Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8101 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_567ee5346b45ac5699e836747975126d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8101 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacionalAdministração educacional - PortugalComunicação organizacionalMeta-avaliaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório de estágio tem como objetivo compreender e analisar os processos de gestão que ocorrem no quotidiano da organização em estudo – a Escola Nacional de equitação –, e como estes influenciam a sua prática organizacional. Para isso, aborda questões como a cultura organizacional, o perfil do gestor, o tipo de liderança exercida e os estilos de comunicação interna. Para esta análise foi necessário observar o dia-a-dia da organização de acolhimento, nomeadamente as reuniões de direção, e tomar conhecimento dos seus documentos-chave, como o regulamento interno e os estatutos, entre outros e realizar uma entrevista com o gestor da mesma. Este relatório está dividido em dois grandes temas: o primeiro, que corresponde aos processos de gestão de uma organização, acima identificados e o segundo, correspondente à meta-avaliação para a ação organizacional. A meta-avaliação surge no âmbito do projeto de estágio, na sequência das atividades que realizei na organização de acolhimento. Tendo-se tornado evidente a importância de avaliar os instrumentos avaliativos da organização, o projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da organização, no âmbito da qualidade da avaliação sistemática que fazem aos seus formandos, e desse modo contribuir para o seu desenvolvimento.This probation report aims to understand and analyze the management processes that occur daily in the organization under study – Escola Nacional de Equitação - and how they influence its organizational practice. For that, addresses issues such as organizational culture, the manager profile, the exercised leadership type and internal communication styles. For this analysis it was necessary to observe the day-to-day life of the host organization, including management meetings, take note of its key documents, such as the internal rules and statutes, among others and perform an interview with the organization manager. This internship report is divided into two main themes: the first corresponds to the management processes of an organization, identified above, and the second theme, corresponds to the meta-evaluation for organizational action. The meta-evaluation appears in this internship project following the activities that I carried out in the host organization. Having become evident the importance of assessing the organization's evaluation instruments, the project aims to contribute to the improvement of the organization, in terms of systematic evaluation quality made to its trainees and thus contribute to its development.Costa, EstelaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Cátia Liliana Barroso, 1987-2013-03-26T15:53:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:43.674645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional |
title |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional |
spellingShingle |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional Ferreira, Cátia Liliana Barroso, 1987- Administração educacional - Portugal Comunicação organizacional Meta-avaliação Relatórios de estágio de mestrado - 2012 |
title_short |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional |
title_full |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional |
title_fullStr |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional |
title_full_unstemmed |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional |
title_sort |
Os processos de gestão de uma organização e a meta-avaliação para a ação organizacional |
author |
Ferreira, Cátia Liliana Barroso, 1987- |
author_facet |
Ferreira, Cátia Liliana Barroso, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Estela Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cátia Liliana Barroso, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração educacional - Portugal Comunicação organizacional Meta-avaliação Relatórios de estágio de mestrado - 2012 |
topic |
Administração educacional - Portugal Comunicação organizacional Meta-avaliação Relatórios de estágio de mestrado - 2012 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-03-26T15:53:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8101 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134219968970752 |