O contributo das social media para o desenvolvimento de PME
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9706 |
Resumo: | Em meados do século XX, com a globalização da economia assistimos ao boom da tecnologia. De um momento para o outro com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) conseguimos, em tempo real, conectarmo-nos a qualquer parte do mundo, ou seja, o mundo tornou-se numa “aldeia global”. Esta realidade não só se aplica ao nosso dia a dia, como cidadãos, como também às organizações empresariais que são atualmente sistemas abertos que interagem com todo o seu meio envolvente, deixando de serem sistemas fechados. Como tal, estas tiveram que redefinir, em termos de comunicação estratégica e de marketing, a forma como se mostram presentes e ao mundo, minimizando ao máximo os seus custos. Uma dessas formas de posicionamento utilizadas pelas organizações é o recurso às Social Media, ou redes sociais, meios e ferramentas que as ajudam a estar em contato permanente com todos os seus stakeholders e que de certa forma também contribuem para que publicitem a sua marca/organização. Nesta investigação, iremos debruçar-nos sobre algumas dessas organizações, mais concretamente, sobre algumas PME portuguesas, sendo que estas correspondem a “O conjunto das pequenas e médias empresas (até 249 pessoas ao serviço) representava, em 2014, 99,9% do número de empresas, 80,0% do pessoal ao serviço e 59,3% do volume de negócios.” (INE, 2015), e sobre uma forma de Social Media, o Facebook, por ser o instrumento que é maioritariamente usado por estas, de acordo com um estudo do ano transato (Coimbra, 2015) onde se pode citar, “O Facebook é a rede mais utilizada, mais concretamente 70% das organizações portuguesas com presença nas redes sociais tem uma página corporativa nesta redes!” Em suma, o que pretendemos apurar com esta investigação é saber se esta forma de Social Media contribui e de que modo, para o desenvolvimento de algumas organizações empresariais de pequena e média dimensão. |
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O contributo das social media para o desenvolvimento de PMESocial mediaFacebookPME´SComunicação estratégicaTICSocial mediaSMEsStrategic communicationICTGestãoEm meados do século XX, com a globalização da economia assistimos ao boom da tecnologia. De um momento para o outro com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) conseguimos, em tempo real, conectarmo-nos a qualquer parte do mundo, ou seja, o mundo tornou-se numa “aldeia global”. Esta realidade não só se aplica ao nosso dia a dia, como cidadãos, como também às organizações empresariais que são atualmente sistemas abertos que interagem com todo o seu meio envolvente, deixando de serem sistemas fechados. Como tal, estas tiveram que redefinir, em termos de comunicação estratégica e de marketing, a forma como se mostram presentes e ao mundo, minimizando ao máximo os seus custos. Uma dessas formas de posicionamento utilizadas pelas organizações é o recurso às Social Media, ou redes sociais, meios e ferramentas que as ajudam a estar em contato permanente com todos os seus stakeholders e que de certa forma também contribuem para que publicitem a sua marca/organização. Nesta investigação, iremos debruçar-nos sobre algumas dessas organizações, mais concretamente, sobre algumas PME portuguesas, sendo que estas correspondem a “O conjunto das pequenas e médias empresas (até 249 pessoas ao serviço) representava, em 2014, 99,9% do número de empresas, 80,0% do pessoal ao serviço e 59,3% do volume de negócios.” (INE, 2015), e sobre uma forma de Social Media, o Facebook, por ser o instrumento que é maioritariamente usado por estas, de acordo com um estudo do ano transato (Coimbra, 2015) onde se pode citar, “O Facebook é a rede mais utilizada, mais concretamente 70% das organizações portuguesas com presença nas redes sociais tem uma página corporativa nesta redes!” Em suma, o que pretendemos apurar com esta investigação é saber se esta forma de Social Media contribui e de que modo, para o desenvolvimento de algumas organizações empresariais de pequena e média dimensão.In the mid-twentieth century, with the globalization of the economy we have assisted to the technology boom. From one moment to the other, with the development of Information and Communication Technologies (ICT) we managed in real time, to be present across the globe, that is to say, the world has become a "global village". This reality not only applies to our daily lives as well as to business organizations that are currently open systems that interact with all their surroundings, not being closed systems. As such, they had to redefine, in terms of strategic communication and marketing, the way they become present in the business world, minimizing most of their costs. One of the ways of positioning used by organizations is the use of Social Media, or social networks, means and tools that help them to be in permanent contact with all its stakeholders and, to some extent, also contribute to advertise their brand / organization. In this investigation , we will dwell on some of these organizations , in particular, on some Portuguese SMEs , and these correspond to " The set of small and medium-sized enterprises ( up to 249 persons) represented , in 2014 , 99.9 % of number of companies , 80.0 % of persons employed and 59.3 % of turnover . " (INE , 2015 ) , and on a form of Social Media , Facebook , being the instrument that is mostly used by these , according to a study of the previous year ( Coimbra , 2015) where you can name , "Facebook is the most used network , specifically 70 % of Portuguese organizations with presence in social networks has a corporate page on this network ! " In short, we intend to establish with this research is if this form of Social Media contributes and how to develop some business organizations of small and medium size.Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Filipa Isabel Costa Rodrigues2017-03-23T16:06:19Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9706TID:201635461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:14.208031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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