Resolu??o e formula??o de problemas: desenvolvendo o sentido do n?mero com alunos do 2? ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1797 |
Resumo: | O presente relat?rio foi realizado no ?mbito da unidade curricular Pr?tica de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educa??o Pr?-Escolar e Ensino do 1.? ciclo do Ensino B?sico. O estudo realizou-se numa escola b?sica do concelho de Viana do Castelo, numa turma do 2? ano do 1? ciclo. O principal objetivo do estudo visou desenvolver a capacidade de resolu??o e formula??o de problemas de alunos do 2? ano do 1? CEB, desenvolvendo o sentido de n?mero. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas que foram apresentadas aos alunos como desafios matem?ticos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes quest?es: (i) Que estrat?gias utilizam os alunos na resolu??o e formula??o de problemas?; (ii) Que dificuldades apresentam na resolu??o e formula??o de problemas? E no sentido de n?mero?; (iii) Houve melhorias no sentido de n?mero e resolu??o de problemas depois da resolu??o dos desafios matem?ticos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem atrav?s do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investiga??o de natureza qualitativa, recorrendo ao m?todo descritivo interpretativo. A observa??o, as tarefas matem?ticas, as notas de campo e o recurso a question?rio aos alunos e ? professora cooperante foram as t?cnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode se concluir que as tarefas permitiram uma evolu??o e melhoria tanto quanto ? resolu??o de problemas como no sentido de n?mero, e demonstraram que a formula??o de problemas, ? uma ?tima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos na aprendizagem, levando-os a refletir sobre a constru??o de um problema e real?ando a import?ncia da leitura atenta, interpreta??o e compreens?o dos enunciados dos problemas, levando ? melhoria na resolu??o dos mesmos. Por fim, todas as experi?ncias vivenciadas na PES I e PES II permitiram um grande enriquecimento da minha forma??o como futura educadora e professora. |
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Resolu??o e formula??o de problemas: desenvolvendo o sentido do n?mero com alunos do 2? anoResolu??o de problemasFormula??o de problemasSentido de n?meroComunica??oProblems solvingFormulation problemsNumber senseCommunicationO presente relat?rio foi realizado no ?mbito da unidade curricular Pr?tica de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educa??o Pr?-Escolar e Ensino do 1.? ciclo do Ensino B?sico. O estudo realizou-se numa escola b?sica do concelho de Viana do Castelo, numa turma do 2? ano do 1? ciclo. O principal objetivo do estudo visou desenvolver a capacidade de resolu??o e formula??o de problemas de alunos do 2? ano do 1? CEB, desenvolvendo o sentido de n?mero. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas que foram apresentadas aos alunos como desafios matem?ticos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes quest?es: (i) Que estrat?gias utilizam os alunos na resolu??o e formula??o de problemas?; (ii) Que dificuldades apresentam na resolu??o e formula??o de problemas? E no sentido de n?mero?; (iii) Houve melhorias no sentido de n?mero e resolu??o de problemas depois da resolu??o dos desafios matem?ticos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem atrav?s do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investiga??o de natureza qualitativa, recorrendo ao m?todo descritivo interpretativo. A observa??o, as tarefas matem?ticas, as notas de campo e o recurso a question?rio aos alunos e ? professora cooperante foram as t?cnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode se concluir que as tarefas permitiram uma evolu??o e melhoria tanto quanto ? resolu??o de problemas como no sentido de n?mero, e demonstraram que a formula??o de problemas, ? uma ?tima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos na aprendizagem, levando-os a refletir sobre a constru??o de um problema e real?ando a import?ncia da leitura atenta, interpreta??o e compreens?o dos enunciados dos problemas, levando ? melhoria na resolu??o dos mesmos. Por fim, todas as experi?ncias vivenciadas na PES I e PES II permitiram um grande enriquecimento da minha forma??o como futura educadora e professora.This report was completed in the context of the Supervised Teaching Practice II (PES II), the Master in Pre-School Education and the 1st cycle of Basic Education. The study took place in a primary school in the municipality of Viana do Castelo, in 2nd grade class of the 1st cycle. The main objective of the study aimed to develop the capacity of resolution and formulation of problems of 2nd class students from 1st cycle of Basic Education developing number sense. This way, the means chosen to achieve was the use of problems that were presented to students as mathematical challenges. To guide the most out of even put up the following issues: (i) What strategies students use in solving and formulation problems?; (ii) What difficulties have in solving and problem formulation? And in order number?; (iii) There have been improvements in the number sense and problem solving after solving mathematical challenges? For this study we follow an approach through the interpretative paradigm, we chose a qualitative research methodology, using the interpretive descriptive method. The observation, mathematical tasks, field notes and the use of questionnary to students and the teacher were cooperative data collection techniques used. With this study it can be concluded that the tasks allowed an evolution and improvement as far as the resolution of problems as in number sense, and demonstrated that the formulation of problems is a great tool, It is a great tool for a more active role of students in learning , leading them to reflect on the construction of a problem and highlighting the importance of close reading, interpretation and understanding of statements of the problems, leading to improvement in solving them. Finally, all experiences in the PES I and PES II allowed a great enrichment of my training as a future educator and teacher.2017-03-23T10:21:17Z2016-02-05T00:00:00Z2016-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1797TID:201657694porPeixoto, Cl?udia Laranjeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T09:41:01Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:57.941139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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