Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cativelli, Adriana Stefani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629
Resumo: Analisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação.
id IBDCivil_973ee29d4f7ea640cae72c312062a299
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1629
network_acronym_str IBDCivil
network_name_str Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
repository_id_str
spelling Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da InformaçãoMarketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da InformaçãoMarketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativosBiblioteconomiaMarketing em bibliotecasGestão de bibliotecasMarketing sem fins lucrativosBiblioteconomiaAnalisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação.Analisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação.Universidade Estadual de Campinas2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativaDocumental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/162910.20396/rdbci.v11i3.1629RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 3 (2013): set./dez.; 30-45RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 3 (2013): set./dez.; 30-451678-765Xreponame:Revista Brasileira de Direito Civil (Online)instname:Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)instacron:Instituto Brasileiro de Direito Civilporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629/pdf_43Cativelli, Adriana Stefaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-28T13:37:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1629Revistahttps://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdchttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oai||rbdcivil@ibdcivil.org.br2358-69742358-6974opendoar:2017-07-28T13:37:32Revista Brasileira de Direito Civil (Online) - Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
title Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
spellingShingle Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
Cativelli, Adriana Stefani
Marketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativos
Biblioteconomia
Marketing em bibliotecas
Gestão de bibliotecas
Marketing sem fins lucrativos
Biblioteconomia
title_short Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
title_full Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
title_fullStr Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
title_full_unstemmed Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
title_sort Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
author Cativelli, Adriana Stefani
author_facet Cativelli, Adriana Stefani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cativelli, Adriana Stefani
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativos
Biblioteconomia
Marketing em bibliotecas
Gestão de bibliotecas
Marketing sem fins lucrativos
Biblioteconomia
topic Marketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativos
Biblioteconomia
Marketing em bibliotecas
Gestão de bibliotecas
Marketing sem fins lucrativos
Biblioteconomia
description Analisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa
Documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629
10.20396/rdbci.v11i3.1629
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629
identifier_str_mv 10.20396/rdbci.v11i3.1629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629/pdf_43
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 3 (2013): set./dez.; 30-45
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 3 (2013): set./dez.; 30-45
1678-765X
reponame:Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
instname:Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)
instacron:Instituto Brasileiro de Direito Civil
instname_str Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)
instacron_str Instituto Brasileiro de Direito Civil
institution Instituto Brasileiro de Direito Civil
reponame_str Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
collection Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Direito Civil (Online) - Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)
repository.mail.fl_str_mv ||rbdcivil@ibdcivil.org.br
_version_ 1798675295598804992