O Desenvolvimento da Compreensão Leitora nas Aulas de Português (Língua Materna) e de Espanhol (Língua Estrangeira)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6149 |
Resumo: | Reconhecendo a importância do desenvolvimento da competência leitora, nas crianças e jovens, torna-se fundamental refletir sobre esta nas aulas. Esta competência vai-se garantindo ao longo da escolaridade e no meio familiar, através do que ouvem e das próprias histórias infantis que lhes são contadas, sendo importante para despertar interesse e gosto pela leitura. À escola cabe incutir este gosto e tentar fazer destes alunos bons leitores, ajudá-los a encontrar as estratégias certas para conseguir atingir um bom nível de compreensão. Ler é compreender. É necessário que esteja bem presente na memória dos indivíduos que a leitura permite desenvolver diversas capacidades indispensáveis ao nosso dia a dia, desde saber ler um jornal ou uma revista até manter uma simples conversação. A aprendizagem da leitura implica aprender a decifrar e a compreender. O leitor competente, o bom leitor, reflete sobre a sua leitura, assim é capaz de a controlar. A escola tem um papel fundamental na promoção desta competência, tendo em conta que muitos deles apenas têm o primeiro contacto com um livro quando entram para a escola. Partindo da análise dos programas de Português e de Espanhol, e dos manuais utilizados no estágio pedagógico, pretendemos mostrar de que maneira a leitura se encontra aqui trabalhada e quais os objetivos que se pretendem atingir nesta competência. Incluiremos o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão - mais propriamente na Escola Básica Serra da Gardunha, a escola sede do agrupamento anteriormente mencionado. “Saber ler é uma condição indispensável para o sucesso individual, quer na vida escolar, quer na vida profissional”. (Sim-Sim 2007:5) |
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O Desenvolvimento da Compreensão Leitora nas Aulas de Português (Língua Materna) e de Espanhol (Língua Estrangeira)Relatório de EstágioCompreensãoDecifraçãoEstágio PedagógicoLeituraLerProgressãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasReconhecendo a importância do desenvolvimento da competência leitora, nas crianças e jovens, torna-se fundamental refletir sobre esta nas aulas. Esta competência vai-se garantindo ao longo da escolaridade e no meio familiar, através do que ouvem e das próprias histórias infantis que lhes são contadas, sendo importante para despertar interesse e gosto pela leitura. À escola cabe incutir este gosto e tentar fazer destes alunos bons leitores, ajudá-los a encontrar as estratégias certas para conseguir atingir um bom nível de compreensão. Ler é compreender. É necessário que esteja bem presente na memória dos indivíduos que a leitura permite desenvolver diversas capacidades indispensáveis ao nosso dia a dia, desde saber ler um jornal ou uma revista até manter uma simples conversação. A aprendizagem da leitura implica aprender a decifrar e a compreender. O leitor competente, o bom leitor, reflete sobre a sua leitura, assim é capaz de a controlar. A escola tem um papel fundamental na promoção desta competência, tendo em conta que muitos deles apenas têm o primeiro contacto com um livro quando entram para a escola. Partindo da análise dos programas de Português e de Espanhol, e dos manuais utilizados no estágio pedagógico, pretendemos mostrar de que maneira a leitura se encontra aqui trabalhada e quais os objetivos que se pretendem atingir nesta competência. Incluiremos o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão - mais propriamente na Escola Básica Serra da Gardunha, a escola sede do agrupamento anteriormente mencionado. “Saber ler é uma condição indispensável para o sucesso individual, quer na vida escolar, quer na vida profissional”. (Sim-Sim 2007:5)Reconociendo la importancia del desarrollo de la competencia lectora, en los niños y jóvenes, se vuelve fundamental reflejar sobre esta en las clases. Esta competencia se va garantizando a lo largo de la escolaridad y en el medio familiar, a través de lo que oyen y de las propias historias infantiles que les son historiadas, siendo muy importantes para despertar el gusto por la lectura. A la escuela le compete infundir este gusto e intentar hacer de estos buenos lectores, ayudarlos a encontrar las estrategias ciertas para conseguir alcanzar un buen nivel de comprensión. Leer es comprender. Es necesario que esté bien presente en la memoria de los individuos que la lectura permite desarrollar diversas capacidades indispensables a lo nuestro día a día, desde saber leer un periódico o una revista hacia mantener una simple conversación. El aprendizaje de la lectura implica aprender a descifrar y a comprender. El lector competente, el buen lector, reflexiona sobre su propia lectura, siendo capaz de controlarla. La escuela tiene un papel fundamental en la promoción de esta competencia, teniendo en línea de cuenta que muchos de ellos solo tienen el primer contacto con un libro cuando entran para la escuela. Partiendo del análisis de los programas de Portugués y de Español, y de los anuales utilizados en la práctica pedagógica, deseamos mostrar de qué manera la lectura se encuentra aquí trabajada y cuáles los objetivos que se pretenden alcanzar en esta competencia. Incluimos el trabajo desarrollado y los materiales utilizados a lo largo de nuestra práctica pedagógica en el Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão – más propiamente en la Escola Básica Serra da Gardunha, la escuela sede del agrupamiento anteriormente mencionado. “Saber leer es una condición indispensable para el suceso individual, sea en la vida escolar, sea en la vida profesional”. (Sim-Sim 2007:5)Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumPereira, Filipa Alexandra Pinto2018-09-04T16:16:20Z2015-10-22015-11-042015-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6149TID:201642980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:56.433137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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