O empreendedorismo e a digitalização dos media
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21771 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, a indústria digital sofreu uma enorme transformação, impactando não só o Empreendedorismo, mas também as plataformas digitais. Consequentemente, todas as estratégias de negócio devem ser repensadas, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes, que se caracterizam por estar em constante mudança. Como efeito, os empreendedores devem adaptar os seus produtos ao formato digital e aproveitar todas as mais-valias que a digitalização pode ofercer, sobretudo num contexto em que os mercados são cada vez mais dinâmicos e incertos. Assim sendo, esta investigação teve como objetivo compreender de que forma o Empreendedorismo e as plataformas digitais estão relacionados, identificando não só os benefícios dessa conexão, mas também os principais desafios e, ao mesmo tempo analisar a indústria dos media, caracterizando a audiência num cenário digital. Nesse sentido, seis questões de pesquisa foram formuladas, com base na revisão da literatura e, posteriormente foi utilizado um questionário para retirar algumas conclusões e estudar o que foi defendido por alguns autores. Após a análise quantitativa realizada, foi possível compreender que os empreendedores dependem cada vez mais das plataformas digitais em que estão inseridos, contudo é essencial ter em consideração que a digitalização obriga a um repensar das estratégias das empresas, que se forem bem geridas podem levar a um conjunto de beneficios, não só para os produtores, mas também para os consumidores. Deste modo, e com a sociedade a aumentar o seu consumo de media nas plataformas digitais, os empreendedores devem aproveitar esta oportunidade para escoarem os seus produtos através destas plataformas. |
id |
RCAP_5630a7871391ee2584e2e359dbc74c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21771 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O empreendedorismo e a digitalização dos mediaEmpreendedorismoPlataformas digitiasDigitalizaçãoIndústria dos mediaAudiênciaEntrepreneurshipDigital platformsDigitalizationMedia industryAudienceAo longo dos últimos anos, a indústria digital sofreu uma enorme transformação, impactando não só o Empreendedorismo, mas também as plataformas digitais. Consequentemente, todas as estratégias de negócio devem ser repensadas, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes, que se caracterizam por estar em constante mudança. Como efeito, os empreendedores devem adaptar os seus produtos ao formato digital e aproveitar todas as mais-valias que a digitalização pode ofercer, sobretudo num contexto em que os mercados são cada vez mais dinâmicos e incertos. Assim sendo, esta investigação teve como objetivo compreender de que forma o Empreendedorismo e as plataformas digitais estão relacionados, identificando não só os benefícios dessa conexão, mas também os principais desafios e, ao mesmo tempo analisar a indústria dos media, caracterizando a audiência num cenário digital. Nesse sentido, seis questões de pesquisa foram formuladas, com base na revisão da literatura e, posteriormente foi utilizado um questionário para retirar algumas conclusões e estudar o que foi defendido por alguns autores. Após a análise quantitativa realizada, foi possível compreender que os empreendedores dependem cada vez mais das plataformas digitais em que estão inseridos, contudo é essencial ter em consideração que a digitalização obriga a um repensar das estratégias das empresas, que se forem bem geridas podem levar a um conjunto de beneficios, não só para os produtores, mas também para os consumidores. Deste modo, e com a sociedade a aumentar o seu consumo de media nas plataformas digitais, os empreendedores devem aproveitar esta oportunidade para escoarem os seus produtos através destas plataformas.Over the past years, the digital industry has experienced a huge transformation, impacting not only entrepreneurship, but also digital platforms. Therefore, all business strategies must be rethought, with the purpose of satisfying the consumer’s needs, which are characterized by being constantly changing. For that reason, entrepreneurs must adapt their products to the digital format and take advantage of all the benefits that digitalization can offer, especially in a context in which markets are more dynamic and uncertain. Thus, this investigation aimed to comprehend how entrepreneurship and digital platforms are related, identifying not only the benefits of this relationship, but also the main challenges and, at the same time, analyzing the media industry, characterizing the audience in a digital scenario. In this sense, six research questions were formulated, based on the literature review and, subsequently, a questionnaire was used to draw some conclusions and study what was defended by some authors. After the quantitative analysis carried out, it was possible to realize that entrepreneurs depend a lot on the digital platforms in which they are inserted, however it is essential to take into account that digitalization requires a rethinking of the companies strategies, which, if well managed, can lead to a set of benefits, not only for producers, but also for consumers. Thus, and with society increasing its consumption of media on digital platforms, entrepreneurs should take advantage of this opportunity to sell their products through these platforms.2023-12-15T00:00:00Z2020-12-15T00:00:00Z2020-12-152020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21771TID:202582450porCabral, Luís Maria Vasconcelos Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:17:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:38.333644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O empreendedorismo e a digitalização dos media |
title |
O empreendedorismo e a digitalização dos media |
spellingShingle |
O empreendedorismo e a digitalização dos media Cabral, Luís Maria Vasconcelos Guimarães Empreendedorismo Plataformas digitias Digitalização Indústria dos media Audiência Entrepreneurship Digital platforms Digitalization Media industry Audience |
title_short |
O empreendedorismo e a digitalização dos media |
title_full |
O empreendedorismo e a digitalização dos media |
title_fullStr |
O empreendedorismo e a digitalização dos media |
title_full_unstemmed |
O empreendedorismo e a digitalização dos media |
title_sort |
O empreendedorismo e a digitalização dos media |
author |
Cabral, Luís Maria Vasconcelos Guimarães |
author_facet |
Cabral, Luís Maria Vasconcelos Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Luís Maria Vasconcelos Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Plataformas digitias Digitalização Indústria dos media Audiência Entrepreneurship Digital platforms Digitalization Media industry Audience |
topic |
Empreendedorismo Plataformas digitias Digitalização Indústria dos media Audiência Entrepreneurship Digital platforms Digitalization Media industry Audience |
description |
Ao longo dos últimos anos, a indústria digital sofreu uma enorme transformação, impactando não só o Empreendedorismo, mas também as plataformas digitais. Consequentemente, todas as estratégias de negócio devem ser repensadas, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes, que se caracterizam por estar em constante mudança. Como efeito, os empreendedores devem adaptar os seus produtos ao formato digital e aproveitar todas as mais-valias que a digitalização pode ofercer, sobretudo num contexto em que os mercados são cada vez mais dinâmicos e incertos. Assim sendo, esta investigação teve como objetivo compreender de que forma o Empreendedorismo e as plataformas digitais estão relacionados, identificando não só os benefícios dessa conexão, mas também os principais desafios e, ao mesmo tempo analisar a indústria dos media, caracterizando a audiência num cenário digital. Nesse sentido, seis questões de pesquisa foram formuladas, com base na revisão da literatura e, posteriormente foi utilizado um questionário para retirar algumas conclusões e estudar o que foi defendido por alguns autores. Após a análise quantitativa realizada, foi possível compreender que os empreendedores dependem cada vez mais das plataformas digitais em que estão inseridos, contudo é essencial ter em consideração que a digitalização obriga a um repensar das estratégias das empresas, que se forem bem geridas podem levar a um conjunto de beneficios, não só para os produtores, mas também para os consumidores. Deste modo, e com a sociedade a aumentar o seu consumo de media nas plataformas digitais, os empreendedores devem aproveitar esta oportunidade para escoarem os seus produtos através destas plataformas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T00:00:00Z 2020-12-15 2020-10 2023-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21771 TID:202582450 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21771 |
identifier_str_mv |
TID:202582450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134670881816576 |