Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3550
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 12 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_564aeb6756501d5ffbbda29c7e065910
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escolaAprendizagem EscolarEducaçãoEnsino Básico (1º Ciclo)Prática EducativaEducational PracticesSelf-RegulationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 12 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.Este relatório surge com o culminar das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que profissionaliza para a docência. Aqui procede-se à descrição e análise das práticas educativas realizadas no âmbito destas duas etapas do estágio. São apresentadas algumas atividades que se destinaram ao desenvolvimento de competências no âmbito das dimensões cognitiva, inter e intrapessoal. Essas atividades são descritas de modo a se perceber como os alunos reagiram às mesmas e como evoluíram nas competências em questão. É apresentado um breve estudo empírico, de natureza qualitativa, construído a partir de tabelas de autorregulação que foram utilizadas com os alunos no estágio do 1.º ciclo. Neste estudo são analisadas as atividades onde as tabelas foram aplicadas, bem como as expetativas e as experiências que os alunos relatam nestas últimas. Assim, os alunos teriam de expressar num primeiro momento aquilo que esperavam aprender com as atividades propostas e num segundo momento aquilo que pensaram realmente ter aprendido com essas atividades. [...].ABSTRACT: This report comes with the culmination of Educational Practices Supervised I and II of the course of Teaching Pre-School and the 1st Cycle of Elementary School, which professionalizes to teach. Here we proceed to the description and analysis of educational practices carried out under these two moments. Some activities were directed to the development of cognitive, intrapersonal, and interpersonal competencies. These activities are described in order to see how the students reacted to them and how they were evolved in the tasks. A brief empirical study is presented of a qualitative procedure, constructed from self-regulation tables that were used with students in elementary school (1.º CEB). This study analyzes the expectations and the experiences that was reported by students at the self-regulation tables. At a first moment, students had to express what they hoped to learn from the proposed activities and at a second time what they thought they really have learned from these activities. [...].Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresCâmara, Vasco Miguel Tavares Moreira2015-12-10T11:31:36Z2015-06-122015-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3550201421461porCâmara, Vasco Miguel Tavares Moreira. "Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola". 2015. 89 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:43Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:12.297829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
title Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
spellingShingle Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira
Aprendizagem Escolar
Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Educational Practices
Self-Regulation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
title_full Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
title_fullStr Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
title_full_unstemmed Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
title_sort Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
author Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira
author_facet Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serpa, Margarida Damião
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Escolar
Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Educational Practices
Self-Regulation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem Escolar
Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Educational Practices
Self-Regulation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 12 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T11:31:36Z
2015-06-12
2015-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3550
201421461
url http://hdl.handle.net/10400.3/3550
identifier_str_mv 201421461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Câmara, Vasco Miguel Tavares Moreira. "Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola". 2015. 89 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130714322501632