Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Leonor Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4593
Resumo: O presente relatório estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Marketing e negócios digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio decorreu ao longo de seis meses no Aero Clube da Costa Verde (ACCV), Associação sem fins lucrativos, sediada em Paramos. Os objetivos primordiais do estágio centraram-se na possibilidade de vivenciar uma experiência no mundo profissional, na aplicação, sempre que possível, dos meus conhecimentos teóricos e a consolidação dos mesmos e na aprendizagem contínua tanto na área do marketing como na do design proporcionando assim aquisição de novas competências tanto ao nível profissional como pessoal. Visto que o ACCV ainda não possuía qualquer departamento de marketing e face ao facto de vivermos cada vez mais numa era digital, era bastante visível a necessidade que estes tinham de implementarem estratégias de marketing de forma a responderem às necessidades dos seus sócios e de todo o restante público-alvo. Seguindo o que foi descrito, este relatório foca-se em todas as atividades que me foram propostos de forma a aumentar a notoriedade da marca nos segmentos B2C e para além disso trabalhar uma nova imagem desta. Para que este e todos os restantes objetivos específicos fossem realizados, primeiro foi realizado o seu enquadramento teórico, onde foram analisados diversos estudos, abordando assim todos os temas estudados e adquiridos ao longo do mestrado. Por fim, foi realizado um plano de melhorias, o qual integra possíveis sugestões de melhoria para a organização. O objetivo principal foi cumprido através das diversas ações postas em prática ao longo do estágio, como a elaboração de um plano de comunicação para a organização, a criação de um Website e a criação de perfis nas diversas redes sociais, bem como a respetiva gestão. Foram também criados diversos elementos para a comunicação offline da organização, como Flyers, cartão de visita, cartão de sócio, entre outros. Com o desenvolvimento do presente relatório e do respetivo estágio, foi possível pôr em prática os conhecimentos adquiridos no Mestrado de Marketing e Negócios Digitais, sendo importante destacar o papel fundamental da comunicação e das plataformas digitais para o crescimento de qualquer organização. O presente relatório encontra-se dividido em 4 capítulos: A introdução, revisão de literatura, abordagem prática e conclusão.
id RCAP_5733ab108dd756c1d3b0e00ed05b380a
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa VerdeMarketingMarketing digitalMarketing sem fins lucrativosComunicaçãoSocial mediaMarcaAero Clube da Costa VerdeO presente relatório estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Marketing e negócios digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio decorreu ao longo de seis meses no Aero Clube da Costa Verde (ACCV), Associação sem fins lucrativos, sediada em Paramos. Os objetivos primordiais do estágio centraram-se na possibilidade de vivenciar uma experiência no mundo profissional, na aplicação, sempre que possível, dos meus conhecimentos teóricos e a consolidação dos mesmos e na aprendizagem contínua tanto na área do marketing como na do design proporcionando assim aquisição de novas competências tanto ao nível profissional como pessoal. Visto que o ACCV ainda não possuía qualquer departamento de marketing e face ao facto de vivermos cada vez mais numa era digital, era bastante visível a necessidade que estes tinham de implementarem estratégias de marketing de forma a responderem às necessidades dos seus sócios e de todo o restante público-alvo. Seguindo o que foi descrito, este relatório foca-se em todas as atividades que me foram propostos de forma a aumentar a notoriedade da marca nos segmentos B2C e para além disso trabalhar uma nova imagem desta. Para que este e todos os restantes objetivos específicos fossem realizados, primeiro foi realizado o seu enquadramento teórico, onde foram analisados diversos estudos, abordando assim todos os temas estudados e adquiridos ao longo do mestrado. Por fim, foi realizado um plano de melhorias, o qual integra possíveis sugestões de melhoria para a organização. O objetivo principal foi cumprido através das diversas ações postas em prática ao longo do estágio, como a elaboração de um plano de comunicação para a organização, a criação de um Website e a criação de perfis nas diversas redes sociais, bem como a respetiva gestão. Foram também criados diversos elementos para a comunicação offline da organização, como Flyers, cartão de visita, cartão de sócio, entre outros. Com o desenvolvimento do presente relatório e do respetivo estágio, foi possível pôr em prática os conhecimentos adquiridos no Mestrado de Marketing e Negócios Digitais, sendo importante destacar o papel fundamental da comunicação e das plataformas digitais para o crescimento de qualquer organização. O presente relatório encontra-se dividido em 4 capítulos: A introdução, revisão de literatura, abordagem prática e conclusão.This internship report was carried out within the scope of the Master in Marketing and Digital Business at Universidade Portucalense Infante D. Henrique. The internship took place over six months at Aero Clube da Costa Verde (ACCV), a non-profit association based in Paramos. The main objectives of the internship were centered on the possibility of having an experience in the professional world, on the application, whenever possible, of my theoretical knowledge and the consolidation of the same and on the continuous learning in both the marketing and design areas, thus providing acquisition of new skills both professionally and personally. As the ACCV did not yet have any marketing department and given the fact that we are increasingly living in a digital age, the need they had to implement marketing strategies in order to respond to the needs of their members and the entire remaining target audience. Following what has been described, this report focuses on all the projects that were proposed to me in order to increase the brand's notoriety in the B2C segments and in addition to work on a new image of it. In order for this and all other specific objectives to be achieved, its theoretical framework was first carried out, where several studies were analyzed, thus addressing all the themes studied and acquired during the master's degree. Finally, an improvement plan was carried out, which includes possible improvement suggestions for the organization. The main objective was achieved through the various actions implemented during the internship, such as the elaboration of a communication plan for the organization, the creation of a Website and the creation of profiles in the various social networks, as well as the respective management. Various elements were also created for the organization's offline communication, such as flyers, business cards, membership cards, among others. This report is divided into 4 chapters: Introduction, literature review, practical approach and conclusion.2022-12-29T11:06:59Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4593porSilva, Maria Leonor Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
title Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
spellingShingle Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
Silva, Maria Leonor Santos
Marketing
Marketing digital
Marketing sem fins lucrativos
Comunicação
Social media
Marca
Aero Clube da Costa Verde
title_short Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
title_full Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
title_fullStr Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
title_full_unstemmed Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
title_sort Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
author Silva, Maria Leonor Santos
author_facet Silva, Maria Leonor Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Leonor Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing digital
Marketing sem fins lucrativos
Comunicação
Social media
Marca
Aero Clube da Costa Verde
topic Marketing
Marketing digital
Marketing sem fins lucrativos
Comunicação
Social media
Marca
Aero Clube da Costa Verde
description O presente relatório estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Marketing e negócios digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio decorreu ao longo de seis meses no Aero Clube da Costa Verde (ACCV), Associação sem fins lucrativos, sediada em Paramos. Os objetivos primordiais do estágio centraram-se na possibilidade de vivenciar uma experiência no mundo profissional, na aplicação, sempre que possível, dos meus conhecimentos teóricos e a consolidação dos mesmos e na aprendizagem contínua tanto na área do marketing como na do design proporcionando assim aquisição de novas competências tanto ao nível profissional como pessoal. Visto que o ACCV ainda não possuía qualquer departamento de marketing e face ao facto de vivermos cada vez mais numa era digital, era bastante visível a necessidade que estes tinham de implementarem estratégias de marketing de forma a responderem às necessidades dos seus sócios e de todo o restante público-alvo. Seguindo o que foi descrito, este relatório foca-se em todas as atividades que me foram propostos de forma a aumentar a notoriedade da marca nos segmentos B2C e para além disso trabalhar uma nova imagem desta. Para que este e todos os restantes objetivos específicos fossem realizados, primeiro foi realizado o seu enquadramento teórico, onde foram analisados diversos estudos, abordando assim todos os temas estudados e adquiridos ao longo do mestrado. Por fim, foi realizado um plano de melhorias, o qual integra possíveis sugestões de melhoria para a organização. O objetivo principal foi cumprido através das diversas ações postas em prática ao longo do estágio, como a elaboração de um plano de comunicação para a organização, a criação de um Website e a criação de perfis nas diversas redes sociais, bem como a respetiva gestão. Foram também criados diversos elementos para a comunicação offline da organização, como Flyers, cartão de visita, cartão de sócio, entre outros. Com o desenvolvimento do presente relatório e do respetivo estágio, foi possível pôr em prática os conhecimentos adquiridos no Mestrado de Marketing e Negócios Digitais, sendo importante destacar o papel fundamental da comunicação e das plataformas digitais para o crescimento de qualquer organização. O presente relatório encontra-se dividido em 4 capítulos: A introdução, revisão de literatura, abordagem prática e conclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T11:06:59Z
2022-12-14T00:00:00Z
2022-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4593
url http://hdl.handle.net/11328/4593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302557979312128