A voz do Coordenador de Departamento Curricular: percepções e práticas no exercício da função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canas, Maria de Fátima da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/18017
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling A voz do Coordenador de Departamento Curricular: percepções e práticas no exercício da funçãoAutonomia das escolasGestão intermédiaDepartamento curricularFunções do coordenador de departamento curricularSupervisãoDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente estudo incide na percepção que os coordenadores de departamento curricular têm das suas práticas e funções no desempenho do cargo que ocupam. São estes actores, que viram acrescidas as suas funções e responsabilidades com as mais recentes alterações dos normativos legais, que terão que se constituir como um farol dos seus pares, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da própria escola. Demos ênfase às funções de coordenação, de liderança e supervisão que exercem, uma vez que lhes cabe o papel de mobilizarem e impulsionarem os seus pares para a prossecução dos objectivos definidos no projecto educativo, concorrendo para a assunção de uma escola mais participada, que se pensa e reconstrói, de acordo com os desafios que emergem das modificações da sociedade e das constantes alterações legislativas. O trabalho desenvolve-se em duas partes, a primeira dedicada à fundamentação teórica e a segunda ao estudo empírico. Assim, na primeira parte debruçámo-nos sobre a autonomia das escolas e as estruturas de gestão intermédia, com especial incidência nos departamentos curriculares e nos seus coordenadores, à luz dos normativos legais. Paralelamente, realizámos a revisão da literatura sobre esta temática articulando-a com a evolução do conceito de supervisão e de supervisor, no contexto da escola actual. Na segunda parte, optámos por uma investigação enquadrada no paradigma fenomenológico-interpretativo, a fim de compreendermos a percepção que os sujeitos têm das suas práticas e funções, tendo por base seis entrevistas semi-estruturadas realizadas em contexto profissional. Da investigação realizada salienta-se a ausência de formação especializada dos coordenadores de departamento, pelo que é a experiência e a partilha que contribuem para o seu desenvolvimento profissional relativo ao exercício dessa função. Apesar do exposto, os coordenadores de departamento têm bem claras as suas funções e competências, considerando-se líderes e supervisores dos grupos que coordenam, assentando as suas práticas na reflexão, no trabalho colaborativo e no diálogo com os seus pares. Julgamos também de nota, o perfil de competências que consideram essenciais para o desempenho deste cargo, assente no bom relacionamento humano, na comunicação e no diálogo construtivo.This study focuses on the perception that the curricular department coordinators have of their practices in performance and the functions of the positions they occupy. These are the people who, with the latest changes in legal regulations, saw their roles and responsibilities increase and will have to be a headlight for their peers, contributing to improving the quality of teaching and the school itself. We emphasized the functions of coordination, leadership and supervision that they exercise, since they have the role to mobilize and boost their peers to achieve the objectives defined in the educational project, contributing to the assumption of a more participatory school, which thinks and rebuilds itself, according to the challenges that arise from the constant changes in society and legislation. The work unfolds in two parts, the first being devoted to theoretical validity while the second develops on empirical study. Thus, in the first part we have looked at the autonomy of schools and middle management structures, with particular emphasis on curricular departments and their coordinators in the light of the legal norms. In parallel, we conducted a review of the literature on this theme, linking it to the evolution of the concept of supervision and supervisor in the context of school nowadays. In the second part, we chose a research framed in the interpretivephenomenological paradigm in order to understand the perception that the teachers have of their practices and functions, based on six semi-structured interviews in a professional context. Of the research carried out, we highlight the lack of specialized training for heads of department, so it is the experience and sharing that contribute to their career development for the practice of this function. Despite the foregoing, the heads of department have a clear view of their roles and responsibilities, considering themselves leaders and supervisors of the groups they coordinate, basing its practices on reflection, collaborative work and dialogue with their peers. We think also of note, the profile of competences they consider essential for the performance of this position, based on good human relationships, communication and constructive dialogue2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/18017http://hdl.handle.net/10316/18017porCanas, Maria de Fátima da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:07.524408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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