A interação das crianças com dificuldades socioemocionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21918 |
Resumo: | A interação social das crianças pré-escolares é uma das áreas essenciais para o bom desenvolvimento global da criança. A competência social é um constructo multidimensional, que inclui fatores pessoais, sociais, cognitivos, emocionais e interativos na medida em que um comportamento socialmente competente decorre da interação desses fatores (Lemos & Meneses, 2002). O presente relatório resulta do estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar, que apresenta bastantes dificuldades na interação com pares e com adultos. Através do estudo efetuado, pretendemos compreender quais as dificuldades a nível da interação social, identificar estratégias a utilizar, bem como analisar a evolução verificada. Recorremos à observação naturalista da referida criança, tendo utilizado como instrumento de recolha de dados uma grelha de observação. Posteriormente, procedemos à organização e interpretação dos dados, de modo a tornarmos possível a apresentação de conclusões. Os resultados obtidos, agora apresentados neste relatório final, traduziram uma evolução ao nível do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, nomeadamente o incremento de capacidades em várias áreas e a apresentação de progressos ao nível da relação com o outro. Este estudo constituiu, ainda, uma oportunidade de reflexão que vem alertar para a necessidade de implementar mudanças na intervenção, tendo em atenção uma resposta adequada à diversidade do grupo e, em particular, às crianças que necessitam de apoios especializados / específicos. |
id |
RCAP_56ccbdc55026d15925e2a94410a2ab34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionaisEducação Pré-EscolarEmoçõesInteração SocialCompetências SociaisA interação social das crianças pré-escolares é uma das áreas essenciais para o bom desenvolvimento global da criança. A competência social é um constructo multidimensional, que inclui fatores pessoais, sociais, cognitivos, emocionais e interativos na medida em que um comportamento socialmente competente decorre da interação desses fatores (Lemos & Meneses, 2002). O presente relatório resulta do estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar, que apresenta bastantes dificuldades na interação com pares e com adultos. Através do estudo efetuado, pretendemos compreender quais as dificuldades a nível da interação social, identificar estratégias a utilizar, bem como analisar a evolução verificada. Recorremos à observação naturalista da referida criança, tendo utilizado como instrumento de recolha de dados uma grelha de observação. Posteriormente, procedemos à organização e interpretação dos dados, de modo a tornarmos possível a apresentação de conclusões. Os resultados obtidos, agora apresentados neste relatório final, traduziram uma evolução ao nível do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, nomeadamente o incremento de capacidades em várias áreas e a apresentação de progressos ao nível da relação com o outro. Este estudo constituiu, ainda, uma oportunidade de reflexão que vem alertar para a necessidade de implementar mudanças na intervenção, tendo em atenção uma resposta adequada à diversidade do grupo e, em particular, às crianças que necessitam de apoios especializados / específicos.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumFerreira, Vanessa Almeida2018-03-08T14:28:12Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21918201858126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:03.743162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais |
title |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais |
spellingShingle |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais Ferreira, Vanessa Almeida Educação Pré-Escolar Emoções Interação Social Competências Sociais |
title_short |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais |
title_full |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais |
title_fullStr |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais |
title_full_unstemmed |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais |
title_sort |
A interação das crianças com dificuldades socioemocionais |
author |
Ferreira, Vanessa Almeida |
author_facet |
Ferreira, Vanessa Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vanessa Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Emoções Interação Social Competências Sociais |
topic |
Educação Pré-Escolar Emoções Interação Social Competências Sociais |
description |
A interação social das crianças pré-escolares é uma das áreas essenciais para o bom desenvolvimento global da criança. A competência social é um constructo multidimensional, que inclui fatores pessoais, sociais, cognitivos, emocionais e interativos na medida em que um comportamento socialmente competente decorre da interação desses fatores (Lemos & Meneses, 2002). O presente relatório resulta do estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar, que apresenta bastantes dificuldades na interação com pares e com adultos. Através do estudo efetuado, pretendemos compreender quais as dificuldades a nível da interação social, identificar estratégias a utilizar, bem como analisar a evolução verificada. Recorremos à observação naturalista da referida criança, tendo utilizado como instrumento de recolha de dados uma grelha de observação. Posteriormente, procedemos à organização e interpretação dos dados, de modo a tornarmos possível a apresentação de conclusões. Os resultados obtidos, agora apresentados neste relatório final, traduziram uma evolução ao nível do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, nomeadamente o incremento de capacidades em várias áreas e a apresentação de progressos ao nível da relação com o outro. Este estudo constituiu, ainda, uma oportunidade de reflexão que vem alertar para a necessidade de implementar mudanças na intervenção, tendo em atenção uma resposta adequada à diversidade do grupo e, em particular, às crianças que necessitam de apoios especializados / específicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08T14:28:12Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21918 201858126 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21918 |
identifier_str_mv |
201858126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024467496960 |