O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patrícia Maia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3454
Resumo: A presente investigação centra-se na compreensão da ecstatic dance e a sua pertinência em contexto educativo, identificando-se as principais características deste tipo de dança capazes de contribuir para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento pessoal. Deste modo, para além da pesquisa em fontes bibliográficas, auscultamos a opinião de especialistas (entrevistas), que referiram os benefícios físicos, psicológicos, espirituais e sociais que a experiência de ecstatic dance pode promover. Através da ecstatic dance, os indivíduos podem expressar as suas emoções, ideias e pensamentos de forma não verbal, isto é, o corpo fala criando a sua própria forma de expressão. Recorremos a uma metodologia de investigação-ação através de procedimentos descritivos e qualitativos, bem como através da observação em contexto educativo de atividades performativas e reflexivas. Esta investigação permitiu concluir que a dança em geral e em particular a ecstatic dance, por ser um tipo de dança livre e facilitadora de expressão de emoções/sentimentos, promove a aceitação de si e do outro e a inclusão, sendo por isso importante abrir caminho para que o contexto educativo esteja aberto a novas dinâmicas. O clima criado pela ecstatic dance é facilitador da consciência corporal e do sentimento de autoestima e de estima pelo outro. A investigação permitiu ainda concluir que a ecstatic dance pode ser uma prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento integral e harmonioso do indivíduo e da sociedade como um todo.
id RCAP_56d1da9610dbfd7cd411dfac6984b33e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativoEcstatic danceContexto educativoConsciência corporalExpressão de emoçõesInclusãoEcstatic danceEducational contextBody awarenessExpression of emotionsInclusionA presente investigação centra-se na compreensão da ecstatic dance e a sua pertinência em contexto educativo, identificando-se as principais características deste tipo de dança capazes de contribuir para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento pessoal. Deste modo, para além da pesquisa em fontes bibliográficas, auscultamos a opinião de especialistas (entrevistas), que referiram os benefícios físicos, psicológicos, espirituais e sociais que a experiência de ecstatic dance pode promover. Através da ecstatic dance, os indivíduos podem expressar as suas emoções, ideias e pensamentos de forma não verbal, isto é, o corpo fala criando a sua própria forma de expressão. Recorremos a uma metodologia de investigação-ação através de procedimentos descritivos e qualitativos, bem como através da observação em contexto educativo de atividades performativas e reflexivas. Esta investigação permitiu concluir que a dança em geral e em particular a ecstatic dance, por ser um tipo de dança livre e facilitadora de expressão de emoções/sentimentos, promove a aceitação de si e do outro e a inclusão, sendo por isso importante abrir caminho para que o contexto educativo esteja aberto a novas dinâmicas. O clima criado pela ecstatic dance é facilitador da consciência corporal e do sentimento de autoestima e de estima pelo outro. A investigação permitiu ainda concluir que a ecstatic dance pode ser uma prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento integral e harmonioso do indivíduo e da sociedade como um todo.The present research focuses on the understanding of ecstatic dance and its pertinence in an educational context, identifying the main characteristics of this type of dance that can contribute to the promotion of well-being and personal development. In this way, besides the research in bibliographical sources, we have listened to the opinion of specialists (interviews), who have referred to the physical, psychological, spiritual and social benefits that the ecstatic dance experience can promote. Through ecstatic dance, individuals can express their emotions, ideas and thoughts in a non-verbal way, that is, the body speaks, creating its own form of expression. We used an action-research methodology through descriptive and qualitative procedures, as well as through observation in an educational context of performative and reflexive activities. This research allowed us to conclude that dance in general and in particular ecstatic dance, being a type of free dance that facilitates the expression of emotions/feelings, promotes self-acceptance, acceptance of the other and inclusion, and it is therefore important to open the way for the educational context to be open to new dynamics. The climate created by ecstatic dance facilitates body awareness and the feeling of self-esteem and esteem for others. The research also allowed us to conclude that ecstatic dance can be an educational practice, contributing to the integral and harmonious development of the individual and of society as a whole.2023-09-08T09:22:39Z2023-06-23T00:00:00Z2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3454TID:203349393porRibeiro, Patrícia Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-14T07:45:30Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:09.384682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
title O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
spellingShingle O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
Ribeiro, Patrícia Maia
Ecstatic dance
Contexto educativo
Consciência corporal
Expressão de emoções
Inclusão
Ecstatic dance
Educational context
Body awareness
Expression of emotions
Inclusion
title_short O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
title_full O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
title_fullStr O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
title_full_unstemmed O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
title_sort O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
author Ribeiro, Patrícia Maia
author_facet Ribeiro, Patrícia Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patrícia Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Ecstatic dance
Contexto educativo
Consciência corporal
Expressão de emoções
Inclusão
Ecstatic dance
Educational context
Body awareness
Expression of emotions
Inclusion
topic Ecstatic dance
Contexto educativo
Consciência corporal
Expressão de emoções
Inclusão
Ecstatic dance
Educational context
Body awareness
Expression of emotions
Inclusion
description A presente investigação centra-se na compreensão da ecstatic dance e a sua pertinência em contexto educativo, identificando-se as principais características deste tipo de dança capazes de contribuir para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento pessoal. Deste modo, para além da pesquisa em fontes bibliográficas, auscultamos a opinião de especialistas (entrevistas), que referiram os benefícios físicos, psicológicos, espirituais e sociais que a experiência de ecstatic dance pode promover. Através da ecstatic dance, os indivíduos podem expressar as suas emoções, ideias e pensamentos de forma não verbal, isto é, o corpo fala criando a sua própria forma de expressão. Recorremos a uma metodologia de investigação-ação através de procedimentos descritivos e qualitativos, bem como através da observação em contexto educativo de atividades performativas e reflexivas. Esta investigação permitiu concluir que a dança em geral e em particular a ecstatic dance, por ser um tipo de dança livre e facilitadora de expressão de emoções/sentimentos, promove a aceitação de si e do outro e a inclusão, sendo por isso importante abrir caminho para que o contexto educativo esteja aberto a novas dinâmicas. O clima criado pela ecstatic dance é facilitador da consciência corporal e do sentimento de autoestima e de estima pelo outro. A investigação permitiu ainda concluir que a ecstatic dance pode ser uma prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento integral e harmonioso do indivíduo e da sociedade como um todo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08T09:22:39Z
2023-06-23T00:00:00Z
2023-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3454
TID:203349393
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3454
identifier_str_mv TID:203349393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133559259136000