A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34851 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_55e27ff084345ed0eac0bc5e8c6750d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissionalJogosGamificaçãoEducaçãoAprendizagemMotivaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Em contexto educativo há uma necessidade constante de adaptar as práticas pedagógicas de modo a adequar os processos de ensino-aprendizagem às características dos alunos e promover o sucesso da aprendizagem. Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre novas estratégias pedagógicas que permitam contribuir para a aprendizagem dos alunos. Mais concretamente, pretende-se analisar a influência da gamificação no processo de ensino-aprendizagem, de modo a motivar e envolver mais os alunos nas atividades desenvolvidas na aula. Neste contexto, a gamificação tem-se apresentado como uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada em vários contextos, nomeadamente na Educação. A gamificação significa a utilização de elementos de jogos em contextos que não são de jogos. É um conceito que reflete motivação, envolvimento, jogabilidade, sistemas de recompensas e ensino colaborativo. Torna a aula mais inovadora e interativa, onde os alunos passam a ser agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem. O estudo em causa foi realizado na disciplina de Economia, com os alunos do 10º ano de um Curso Profissional da Escola Secundária António Sérgio. A metodologia adotada nesta investigação foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa, privilegiando a descrição dos acontecimentos no seu ambiente natural. A recolha de dados foi obtida através de um diário de campo, observação e inquérito por questionário. Os resultados deste relatório de prática de ensino supervisionada sugerem que os níveis de motivação e envolvimento dos alunos foram elevados, assim como o comportamento e o empenho nas atividades. As aulas decorreram de uma forma mais divertida e notou-se uma melhoria do trabalho cooperativo entre os alunos.In educational context there is a constant need in order to adapt teaching-learning processes to the learners’ characteristics and stimulate educational success. This investigation has the purpose of reflecting on a set of new teaching strategies that promote student learning. More precisely, the purpose is to analyze the influence of gamification on the teaching-learning process in order to motivate and to engage students in class activities. Within this scope, gamification has been presented as a powerful tool that can be used in several contexts, namely in Education. Gamification means the use of game elements in non-game contexts. It’s a concept that reflects motivation, engagement, gameplay, reward systems and collaborative teaching. It makes the classroom more innovative and interactive where students become active agents of the teaching-learning process. The above mentioned study was accomplished throughout Economics classes, with the 10th grade of a Vocational Educational Course in Escola Secundária António Sérgio (António Sérgio High School). The adopted research methodology was the case study with a qualitative approach focusing on the description of the events in its natural environment. Data collection was held through a field diary with participant observation and a survey by questionnaire. The results of this investigation show that motivational and engagement levels were high such as behavior and commitment in school activities. Lessons took place in a more pleasant way and a more collaborative work among students was noticed.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaAssunção, António Pedro2018-09-24T10:57:01Z20182018-06-142018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34851TID:202193489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:28.749941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional |
title |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional |
spellingShingle |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional Assunção, António Pedro Jogos Gamificação Educação Aprendizagem Motivação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional |
title_full |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional |
title_fullStr |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional |
title_sort |
A gamificação aplicada no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de economia no ensino profissional |
author |
Assunção, António Pedro |
author_facet |
Assunção, António Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabrito, Belmiro Gil, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, António Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Gamificação Educação Aprendizagem Motivação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Jogos Gamificação Educação Aprendizagem Motivação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-24T10:57:01Z 2018 2018-06-14 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34851 TID:202193489 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34851 |
identifier_str_mv |
TID:202193489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134427408760832 |