Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rúben Filipe Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7978
Resumo: O cinema e a literatura, apesar de terem linguagens distintas, estabeleceram desde muito cedo uma relação de proximidade quando a sétima arte percebeu o potencial narrativo da literatura, procurando apoiar-se num modo já consagrado de contar histórias, a literatura. Por outro lado, a literatura ao se deparar com essa nova arte do movimento, não apenas incorporou muito dela em si mesma, como também percebeu que finalmente poderia se libertar a tarefa de narrar, pois o cinema ocupava agora esse lugar, e se aventurar no campo da experimentação. A inter-relação entre literatura e cinema é consubstanciada pela adaptação, resultado de um trabalho que procura transportar os sentidos de um texto escrito para um texto audiovisual, coloca o adaptador perante uma questão normalmente alimentada pelo espectador e pela crítica em geral, que é a fidelidade do filme ao romance, sobretudo quando este tem reconhecida qualidade literária. Abordaremos os fundamentos que atribuem relevância ao critério da fidelidade, averiguando se este é importante na relação entre estas duas manifestações artísticas, literatura e cinema, e qual o papel do adaptador neste processo. Todas estas questões que pretendemos elucidar serão apoiadas pelo estudo da premiada adaptação televisiva do romance de The Handmaid´s Tale de Margaret Atwood e adaptada em 2017 por Bruce Miller. Esta análise será de carácter comparativo entre as duas obras de forma a perceber se existe diferenças em relação ao original.
id RCAP_5700bdd69571e9df709d457b3aa91ff6
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a sérieLiteraturaCinemaTransposiçãoThe Handmaid´s TaleLiteratureCinemaTranspositionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO cinema e a literatura, apesar de terem linguagens distintas, estabeleceram desde muito cedo uma relação de proximidade quando a sétima arte percebeu o potencial narrativo da literatura, procurando apoiar-se num modo já consagrado de contar histórias, a literatura. Por outro lado, a literatura ao se deparar com essa nova arte do movimento, não apenas incorporou muito dela em si mesma, como também percebeu que finalmente poderia se libertar a tarefa de narrar, pois o cinema ocupava agora esse lugar, e se aventurar no campo da experimentação. A inter-relação entre literatura e cinema é consubstanciada pela adaptação, resultado de um trabalho que procura transportar os sentidos de um texto escrito para um texto audiovisual, coloca o adaptador perante uma questão normalmente alimentada pelo espectador e pela crítica em geral, que é a fidelidade do filme ao romance, sobretudo quando este tem reconhecida qualidade literária. Abordaremos os fundamentos que atribuem relevância ao critério da fidelidade, averiguando se este é importante na relação entre estas duas manifestações artísticas, literatura e cinema, e qual o papel do adaptador neste processo. Todas estas questões que pretendemos elucidar serão apoiadas pelo estudo da premiada adaptação televisiva do romance de The Handmaid´s Tale de Margaret Atwood e adaptada em 2017 por Bruce Miller. Esta análise será de carácter comparativo entre as duas obras de forma a perceber se existe diferenças em relação ao original.Cinema and literature, although having different languages, established a relationship of closeness from an early age when the seventh art realized the narrative potential of literature, seeking to rely on an already established mode of storytelling, literature. On the other hand, literature, when faced with this new art of movement, not only embodied much of it in itself, but also realized that it could finally free itself from the task of narrating, for cinema now occupied this place, and ventured into field of experimentation. The interrelationship between literature and cinema is embodied by the adaptation, the result of a work that seeks to convey the senses of a written text to an audiovisual text, places the adapter before an issue usually fed by the viewer and the critic in general, which is the fidelity of the film to the novel, especially when it has recognized literary quality. We will approach the fundamentals that attribute relevance to the criterion of fidelity, ascertaining if this is important in the relationship between these two artistic manifestations, literature and cinema, and what the role of the adapter in this process. All of these issues we want to elucidate will be supported by the study of the award-winning television adaptation of Margaret Atwood's The Handmaid's Tale novel and adapted in 2017 by Bruce Miller. This analysis will be of a comparative nature between the two works in order to perceive if there are differences in relation to the original.Torres, RuiRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Rúben Filipe Sousa2019-09-20T07:41:23Z2019-09-162019-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7978TID:203009177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-06T02:01:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:53.972045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
title Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
spellingShingle Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
Ferreira, Rúben Filipe Sousa
Literatura
Cinema
Transposição
The Handmaid´s Tale
Literature
Cinema
Transposition
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
title_full Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
title_fullStr Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
title_full_unstemmed Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
title_sort Do papel para o ecrã: o processo de transposição The Handmaid´s Tale para a série
author Ferreira, Rúben Filipe Sousa
author_facet Ferreira, Rúben Filipe Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Rui
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rúben Filipe Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema
Transposição
The Handmaid´s Tale
Literature
Cinema
Transposition
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Literatura
Cinema
Transposição
The Handmaid´s Tale
Literature
Cinema
Transposition
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O cinema e a literatura, apesar de terem linguagens distintas, estabeleceram desde muito cedo uma relação de proximidade quando a sétima arte percebeu o potencial narrativo da literatura, procurando apoiar-se num modo já consagrado de contar histórias, a literatura. Por outro lado, a literatura ao se deparar com essa nova arte do movimento, não apenas incorporou muito dela em si mesma, como também percebeu que finalmente poderia se libertar a tarefa de narrar, pois o cinema ocupava agora esse lugar, e se aventurar no campo da experimentação. A inter-relação entre literatura e cinema é consubstanciada pela adaptação, resultado de um trabalho que procura transportar os sentidos de um texto escrito para um texto audiovisual, coloca o adaptador perante uma questão normalmente alimentada pelo espectador e pela crítica em geral, que é a fidelidade do filme ao romance, sobretudo quando este tem reconhecida qualidade literária. Abordaremos os fundamentos que atribuem relevância ao critério da fidelidade, averiguando se este é importante na relação entre estas duas manifestações artísticas, literatura e cinema, e qual o papel do adaptador neste processo. Todas estas questões que pretendemos elucidar serão apoiadas pelo estudo da premiada adaptação televisiva do romance de The Handmaid´s Tale de Margaret Atwood e adaptada em 2017 por Bruce Miller. Esta análise será de carácter comparativo entre as duas obras de forma a perceber se existe diferenças em relação ao original.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20T07:41:23Z
2019-09-16
2019-09-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7978
TID:203009177
url http://hdl.handle.net/10284/7978
identifier_str_mv TID:203009177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130314750033920