INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yurchenko, Alina Oleksandrivna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104943
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_9fd3f411f8eb3b9e46b966f0ffafcca5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAISINTERNATIONALIZATION OF SME WITH THE AID OF DIGITAL TOOLSInternacionalizaçãoFerramentas DigitaisPMEGlobalizaçãoFacebook AdsInternationalizationDigital ToolsSMEsGlobalizationFacebook AdsRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaCom o começo da era digital e a globalização, a internacionalização para PMEs tornou-se um processo quase indispensável no seu ciclo de vida, as ferramentas digitais aproximaram os mercados e permitiram baixar custos de expansão do negócio. Para Freire (2020), uma vez que estão definidas as estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para o país de origem, a empresa deve analisar transpor as suas atividades para outros mercados, ou seja, a empresa deverá pensar nos processos de internacionalização e modos de entrada para novos mercados. O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito de disciplina de Estágio Curricular, visando a conclusão do segundo ciclo de estudos do Mestrado em Marketing, lecionado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, abordando o tema a internacionalização das PMEs e como as ferramentas digitais podem auxiliar este processo. A primeira abordagem do tema passa por demonstrar a importância das PMEs no mercado nacional e europeu, de seguida e de modo mais aprofundado são analisados os desafios e modelos diferentes da internacionalização. Na parte do estágio irão ser apresentados os objetivos do estágio, uma breve descrição da entidade de acolhimento e das tarefas desenvolvidas. No que diz respeito as responsabilidades assumidas, o estudo de mercado e apoio nas atividades diárias foram os essenciais para o estágio curricular.Por último, é feita uma análise crítica à revisão teórica e ao estágio, onde são abordadas as limitação e dificuldades sentidas, tal como as competências adquiridas.With the beginning of the digital age and globalization, internationalization for SMEs has become an almost indispensable process in their life cycle, digital tools have brought markets closer and allowed lower costs of business expansion. For Freire (2020), once the product-market and vertical integration strategies are defined for the country of origin, the company must analyze transposing its activities to other markets, that is, the company must think about the internationalization processes and modes of entry into new markets.This internship report was carried out within the scope of the Curricular Internship subject, aiming at the conclusion of the second cycle of studies of the Master in Marketing, taught by the Faculty of Economics of the University of Coimbra, addressing the topic of the internationalization of SMEs and how digital tools can help this process.The first approach to the topic is to demonstrate the importance of SMEs in the national and European market, then, and in more depth, the challenges and different models of internationalization are analyzed. In the internship part, the objectives of the internship will be presented, a brief description of the host entity and the tasks developed. Regarding the responsibilities assumed, the market study and support in daily activities were essential for the curricular internship. Finally, a critical analysis is made of the theoretical review and the internship, where limitations and difficulties felt, such as as the skills acquired.2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104943http://hdl.handle.net/10316/104943TID:203189841porYurchenko, Alina Oleksandrivnainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-26T23:02:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:33.785763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
INTERNATIONALIZATION OF SME WITH THE AID OF DIGITAL TOOLS
title INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
Yurchenko, Alina Oleksandrivna
Internacionalização
Ferramentas Digitais
PME
Globalização
Facebook Ads
Internationalization
Digital Tools
SMEs
Globalization
Facebook Ads
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
author Yurchenko, Alina Oleksandrivna
author_facet Yurchenko, Alina Oleksandrivna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yurchenko, Alina Oleksandrivna
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Ferramentas Digitais
PME
Globalização
Facebook Ads
Internationalization
Digital Tools
SMEs
Globalization
Facebook Ads
topic Internacionalização
Ferramentas Digitais
PME
Globalização
Facebook Ads
Internationalization
Digital Tools
SMEs
Globalization
Facebook Ads
description Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104943
http://hdl.handle.net/10316/104943
TID:203189841
url http://hdl.handle.net/10316/104943
identifier_str_mv TID:203189841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134105844056064