelecimento da relação com as crianças. Neste estudo, mães e educadoras são observadas independentemente, na mesma situação quasi-experimental com a criança, como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa das díades. Para o efeito, foi pedido a 19 díades mãe-filho(a) e 22 díades educadora-criança que realizassem, em 20 minutos, um produto à sua escolha com os materiais e ferramentas disponibilizadas. As crianças tinham entre 3 e 5 anos sem problemas de desenvolvimento. Pretendia-se: 1) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades maternas e de educadoras, bem como as escolhas de materiais; 2) comparar a qualidade interativa das mães e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e 3) a qualidade da comunicação quanto ao uso de sugestões, perguntas, ordens, elogios e críticas. Os dados indicam que as educadoras deram mais espaço para a atuação da criança enquanto as mães estavam mais centradas no cumprimento do tempo e no aprimoramento do produto. As mães usaram o reforço verbal para organizar a atividade, impor limites/regras e motivar a criança enquanto as educadoras recorreram à comunicação oral para ensinar conteúdos e para dirigir atividade.
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