Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Catarina Glória
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22997
Resumo: O presente estudo encontra-se relacionado com a temática da educação intercultural, e teve como principal objetivo compreender de que forma a leitura de multicultural picturebooks desenvolve capacidades de interpretação e relacionamento com o Outro. De modo a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, concebemos e desenvolvemos um projeto de intervenção didática numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, no contexto da área disciplinar de Inglês. Ao longo das sessões, desenvolvemos um trabalho com os/as alunos/as baseado em conhecimentos sobre línguas, culturas e o mundo; bem como na leitura de multicultural picturebooks, nomeadamente no que diz respeito a capacidades de compreensão inferencial e de relacionamento com Outro. Adotando a metodologia de investigação-ação, recolhemos os dados a partir de instrumentos, como a observação de tipo participante, os registos de videogravação e fotográficos, as fichas de trabalho e de autoavaliação. Através da análise e interpretação dos dados, concluímos que a leitura de multicultural picturebooks permitiu desenvolver um conhecimento mais profundo da diversidade linguística e cultural, bem como capacidades de compreensão inferencial, a partir do texto verbal e icónico, sendo que os/as alunos/as conseguiram colocar-se no lugar das personagens, depreendendo aspetos da sua vida, hábitos e costumes, crenças, modos de expressão e sentimentos, e comparando com os próprios. Os participantes foram também capazes de identificar palavras em outras línguas e de estabelecer um diálogo sobre os assuntos tratados, mobilizando conhecimentos de língua inglesa. Através do trabalho realizado a partir dos textos, verificámos que os/as alunos/os criaram empatia com as personagens, adotando uma perspetiva de alteridade, que permitiu desenvolver atitudes de abertura, respeito e curiosidade em relação ao Outro
id RCAP_973e85b5074785f34d8f958ef3a5cf18
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEBEnsino de línguasDiversidade linguísticaEducação interculturalLíngua inglesa - Ensino básico 1º cicloPluralismo culturalLivros ilustradosO presente estudo encontra-se relacionado com a temática da educação intercultural, e teve como principal objetivo compreender de que forma a leitura de multicultural picturebooks desenvolve capacidades de interpretação e relacionamento com o Outro. De modo a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, concebemos e desenvolvemos um projeto de intervenção didática numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, no contexto da área disciplinar de Inglês. Ao longo das sessões, desenvolvemos um trabalho com os/as alunos/as baseado em conhecimentos sobre línguas, culturas e o mundo; bem como na leitura de multicultural picturebooks, nomeadamente no que diz respeito a capacidades de compreensão inferencial e de relacionamento com Outro. Adotando a metodologia de investigação-ação, recolhemos os dados a partir de instrumentos, como a observação de tipo participante, os registos de videogravação e fotográficos, as fichas de trabalho e de autoavaliação. Através da análise e interpretação dos dados, concluímos que a leitura de multicultural picturebooks permitiu desenvolver um conhecimento mais profundo da diversidade linguística e cultural, bem como capacidades de compreensão inferencial, a partir do texto verbal e icónico, sendo que os/as alunos/as conseguiram colocar-se no lugar das personagens, depreendendo aspetos da sua vida, hábitos e costumes, crenças, modos de expressão e sentimentos, e comparando com os próprios. Os participantes foram também capazes de identificar palavras em outras línguas e de estabelecer um diálogo sobre os assuntos tratados, mobilizando conhecimentos de língua inglesa. Através do trabalho realizado a partir dos textos, verificámos que os/as alunos/os criaram empatia com as personagens, adotando uma perspetiva de alteridade, que permitiu desenvolver atitudes de abertura, respeito e curiosidade em relação ao OutroThe present study is related to the theme of intercultural education and had as main purpose to understand how the reading of multicultural picturebooks can develop skills of interpretation and of relationship with the Other. In order to meet the set purpose of our study, we designed and developed a didactical intervention project on a group of children in 3rd grade of primary education, in the context of the English class. Throughout the sessions, we have developed with the students a work based on knowledge about languages, cultures and the world; and on the reading of multicultural picturebooks, particularly in what regards the skills of inferential comprehension and relationship with the Other. Following an action-research methodology, we have collected data through several instruments: participant observation, audiovisual and photographic records, worksheets and self-evaluation. The data analysis and interpretation allowed us to conclude that the reading of multicultural picturebooks developed knowledge about language and cultural diversity. The students also developed skills of inferential comprehension, regarding the verbal and iconic texts, which led them to put themselves in the place of the characters, deducing aspects of their habits, traditions, beliefs, forms of expression and feelings, which they were able to compare with their own. The participants were also able to identify words in other languages and to establish a dialogue about the approached subjects, using knowledge of the English language. The work based on the reading-comprehension of the picturebooks led the students to create empathy with the characters, which made them adopt the perspective of the Other and consequently develop attitudes of openness, respect and curiosity towards the Other.Universidade de Aveiro2018-04-30T08:53:56Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22997TID:201934825porPinto, Ana Catarina Glóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:55Zoai:ria.ua.pt:10773/22997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.052873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
title Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
spellingShingle Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
Pinto, Ana Catarina Glória
Ensino de línguas
Diversidade linguística
Educação intercultural
Língua inglesa - Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
Livros ilustrados
title_short Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
title_full Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
title_fullStr Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
title_full_unstemmed Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
title_sort Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
author Pinto, Ana Catarina Glória
author_facet Pinto, Ana Catarina Glória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Catarina Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Diversidade linguística
Educação intercultural
Língua inglesa - Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
Livros ilustrados
topic Ensino de línguas
Diversidade linguística
Educação intercultural
Língua inglesa - Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
Livros ilustrados
description O presente estudo encontra-se relacionado com a temática da educação intercultural, e teve como principal objetivo compreender de que forma a leitura de multicultural picturebooks desenvolve capacidades de interpretação e relacionamento com o Outro. De modo a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, concebemos e desenvolvemos um projeto de intervenção didática numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, no contexto da área disciplinar de Inglês. Ao longo das sessões, desenvolvemos um trabalho com os/as alunos/as baseado em conhecimentos sobre línguas, culturas e o mundo; bem como na leitura de multicultural picturebooks, nomeadamente no que diz respeito a capacidades de compreensão inferencial e de relacionamento com Outro. Adotando a metodologia de investigação-ação, recolhemos os dados a partir de instrumentos, como a observação de tipo participante, os registos de videogravação e fotográficos, as fichas de trabalho e de autoavaliação. Através da análise e interpretação dos dados, concluímos que a leitura de multicultural picturebooks permitiu desenvolver um conhecimento mais profundo da diversidade linguística e cultural, bem como capacidades de compreensão inferencial, a partir do texto verbal e icónico, sendo que os/as alunos/as conseguiram colocar-se no lugar das personagens, depreendendo aspetos da sua vida, hábitos e costumes, crenças, modos de expressão e sentimentos, e comparando com os próprios. Os participantes foram também capazes de identificar palavras em outras línguas e de estabelecer um diálogo sobre os assuntos tratados, mobilizando conhecimentos de língua inglesa. Através do trabalho realizado a partir dos textos, verificámos que os/as alunos/os criaram empatia com as personagens, adotando uma perspetiva de alteridade, que permitiu desenvolver atitudes de abertura, respeito e curiosidade em relação ao Outro
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-04-30T08:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22997
TID:201934825
url http://hdl.handle.net/10773/22997
identifier_str_mv TID:201934825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623245062144