Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2526 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
id |
RCAP_569406a1b6d2e9ccbf84e2e89f3040d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?Tecnologias EducativasRelação escola-famíliaTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Com a crescente e rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação e as funcionalidades da Web 2.0, muito mais acessíveis e imprescindíveis no quotidiano, questionou-se a possibilidade de através delas ser possível um relacionamento mais próximo entre a escola e a família. É nesta questão que assenta este trabalho projecto. Utilizou-se uma metodologia de trabalho projecto composta por quatro fases distintas. O enquadramento teórico, a metodologia, a análise de resultados e, por fim, as conclusões onde é feito um plano de acção com base nos dados recolhidos. O plano de acção proposto é exequível e com mais-valias para a escola como instituição de ensino, mas também de aprendizagem para os professores (nomeadamente os directores de turma), para os pais e encarregados de educação e essencialmente para os alunos, afinal são eles o núcleo principal de uma escola. Propõe-se a possibilidade de aquisição ou aprofundamento por parte dos directores de turma e dos pais e encarregados de educação de competências na área das tecnologias de informação e comunicação, com o objectivo de as usarem como meio facilitador de comunicação, em que o correio electrónico ou as redes sociais são alguns exemplos possíveis. O plano de acção passa ainda pela proposta de melhoria de algumas infra-estruturas e serviços já existentes na escola e que entretanto foram evoluindo. As tecnologias de informação e comunicação podem, de facto, ter um papel importante na aproximação entre a escola e a família.With the increasingly rapid evolution of information and communication technologies and Web 2.0 features, which are much more affordable and essential in everyday life, one question may be raised: can their use create a closer relationship between schools and families? It is upon this issue that the project is based. We use a methodology of project work consisting of four distinct phases. The theoretical framework, methodology, result analysis and finally, conclusions, where a plan is devised based on the collected data. The proposed plan is feasible and has advantages for the school not only as a teaching institution, but also as a place of learning, for teachers (including form teachers), for parents and above all for students as they are the core of a school. We propose the possibility of form teachers and parents and guardians acquiring or improving their skills in information and communication technologies, so as to use them as a communication facilitator, in which electronic mail or social networks are some possible examples. The plan also consists of the proposal for improvement of some infrastructures and services already present in the school and which have been evolving. Information and communication technologies may, in fact, have an important role in bringing schools and families together.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-2011-02-18T16:46:57Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:53.904836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? |
title |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? |
spellingShingle |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974- Tecnologias Educativas Relação escola-família Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
title_short |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? |
title_full |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? |
title_fullStr |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? |
title_full_unstemmed |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? |
title_sort |
Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família? |
author |
Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974- |
author_facet |
Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Guilhermina Lobato Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Educativas Relação escola-família Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
topic |
Tecnologias Educativas Relação escola-família Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
description |
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-18T16:46:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2526 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134172975988736 |