O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43040 |
Resumo: | Foi a partir da democratização das viagens aéreas, que se intensificaram as deslocações entre países. Essas viagens, ainda que realizadas por motivos diversos, implicam, impreterivelmente, uma escolha de um local por parte de quem viaja. Baseado nesta premissa, vivemos num contexto onde se assiste, cada vez mais, a uma concorrência entre territórios. Concorrência essa que se prende na atração de recursos essenciais à manutenção e desenvolvimento dos lugares, ou seja, a necessidade de se atraírem turistas, residentes/trabalhadores e investidores, bem como tudo aquilo que lhes é inerente. É aqui que entra a temática do marketing territorial, ferramenta que permite promover um território e destacá-lo dos demais. Potenciar um território e consequentemente atrair investidores é crucial para o seu desenvolvimento. Para que isto aconteça, as autarquias assumem um papel fundamental. Quer isto também dizer que o marketing já não é uma disciplina apenas restrita ao setor privado, orientando as suas ações para lucro; revela-se agora também como uma ferramenta estratégica essencial para uma boa gestão pública. Neste sentido, face às necessidades expostas pela Câmara Municipal de Leiria, o presente trabalho dá corpo ao estágio curricular realizado nesta instituição, desde outubro a maio do presente ano. Com efeito, durante este período integrei a Divisão de Economia e Inovação - DIEI, debruçando-me sobre a promoção do concelho de Leiria, mais concretamente, na atração de investimento ao município de Leiria. |
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Foi a partir da democratização das viagens aéreas, que se intensificaram as deslocações entre países. Essas viagens, ainda que realizadas por motivos diversos, implicam, impreterivelmente, uma escolha de um local por parte de quem viaja. Baseado nesta premissa, vivemos num contexto onde se assiste, cada vez mais, a uma concorrência entre territórios. Concorrência essa que se prende na atração de recursos essenciais à manutenção e desenvolvimento dos lugares, ou seja, a necessidade de se atraírem turistas, residentes/trabalhadores e investidores, bem como tudo aquilo que lhes é inerente. É aqui que entra a temática do marketing territorial, ferramenta que permite promover um território e destacá-lo dos demais. Potenciar um território e consequentemente atrair investidores é crucial para o seu desenvolvimento. Para que isto aconteça, as autarquias assumem um papel fundamental. Quer isto também dizer que o marketing já não é uma disciplina apenas restrita ao setor privado, orientando as suas ações para lucro; revela-se agora também como uma ferramenta estratégica essencial para uma boa gestão pública. Neste sentido, face às necessidades expostas pela Câmara Municipal de Leiria, o presente trabalho dá corpo ao estágio curricular realizado nesta instituição, desde outubro a maio do presente ano. Com efeito, durante este período integrei a Divisão de Economia e Inovação - DIEI, debruçando-me sobre a promoção do concelho de Leiria, mais concretamente, na atração de investimento ao município de Leiria. |
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