Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaça, Marta Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23446
Resumo: O presente relatório da Prática Educativa Supervisionada descreve o conjunto de todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, ao longo do ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Porto. Este documento está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro incide na caracterização histórica e estrutural da instituição onde o estágio foi realizado, tendo por base os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é descrita toda a prática de ensino supervisionada, breve descrição dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem, relatórios de observação e planificações. O último capítulo aborda o projeto de intervenção, que tem como foco as competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura. Partimos de uma inquietação, investigando de que forma o desenvolvimento da educação auditiva poderá enriquecer a formação artística de um instrumentista clássico. No caso do ensino da flauta transversal, pretendemos analisar de que maneiras os alunos poderão desenvolver as suas aptidões técnicas e musicais, ao tocar melodias apenas de ouvido, sem o recurso à partitura. Após uma revisão da literatura, o objetivo será pôr estas ações em prática na sala de aula, refletindo, depois, sobre os resultados obtidos.
id RCAP_5624dfc158d6b6a3735b27bfa0c11868
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partituraEnsino da músicaPrática educativaFlauta transversalTreino auditivoMusic teachingEducational practiceFluteEar trainingO presente relatório da Prática Educativa Supervisionada descreve o conjunto de todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, ao longo do ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Porto. Este documento está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro incide na caracterização histórica e estrutural da instituição onde o estágio foi realizado, tendo por base os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é descrita toda a prática de ensino supervisionada, breve descrição dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem, relatórios de observação e planificações. O último capítulo aborda o projeto de intervenção, que tem como foco as competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura. Partimos de uma inquietação, investigando de que forma o desenvolvimento da educação auditiva poderá enriquecer a formação artística de um instrumentista clássico. No caso do ensino da flauta transversal, pretendemos analisar de que maneiras os alunos poderão desenvolver as suas aptidões técnicas e musicais, ao tocar melodias apenas de ouvido, sem o recurso à partitura. Após uma revisão da literatura, o objetivo será pôr estas ações em prática na sala de aula, refletindo, depois, sobre os resultados obtidos.This supervised educational practicum report, describes all activities carried out at Conservatório de Música do Porto, throughout the academic year 2022/2023, within the scope of Masters Program in Music Education at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo and Escola Superior de Educação. This document is divided into three chapters: the first focuses on the historical and structural characterization of the institution where the internship was carried out, based on its structural documents. The second chapter describes the entire supervised teaching practice, observation reports and planning. The last chapter addresses the research/intervention project that focuses on the ear training skills as a complement to reading and performing a score. I would like to investigate how the development of the ear can enrich the artistic training of a classical instrumentalist. In flute teaching, I would like to find out how students can develop their technical and musical skills by playing melodies just by ear, without using a score. After reviewing the literature, the goal is to experiment these ideas in the classroom and then, write the obtained result.Perfeito, Paulo Jorge dos SantosAlves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaAnjo, DanielaSilva, Ana Madalena daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilaça, Marta Gonçalves2023-09-04T14:02:26Z2023-07-052023-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23446TID:203351118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-06T01:46:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:18.253619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
title Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
spellingShingle Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
Vilaça, Marta Gonçalves
Ensino da música
Prática educativa
Flauta transversal
Treino auditivo
Music teaching
Educational practice
Flute
Ear training
title_short Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
title_full Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
title_fullStr Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
title_full_unstemmed Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
title_sort Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
author Vilaça, Marta Gonçalves
author_facet Vilaça, Marta Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perfeito, Paulo Jorge dos Santos
Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
Anjo, Daniela
Silva, Ana Madalena da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaça, Marta Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Prática educativa
Flauta transversal
Treino auditivo
Music teaching
Educational practice
Flute
Ear training
topic Ensino da música
Prática educativa
Flauta transversal
Treino auditivo
Music teaching
Educational practice
Flute
Ear training
description O presente relatório da Prática Educativa Supervisionada descreve o conjunto de todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, ao longo do ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Porto. Este documento está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro incide na caracterização histórica e estrutural da instituição onde o estágio foi realizado, tendo por base os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é descrita toda a prática de ensino supervisionada, breve descrição dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem, relatórios de observação e planificações. O último capítulo aborda o projeto de intervenção, que tem como foco as competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura. Partimos de uma inquietação, investigando de que forma o desenvolvimento da educação auditiva poderá enriquecer a formação artística de um instrumentista clássico. No caso do ensino da flauta transversal, pretendemos analisar de que maneiras os alunos poderão desenvolver as suas aptidões técnicas e musicais, ao tocar melodias apenas de ouvido, sem o recurso à partitura. Após uma revisão da literatura, o objetivo será pôr estas ações em prática na sala de aula, refletindo, depois, sobre os resultados obtidos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04T14:02:26Z
2023-07-05
2023-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23446
TID:203351118
url http://hdl.handle.net/10400.22/23446
identifier_str_mv TID:203351118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133550740504576