O Desenvolvimento da Compreensão Leitora nas Aulas de Português (Língua Materna) e de Espanhol (Língua Estrangeira)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipa Alexandra Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6149
Resumo: Reconhecendo a importância do desenvolvimento da competência leitora, nas crianças e jovens, torna-se fundamental refletir sobre esta nas aulas. Esta competência vai-se garantindo ao longo da escolaridade e no meio familiar, através do que ouvem e das próprias histórias infantis que lhes são contadas, sendo importante para despertar interesse e gosto pela leitura. À escola cabe incutir este gosto e tentar fazer destes alunos bons leitores, ajudá-los a encontrar as estratégias certas para conseguir atingir um bom nível de compreensão. Ler é compreender. É necessário que esteja bem presente na memória dos indivíduos que a leitura permite desenvolver diversas capacidades indispensáveis ao nosso dia a dia, desde saber ler um jornal ou uma revista até manter uma simples conversação. A aprendizagem da leitura implica aprender a decifrar e a compreender. O leitor competente, o bom leitor, reflete sobre a sua leitura, assim é capaz de a controlar. A escola tem um papel fundamental na promoção desta competência, tendo em conta que muitos deles apenas têm o primeiro contacto com um livro quando entram para a escola. Partindo da análise dos programas de Português e de Espanhol, e dos manuais utilizados no estágio pedagógico, pretendemos mostrar de que maneira a leitura se encontra aqui trabalhada e quais os objetivos que se pretendem atingir nesta competência. Incluiremos o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão - mais propriamente na Escola Básica Serra da Gardunha, a escola sede do agrupamento anteriormente mencionado. “Saber ler é uma condição indispensável para o sucesso individual, quer na vida escolar, quer na vida profissional”. (Sim-Sim 2007:5)
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