A expressão gestual na performance musical de um saxofonista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rúben Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13759
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_563ff22d04b14814b15277b618452408
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão gestual na performance musical de um saxofonistaExpressão gestualPerformance musicalGestoMovimento corporalSaxofoneGestural expressionMusical performanceGesturesBody movementSaxophoneRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção deste trabalho, Prática Pedagógica, consiste na apresentação dos elementos referentes ao Estágio de Ensino Especializado que se realizou na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, no ano letivo 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. No referido estágio, foram selecionados três alunos de graus distintos, sendo que para cada um foi elaborada uma planificação anual e os respetivos planos de aula, que ofereceram um espaço para reflexão das questões pedagógicas, estratégicas e motivacionais desenvolvidas no decorrer do estágio. Nesta secção, foi elaborada a caracterização do estabelecimento de ensino, desde o aspeto histórico ao seu funcionamento. Foi igualmente feita a caracterização de cada aluno envolvido no estágio e enumeradas as práticas educativas desenvolvidas, tendo em conta a especificidade de cada um e as competências exigidas para o seu nível de ensino. Por último, procedeu-se a uma análise crítica da atividade docente que conduziu a uma reflexão sobre o estágio, permitindo, assim, identificar aspetos positivos e menos positivos, como forma de aperfeiçoar a prática pedagógica a desenvolver no futuro.Resumo II (Investigação) - Na secção de investigação é apresentada a temática desenvolvida neste projeto de investigação que se centra no papel da expressão gestual na performance musical. Este trabalho tem como objetivo perceber a importância da expressão gestual numa performance, de forma a compreender se é um fator ao qual se deve ou não dedicar uma parte do estudo individual. Pretende, ainda, analisar o impacto que causa nos espectadores, concluindo, deste modo, se pode ou não ser um elemento diferenciador de performances. Neste sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a expressão gestual para, por um lado, se compreender este elemento de uma forma global e, por outro, entender o seu relacionamento com o momento da performance. Por fim, para enriquecer a investigação, foi elaborado um questionário que, embora mais direcionado a saxofonistas, foi destinado a todos os agentes do meio musical, desde professores e alunos de música, músicos profissionais e amadores, até simples amantes desta arte, no sentido de recolher a respetiva opinião em relação à expressão gestual, tanto do ponto de vista do intérprete como do espectador.Abstract I (Teaching) - The first section of this work, Pedagogical Practice, consists of the presentation of the elements related to the Specialized Teaching Internship which took place at Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, in the academic year 2018/2019, within the scope of the Masters in Music Teaching in the Escola Superior de Música de Lisboa. In the referred internship, three students of different degrees were selected and for each one it was given an annual planning and the respective lesson plans, which offered a space for reflection on the pedagogical issues as well as strategic and motivational issues developed during the internship. In this section, it was also considered the characterization of the building of the music school, from its historical aspects to how it is functioning now. The study of several aspects of each student involved in the internship was also made and the educational practices developed were listed, taking into account the specificity of each one and the skills required according to their level of education. Finally, a critical analysis of the teaching activity was carried out, which led to a reflection on the internship, thus allowing to identify positive and less positive aspects, as a way of improving the pedagogical practice to be developed in the future.Abstract II (Research) - In the research section, it is presented the theme which is going to be developed in this research project, which focuses on the role of gesture expression in musical performance. This work aims to understand the importance of gestural expression in a performance, in order to understand if it is a factor to which one should dedicate part of the individual study. It also intends to analyze the impact it causes on viewers, thus concluding whether or not it can be a differentiating element of performances. In this sense, a bibliographic review was carried out on gestural expression in order, on the one hand, to understand this element in a global way and, on the other hand, to understand its relationship with the moment of performance. Finally, to enrich the research, a questionnaire was elaborated, although more aimed at saxophonists, it was also aimed to some agents of the musical environment, from teachers and students of music, professional musicians and amateurs, or to simple lovers of this art. This inquiry was meant to collect their opinion in relation to gestural expression, both from the point of view of the interpreter and the viewer.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMassarrão, JoséRCIPLNeves, Rúben Almeida2021-09-21T07:58:06Z2021-04-092021-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13759TID:202753840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:38.946855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
title A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
spellingShingle A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
Neves, Rúben Almeida
Expressão gestual
Performance musical
Gesto
Movimento corporal
Saxofone
Gestural expression
Musical performance
Gestures
Body movement
Saxophone
title_short A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
title_full A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
title_fullStr A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
title_full_unstemmed A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
title_sort A expressão gestual na performance musical de um saxofonista
author Neves, Rúben Almeida
author_facet Neves, Rúben Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massarrão, José
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rúben Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão gestual
Performance musical
Gesto
Movimento corporal
Saxofone
Gestural expression
Musical performance
Gestures
Body movement
Saxophone
topic Expressão gestual
Performance musical
Gesto
Movimento corporal
Saxofone
Gestural expression
Musical performance
Gestures
Body movement
Saxophone
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21T07:58:06Z
2021-04-09
2021-04-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13759
TID:202753840
url http://hdl.handle.net/10400.21/13759
identifier_str_mv TID:202753840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133488128983040