O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1087 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_56f1ce4369f053bf2265d1c0ab33cd92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupoTurismoHotelariaGestão hoteleiraMarketingComunicaçãoComunicação externaDissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.O marketing assume uma grande importância para todo o tipo de empresas turísticas na medida em que se apresenta como uma ferramenta de apoio à gestão e na ajuda da definição de estratégias adequadas para o desenvolvimento das mesmas, com o objetivo principal de potenciar resultados financeiros. Desta forma, o pensamento de marketing e a estratégia de comunicação desenvolvida de forma pensada e estruturada permite colocar a empresa em melhores condições de alcançar uma maior quota de mercado que permita fazer chegar o produto ou serviço junto dos clientes e do mercado. Assim, o marketing e a comunicação devem definir um conjunto de ações de comunicação interna e externa que possam ser colocadas em prática e que permitam transmitir mensagens com o objetivo de dar a conhecer a empresa, os seus produtos e serviços de forma a provocar nos consumidores o desejo de aquisição. Para perceber de que forma é que o marketing e a comunicação podem desempenhar este papel vital para as unidades hoteleiras, procurámos recolher um conjunto de informações sobre os temas do turismo, da hotelaria, da gestão hoteleira, do marketing e da comunicação, temas estes que admitimos serem determinantes para o nosso trabalho de investigação. Para tal, foi fundamental a pesquisa de livros temáticos, a consulta de artigos publicados, a leitura de teses já realizadas sobre estes assuntos, a realização de entrevista junto da direção de unidade hoteleira de gestão familiar para recolher informações sobre como é feita a gestão do hotel e a visita aos dois tipos de hotel que foram alvo do nosso trabalho de investigação. Após a recolha e tratamento de todas as informações e conteúdos que pudessem dar resposta aos objetivos da nossa investigação, foi possível perceber que o marketing e a comunicação são um veículo de grande importância para a gestão das unidades hoteleiras.Almeida, Paulo Jorge SantosIC-OnlinePereira, Luís Miguel Martins Vieira2014-11-13T10:14:08Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1087TID:201110431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:21Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:50.659416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo |
title |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo |
spellingShingle |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo Pereira, Luís Miguel Martins Vieira Turismo Hotelaria Gestão hoteleira Marketing Comunicação Comunicação externa |
title_short |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo |
title_full |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo |
title_fullStr |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo |
title_full_unstemmed |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo |
title_sort |
O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo |
author |
Pereira, Luís Miguel Martins Vieira |
author_facet |
Pereira, Luís Miguel Martins Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Paulo Jorge Santos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luís Miguel Martins Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Hotelaria Gestão hoteleira Marketing Comunicação Comunicação externa |
topic |
Turismo Hotelaria Gestão hoteleira Marketing Comunicação Comunicação externa |
description |
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-11-13T10:14:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1087 TID:201110431 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1087 |
identifier_str_mv |
TID:201110431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136954529349632 |