14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10157
Resumo: O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.
id RCAP_55f11f3de998f60e1a94b41ff591272b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativaEnsino vocacional de músicaMáximo Diego Pujol14 estudos para guitarraGuitarra clássicaPrática de ensinoMúsica e linguagemPedagogical practice14 studies for guitarClassical guitarMusic teachingMusic and languageO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.The main topics of this report are the pedagogical practice developed at Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, under the supervision of Paulo Ramos and the investigation project consisting of an interview and comparative analysis of 14 studies for guitar from the guitarist and composer Máximo Diego Pujol. Regarding the pedagogical practice, detailed information is presented concerning the music school, planning and supervised teaching. The investigation project focuses on the analysis of the 14 studies for guitar of Máximo Diego Pujol. An interview to the composer was performed using a qualitative approach, complemented by a comparative analysis on the technical and interpretative aspects of the studies. All the work performed in preparation for this report was fundamental for the development of new strategies and competences regarding music teaching to be used in the future.Caldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRamos, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Filipe André Barbosa da Costa2017-07-31T17:12:20Z2017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10157TID:201721260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.235086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
title 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
spellingShingle 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa
Ensino vocacional de música
Máximo Diego Pujol
14 estudos para guitarra
Guitarra clássica
Prática de ensino
Música e linguagem
Pedagogical practice
14 studies for guitar
Classical guitar
Music teaching
Music and language
title_short 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
title_full 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
title_fullStr 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
title_full_unstemmed 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
title_sort 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
author Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa
author_facet Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Ramos, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino vocacional de música
Máximo Diego Pujol
14 estudos para guitarra
Guitarra clássica
Prática de ensino
Música e linguagem
Pedagogical practice
14 studies for guitar
Classical guitar
Music teaching
Music and language
topic Ensino vocacional de música
Máximo Diego Pujol
14 estudos para guitarra
Guitarra clássica
Prática de ensino
Música e linguagem
Pedagogical practice
14 studies for guitar
Classical guitar
Music teaching
Music and language
description O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31T17:12:20Z
2017-07-18
2017-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10157
TID:201721260
url http://hdl.handle.net/10400.22/10157
identifier_str_mv TID:201721260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473383522304