Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12130 |
Resumo: | O estudo das práticas avaliativas dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da UFPA é pertinente em vista das perspectivas que se apresentam quanto as interferências que elas assumem sobre os licenciandos, prospectivos professores. Objetiva-se analisar como esses sujeitos concebem a avaliação da aprendizagem. Metodologicamente o estudo está pautado na abordagem qualitativa, representado pela pesquisa bibliográfica complementada por pesquisa de campo realizada com auxilio de questionários contendo perguntas abertas aplicadas a um terço do quadro docente. Verifica-se que as práticas avaliativas dos docentes é eclética, e depende da concepção de educação que eles constroem durante a vivência no processo educativo superior, resultando na adoção de instrumentos e práticas de avaliação diferenciados. Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes do curso de Matemática se pautam nas concepções de ensino, de sociedade, que eles defendem, as quais se materializam no fazer pedagógico; ### ABSTRACT: The study of assessment practices of teachers of mathematics degree in UFPA is relevant in view of the perspectives presented on the interference that they take on student teachers, prospective teachers. This study aims to examine how these individuals perceive the assessment of learning. Methodologically the study is based on the qualitative approach, represented by the literature supplemented by field research conducted with the aid of questionnaires with questions applied to a third of the faculty. It appears that the assessment practices of teachers is eclectic and depends on the concept of education that they build during the experience in higher education process, resulting in the adoption of instruments and different assessment practices. We conclude that the assessment practices of teachers of mathematics should be guided in the conceptions of education, society, they argue, which are materialized in the pedagogical. |
id |
RCAP_55f6d1b0dcb733b64d4bb11b4bcf70fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professoresEnsinoPráticas avaliativasMatemáticaEducationAssessment practicesMathematicsO estudo das práticas avaliativas dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da UFPA é pertinente em vista das perspectivas que se apresentam quanto as interferências que elas assumem sobre os licenciandos, prospectivos professores. Objetiva-se analisar como esses sujeitos concebem a avaliação da aprendizagem. Metodologicamente o estudo está pautado na abordagem qualitativa, representado pela pesquisa bibliográfica complementada por pesquisa de campo realizada com auxilio de questionários contendo perguntas abertas aplicadas a um terço do quadro docente. Verifica-se que as práticas avaliativas dos docentes é eclética, e depende da concepção de educação que eles constroem durante a vivência no processo educativo superior, resultando na adoção de instrumentos e práticas de avaliação diferenciados. Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes do curso de Matemática se pautam nas concepções de ensino, de sociedade, que eles defendem, as quais se materializam no fazer pedagógico; ### ABSTRACT: The study of assessment practices of teachers of mathematics degree in UFPA is relevant in view of the perspectives presented on the interference that they take on student teachers, prospective teachers. This study aims to examine how these individuals perceive the assessment of learning. Methodologically the study is based on the qualitative approach, represented by the literature supplemented by field research conducted with the aid of questionnaires with questions applied to a third of the faculty. It appears that the assessment practices of teachers is eclectic and depends on the concept of education that they build during the experience in higher education process, resulting in the adoption of instruments and different assessment practices. We conclude that the assessment practices of teachers of mathematics should be guided in the conceptions of education, society, they argue, which are materialized in the pedagogical.Universidade de Évora2014-12-30T11:16:28Z2014-12-302010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12130http://hdl.handle.net/10174/12130porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Lima, Renata Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:28.687473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores |
title |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores Lima, Renata Ferreira Ensino Práticas avaliativas Matemática Education Assessment practices Mathematics |
title_short |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores |
title_full |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores |
author |
Lima, Renata Ferreira |
author_facet |
Lima, Renata Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Renata Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Práticas avaliativas Matemática Education Assessment practices Mathematics |
topic |
Ensino Práticas avaliativas Matemática Education Assessment practices Mathematics |
description |
O estudo das práticas avaliativas dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da UFPA é pertinente em vista das perspectivas que se apresentam quanto as interferências que elas assumem sobre os licenciandos, prospectivos professores. Objetiva-se analisar como esses sujeitos concebem a avaliação da aprendizagem. Metodologicamente o estudo está pautado na abordagem qualitativa, representado pela pesquisa bibliográfica complementada por pesquisa de campo realizada com auxilio de questionários contendo perguntas abertas aplicadas a um terço do quadro docente. Verifica-se que as práticas avaliativas dos docentes é eclética, e depende da concepção de educação que eles constroem durante a vivência no processo educativo superior, resultando na adoção de instrumentos e práticas de avaliação diferenciados. Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes do curso de Matemática se pautam nas concepções de ensino, de sociedade, que eles defendem, as quais se materializam no fazer pedagógico; ### ABSTRACT: The study of assessment practices of teachers of mathematics degree in UFPA is relevant in view of the perspectives presented on the interference that they take on student teachers, prospective teachers. This study aims to examine how these individuals perceive the assessment of learning. Methodologically the study is based on the qualitative approach, represented by the literature supplemented by field research conducted with the aid of questionnaires with questions applied to a third of the faculty. It appears that the assessment practices of teachers is eclectic and depends on the concept of education that they build during the experience in higher education process, resulting in the adoption of instruments and different assessment practices. We conclude that the assessment practices of teachers of mathematics should be guided in the conceptions of education, society, they argue, which are materialized in the pedagogical. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2014-12-30T11:16:28Z 2014-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12130 http://hdl.handle.net/10174/12130 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540048228352 |