Literacia, raciocínio e pensamento estatístico com robots

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paula Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, Elsa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3746
Resumo: Neste artigo relatamos parte de um estudo mais lato cujo objetivo é compreender de que for ma o uso de tecnologias, nomeadamente robots, contribui para que os alunos desenvolvam literacia, pensamento e raciocínio estatístico e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significa do e incrementando a aprendizagem. Assumimos como fenómeno em estudo a aprendizagem da Esta tística, tendo por base o desenvolvimento da literacia, do raciocínio e do pensamento estatístico. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de matemática em que alunos de 8.º ano, de uma escola básica do Funchal, juntamente com a professora e a investigadora participante na recolha dos dados, organizaram e realizaram corridas com robots. Foi importante prover um contexto relevante, a corrida com robots, para promover nos alunos conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Assim, reco nheceram o contexto em que estes foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de racioci nar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas.
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