Resolu??o e formula??o de problemas: desenvolvendo o sentido do n?mero com alunos do 2? ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Cl?udia Laranjeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1797
Resumo: O presente relat?rio foi realizado no ?mbito da unidade curricular Pr?tica de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educa??o Pr?-Escolar e Ensino do 1.? ciclo do Ensino B?sico. O estudo realizou-se numa escola b?sica do concelho de Viana do Castelo, numa turma do 2? ano do 1? ciclo. O principal objetivo do estudo visou desenvolver a capacidade de resolu??o e formula??o de problemas de alunos do 2? ano do 1? CEB, desenvolvendo o sentido de n?mero. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas que foram apresentadas aos alunos como desafios matem?ticos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes quest?es: (i) Que estrat?gias utilizam os alunos na resolu??o e formula??o de problemas?; (ii) Que dificuldades apresentam na resolu??o e formula??o de problemas? E no sentido de n?mero?; (iii) Houve melhorias no sentido de n?mero e resolu??o de problemas depois da resolu??o dos desafios matem?ticos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem atrav?s do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investiga??o de natureza qualitativa, recorrendo ao m?todo descritivo interpretativo. A observa??o, as tarefas matem?ticas, as notas de campo e o recurso a question?rio aos alunos e ? professora cooperante foram as t?cnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode se concluir que as tarefas permitiram uma evolu??o e melhoria tanto quanto ? resolu??o de problemas como no sentido de n?mero, e demonstraram que a formula??o de problemas, ? uma ?tima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos na aprendizagem, levando-os a refletir sobre a constru??o de um problema e real?ando a import?ncia da leitura atenta, interpreta??o e compreens?o dos enunciados dos problemas, levando ? melhoria na resolu??o dos mesmos. Por fim, todas as experi?ncias vivenciadas na PES I e PES II permitiram um grande enriquecimento da minha forma??o como futura educadora e professora.
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