Dispositivo auxiliado por robô para marcação LTA de pneus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24259 |
Resumo: | Perante a existência de não uniformidades em pneus, muitos fabricantes recorrem a máquinas industriais, como aquelas desenvolvidas na Gislotica, que identificam pontos distanciados irregularmente do centro geométrico do pneu com uma Quality Mark (QM), através de uma marcação por transferência de calor, do inglês Label Thermal Application (LTA). Estas máquinas industriais apesar de eficazes são bastante dispendiosas e rígidas, não podendo ser reprogramadas. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma alternativa mais flexível com recurso a um robô FANUC, cumprindo os requisitos impostos pela empresa. Neste sentido, foi feito um estudo das máquinas produzidas em fábrica e de outros conceitos teóricos considerados fundamentais para a compreensão do trabalho como as definições de pneu, robótica industrial e visão artificial. De seguida, iniciou-se a componente prática do estágio com a montagem da ferramenta de marcação e respetiva calibração recorrendo ao software ROBOGUIDE. A fase seguinte e mais demorada do trabalho consistiu no desenvolvimento de um programa de marcação para o robô e programação do PLC. Finalmente, foram realizados testes para validação das implementações e da viabilidade do trabalho desenvolvido. Tudo isto encontra-se devidamente documentado ao longo desta dissertação bem como as respetivas conclusões inerentes aos resultados obtidos e cumprimento dos requisitos, dificuldades encontradas e implementações de futuro. |
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Dispositivo auxiliado por robô para marcação LTA de pneusRobot-assisted device for LTA tire markingTiresindustrial machinesGisloticaQMLTAFANUC robotROBOGUIDE softwaremarking toolPLCDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaPerante a existência de não uniformidades em pneus, muitos fabricantes recorrem a máquinas industriais, como aquelas desenvolvidas na Gislotica, que identificam pontos distanciados irregularmente do centro geométrico do pneu com uma Quality Mark (QM), através de uma marcação por transferência de calor, do inglês Label Thermal Application (LTA). Estas máquinas industriais apesar de eficazes são bastante dispendiosas e rígidas, não podendo ser reprogramadas. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma alternativa mais flexível com recurso a um robô FANUC, cumprindo os requisitos impostos pela empresa. Neste sentido, foi feito um estudo das máquinas produzidas em fábrica e de outros conceitos teóricos considerados fundamentais para a compreensão do trabalho como as definições de pneu, robótica industrial e visão artificial. De seguida, iniciou-se a componente prática do estágio com a montagem da ferramenta de marcação e respetiva calibração recorrendo ao software ROBOGUIDE. A fase seguinte e mais demorada do trabalho consistiu no desenvolvimento de um programa de marcação para o robô e programação do PLC. Finalmente, foram realizados testes para validação das implementações e da viabilidade do trabalho desenvolvido. Tudo isto encontra-se devidamente documentado ao longo desta dissertação bem como as respetivas conclusões inerentes aos resultados obtidos e cumprimento dos requisitos, dificuldades encontradas e implementações de futuro.Considering the existence of non-uniformities in tires, many manufacturers resort to industrial machines, such as those developed at Gislotica, which identify point irregularly distant from the geometric center of the tire with a Quality Mark (QM), through a Label Thermal Application (LTA). These industrial machines, although effective are quite expensive and rigid, and cannot be reprogrammed. The objective of this work is to develop a more flexible alternative using a FANUC robot, while meeting the company's requirements. In this sense, a study was conducted on factory-produced machines and other theoretical concepts considered essential for understanding the work, such as the definitions of tire, industrial robotics, and computer vision. Subsequently, the practical component of the internship began with the assembly of the marking tool and its calibration using the ROBOGUIDE software. The next and more time-consuming phase of the work consisted of developing a marking program for the robot and programming the PLC. Finally, tests were conducted to validate the implementations and the feasibility of the developed work. All of this is properly documented throughout this dissertation, including the corresponding conclusions regarding the obtained results and compliance with the requirements, difficulties encountered, and future implementations.Felgueiras, Manuel Carlos Malheiro de CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Mariana Ferreira2023-12-19T09:59:27Z2023-10-182023-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24259TID:203414195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:48:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:13.118131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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