14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10157 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo. |
id |
RCAP_55f11f3de998f60e1a94b41ff591272b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10157 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativaEnsino vocacional de músicaMáximo Diego Pujol14 estudos para guitarraGuitarra clássicaPrática de ensinoMúsica e linguagemPedagogical practice14 studies for guitarClassical guitarMusic teachingMusic and languageO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.The main topics of this report are the pedagogical practice developed at Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, under the supervision of Paulo Ramos and the investigation project consisting of an interview and comparative analysis of 14 studies for guitar from the guitarist and composer Máximo Diego Pujol. Regarding the pedagogical practice, detailed information is presented concerning the music school, planning and supervised teaching. The investigation project focuses on the analysis of the 14 studies for guitar of Máximo Diego Pujol. An interview to the composer was performed using a qualitative approach, complemented by a comparative analysis on the technical and interpretative aspects of the studies. All the work performed in preparation for this report was fundamental for the development of new strategies and competences regarding music teaching to be used in the future.Caldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRamos, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Filipe André Barbosa da Costa2017-07-31T17:12:20Z2017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10157TID:201721260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.235086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa |
title |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa |
spellingShingle |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa Ensino vocacional de música Máximo Diego Pujol 14 estudos para guitarra Guitarra clássica Prática de ensino Música e linguagem Pedagogical practice 14 studies for guitar Classical guitar Music teaching Music and language |
title_short |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa |
title_full |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa |
title_fullStr |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa |
title_full_unstemmed |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa |
title_sort |
14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativa |
author |
Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa |
author_facet |
Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Ramos, Paulo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino vocacional de música Máximo Diego Pujol 14 estudos para guitarra Guitarra clássica Prática de ensino Música e linguagem Pedagogical practice 14 studies for guitar Classical guitar Music teaching Music and language |
topic |
Ensino vocacional de música Máximo Diego Pujol 14 estudos para guitarra Guitarra clássica Prática de ensino Música e linguagem Pedagogical practice 14 studies for guitar Classical guitar Music teaching Music and language |
description |
O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31T17:12:20Z 2017-07-18 2017-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10157 TID:201721260 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10157 |
identifier_str_mv |
TID:201721260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473383522304 |