Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2526
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_569406a1b6d2e9ccbf84e2e89f3040d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?Tecnologias EducativasRelação escola-famíliaTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Com a crescente e rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação e as funcionalidades da Web 2.0, muito mais acessíveis e imprescindíveis no quotidiano, questionou-se a possibilidade de através delas ser possível um relacionamento mais próximo entre a escola e a família. É nesta questão que assenta este trabalho projecto. Utilizou-se uma metodologia de trabalho projecto composta por quatro fases distintas. O enquadramento teórico, a metodologia, a análise de resultados e, por fim, as conclusões onde é feito um plano de acção com base nos dados recolhidos. O plano de acção proposto é exequível e com mais-valias para a escola como instituição de ensino, mas também de aprendizagem para os professores (nomeadamente os directores de turma), para os pais e encarregados de educação e essencialmente para os alunos, afinal são eles o núcleo principal de uma escola. Propõe-se a possibilidade de aquisição ou aprofundamento por parte dos directores de turma e dos pais e encarregados de educação de competências na área das tecnologias de informação e comunicação, com o objectivo de as usarem como meio facilitador de comunicação, em que o correio electrónico ou as redes sociais são alguns exemplos possíveis. O plano de acção passa ainda pela proposta de melhoria de algumas infra-estruturas e serviços já existentes na escola e que entretanto foram evoluindo. As tecnologias de informação e comunicação podem, de facto, ter um papel importante na aproximação entre a escola e a família.With the increasingly rapid evolution of information and communication technologies and Web 2.0 features, which are much more affordable and essential in everyday life, one question may be raised: can their use create a closer relationship between schools and families? It is upon this issue that the project is based. We use a methodology of project work consisting of four distinct phases. The theoretical framework, methodology, result analysis and finally, conclusions, where a plan is devised based on the collected data. The proposed plan is feasible and has advantages for the school not only as a teaching institution, but also as a place of learning, for teachers (including form teachers), for parents and above all for students as they are the core of a school. We propose the possibility of form teachers and parents and guardians acquiring or improving their skills in information and communication technologies, so as to use them as a communication facilitator, in which electronic mail or social networks are some possible examples. The plan also consists of the proposal for improvement of some infrastructures and services already present in the school and which have been evolving. Information and communication technologies may, in fact, have an important role in bringing schools and families together.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-2011-02-18T16:46:57Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:53.904836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
title Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
spellingShingle Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-
Tecnologias Educativas
Relação escola-família
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
title_short Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
title_full Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
title_fullStr Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
title_full_unstemmed Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
title_sort Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
author Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-
author_facet Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Educativas
Relação escola-família
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
topic Tecnologias Educativas
Relação escola-família
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-18T16:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2526
url http://hdl.handle.net/10451/2526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134172975988736