Práticas avaliativas dos profesores de matemática do 9º ano do ensino fundamental em escola pública em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Mônica Nazaré Sanches Figueiredo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14931
Resumo: Este estudo pretendeu caracterizar as práticas avaliativas de dois professores de Matemática do 9º ano do ensino fundamental, numa Escola pública em Belém do Pará (Brasil), e analisar a relação entre as aprendizagens dos alunos com essas práticas. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho em sala de aula no respeitante à avaliação. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz estruturada em objetos e dimensões. Os resultados evidenciaram que, apesar da constante divulgação dos avanços em relação às novas abordagens avaliativas, visando a uma avaliação formativa e embora os professores tenham consciência de quais atividades avaliativas despertam o interesse de seus alunos, ainda há que se fazer muito para que se rompam com os paradigmas antigos de avaliação, que supervalorizam os resultados quantitativos e priorizam a prova como instrumento avaliativo por meio da punição do erro e como instrumento de poder. Observou-se que as práticas avaliativas que foram mais produtivas para as aprendizagens foram justamente aquelas em que se manteve a informalidade e os alunos participaram de forma mais livre, nas quais houve, com mais frequência, a presença de feedback por parte dos professores; ABSTRACT: This study aimed at characterizing the assessment practices of two Maths teachers of the 9th Grade of Basic Education (Ensino Fundamental) in a Public School of Belém of Pará (Brazil) as well as analyzing the relation between the students’ learnings and those practices. By means of a qualitative methodology, framed in an interpretative pattern and a methodological study case design, we have investigated the way teacher and students develop their work in the classroom concerning assessment. The information collected was stated in interviews and lesson observation and its analysis was made through data triangulation based on a structured matrix of objects and dimensions. The results obtained show that, in spite of the constant publishing of the advances related to new assessment approaches towards a formative assessment, and though teachers are aware of the assessment activities which interest their students, there is still a lot to do in order to cease old assessment paradigms which over evaluate quantitative results and prioritize the test as an assessment tool by punishing the mistake and as an instrument of power. We have stated that the most productive assessment practices for learning were exactly those in which informality has been kept and the students participated more freely, where there was, more often, some feed back from the teachers.
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