Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629 |
Resumo: | Analisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação. |
id |
UNICAMP-4_973ee29d4f7ea640cae72c312062a299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1629 |
network_acronym_str |
UNICAMP-4 |
network_name_str |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da InformaçãoMarketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da InformaçãoMarketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativosBiblioteconomiaMarketing em bibliotecasGestão de bibliotecasMarketing sem fins lucrativosBiblioteconomiaAnalisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação.Analisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação.Universidade Estadual de Campinas2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativaDocumental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/162910.20396/rdbci.v11i3.1629RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 3 (2013): set./dez.; 30-45RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 3 (2013): set./dez.; 30-451678-765Xreponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629/pdf_43Cativelli, Adriana Stefaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-28T13:37:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1629Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbciPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oaippec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br1678-765X1678-765Xopendoar:2023-05-22T10:16:03.728157Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação |
title |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação |
spellingShingle |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação Cativelli, Adriana Stefani Marketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativos Biblioteconomia Marketing em bibliotecas Gestão de bibliotecas Marketing sem fins lucrativos Biblioteconomia |
title_short |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação |
title_full |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação |
title_fullStr |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação |
title_full_unstemmed |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação |
title_sort |
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação |
author |
Cativelli, Adriana Stefani |
author_facet |
Cativelli, Adriana Stefani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cativelli, Adriana Stefani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativos Biblioteconomia Marketing em bibliotecas Gestão de bibliotecas Marketing sem fins lucrativos Biblioteconomia |
topic |
Marketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativos Biblioteconomia Marketing em bibliotecas Gestão de bibliotecas Marketing sem fins lucrativos Biblioteconomia |
description |
Analisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa Documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629 10.20396/rdbci.v11i3.1629 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629 |
identifier_str_mv |
10.20396/rdbci.v11i3.1629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629/pdf_43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 3 (2013): set./dez.; 30-45 RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 3 (2013): set./dez.; 30-45 1678-765X reponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
collection |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br |
_version_ |
1788167557647171584 |