Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Luiza Beatriz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437
Resumo: I analyze documentaries by Chris Marker and Agnès Varda from the Nouvelle Vague period in which there is a predominance of voice over and preexisting music, especially Letter from Siberia (Marker, 1958), and Elsa la Rose (Varda, 1965). In these films I investigate the relationship between those elements and relations with the images. In these films, the voice over is a sign of modernity and the preexisting music is part of a musical collage. Both sound elements relate often ironically to the images.
id RCAP_57605521270ace0250c2510ea0acd464
oai_identifier_str oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle VagueVoz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle VagueVoz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle VagueVoz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vagueessay filmmusicvoice overChris MarkerAgnès Varda.filme-ensayomúsicavoz en offChris MarkerAgnès Varda.film-essaimusiquevoix offChris MarkerAgnès Varda.Filme-ensaiomúsica no documentáriovoz overI analyze documentaries by Chris Marker and Agnès Varda from the Nouvelle Vague period in which there is a predominance of voice over and preexisting music, especially Letter from Siberia (Marker, 1958), and Elsa la Rose (Varda, 1965). In these films I investigate the relationship between those elements and relations with the images. In these films, the voice over is a sign of modernity and the preexisting music is part of a musical collage. Both sound elements relate often ironically to the images.Analizamos documentales ensayísticos de Chris Marker y Agnès Vardade la época de la Nouvelle Vague con predomino de la voz en off y uso de música preexistente, especialmente Carta desde Siberia (Marker, 1958) y Elsa la Rose (Varda, 1965), investigando la relación de esos elementos entre sí y con las imágenes. En dichas películas, la voz en off es signo de modernidad y la música preexistente forma parte de un collage musical. Ambos elementos sonoros se relacionan muchas veces de modo irónico con las imágenes.Nous analysons des essais documentaires de Chris Marker et d´Agnès Vardade l´époque de la Nouvelle Vague avec prédominance de la voix off et l´utilisation de musique préexistante, spécialement Lettre de Sibérie (Marker, 1958) et Elsa la Rose (Varda, 1965), dans lesquels nous considérons le rapport entre ces éléments et celui entre eux et les images. Dans ces films-là, la voix off est un signe de modernité et la musique préexistante fait partie d´un collage musical. Ces éléments sonores ont unrapport souvent ironique avec les images.Analisamos documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague com predominância de voz over e uso de música preexistente, especialmente Carta da Sibéria (Marker, 1958) e Elsa la Rose (Varda, 1965), investigando a relação entre esses elementos e deles com as imagens. Nesses filmes, a voz over é signo de modernidade e a música preexistente faz parte de uma colagem musical, sendo que ambos os elementos sonoros se relacionam muitas vezes de modo irônico com as imagens.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437DOC On-line; No. 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essaiDOC On-line; Núm. 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essaiDOC On-line; No 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essaiDOC On-line; N.º 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essai1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437/291Direitos de Autor (c) 2018 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luiza Beatriz2024-03-02T05:26:36Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:59.478403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
title Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
spellingShingle Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
Alvim, Luiza Beatriz
essay film
music
voice over
Chris Marker
Agnès Varda.
filme-ensayo
música
voz en off
Chris Marker
Agnès Varda.
film-essai
musique
voix off
Chris Marker
Agnès Varda.
Filme-ensaio
música no documentário
voz over
title_short Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
title_full Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
title_fullStr Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
title_full_unstemmed Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
title_sort Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague
author Alvim, Luiza Beatriz
author_facet Alvim, Luiza Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Luiza Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv essay film
music
voice over
Chris Marker
Agnès Varda.
filme-ensayo
música
voz en off
Chris Marker
Agnès Varda.
film-essai
musique
voix off
Chris Marker
Agnès Varda.
Filme-ensaio
música no documentário
voz over
topic essay film
music
voice over
Chris Marker
Agnès Varda.
filme-ensayo
música
voz en off
Chris Marker
Agnès Varda.
film-essai
musique
voix off
Chris Marker
Agnès Varda.
Filme-ensaio
música no documentário
voz over
description I analyze documentaries by Chris Marker and Agnès Varda from the Nouvelle Vague period in which there is a predominance of voice over and preexisting music, especially Letter from Siberia (Marker, 1958), and Elsa la Rose (Varda, 1965). In these films I investigate the relationship between those elements and relations with the images. In these films, the voice over is a sign of modernity and the preexisting music is part of a musical collage. Both sound elements relate often ironically to the images.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437
url https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/437/291
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; No. 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essai
DOC On-line; Núm. 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essai
DOC On-line; No 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essai
DOC On-line; N.º 24: O FILME-ENSAIO | El filme-ensayo | The essay film | Le film-essai
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137769445916672