O conselho de cooperação educativa numa sala de jardim de infância: atores, papéis e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, Jéssica Sofia Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15776
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling O conselho de cooperação educativa numa sala de jardim de infância: atores, papéis e potencialidadesConselho de Cooperação EducativaParticipaçãoPapel das criançasPapel da equipa educativaPlaneamentoEducational cooperation councilParticipationChildren's paperRole of the educational teamPlanningRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, apresentando a investigação desenvolvida ao longo de quatro meses num contexto de Jardim de Infância (JI), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e seis anos. Integra ainda, uma reflexão pessoal sobre a importância deste percurso na construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância. Ao longo da minha prática, fui observando que as crianças, na Organização Socioeducativa onde estive, são muito participativas e têm uma voz ativa no planeamento das atividades, sendo visível, por exemplo, no Conselho de Cooperação Educativa realizado semanalmente, momento esse que despertou a minha curiosidade e que considerei relevante para realizar um estudo de caso centrado, principalmente, nos atores, nos papéis e nas potencialidades desse momento. O presente estudo apresenta os seguintes objetivos: (i) caracterizar e analisar as formas de participação das crianças no Conselho de Cooperação Educativa; (ii) analisar de que forma o Conselho pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças; (iii) descrever e analisar de que forma o momento do Conselho de Cooperação Educativa é utilizado pela equipa educativa para promover o envolvimento das crianças no planeamento das atividades. Considerando os propósitos do estudo, optou-se por seguir uma abordagem de natureza qualitativa ou interpretativa assente na metodologia do estudo de caso. Para a recolha de dados, recorreu-se à observação indireta, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturas à equipa educativa da sala, à observação direta participante com os registos das notas de campo diárias e à observação direta não participante e naturalista através dos momentos do Conselho de Cooperação Educativa. Os dados qualitativos foram tratados através da análise de conteúdo, tendo sido os dados quantitativos sujeitos a um tratamento estatístico, nomeadamente contagem de frequências. Os dados recolhidos destacam a importância do Conselho de Cooperação Educativa no que diz respeito à participação ativa das crianças no planeamento e no seu desenvolvimento e aprendizagem. Os dados revelam ainda como a equipa educativa da sala utiliza este momento para o planeamento. Com efeito, observou-se que as crianças têm um papel ativo no Conselho, que se destaca sobretudo nos momentos de resolução de conflitos, e que a equipa educativa tem um papel mediador, dando oportunidade às crianças de participarem livremente, exporem as suas opiniões e apresentarem sugestões. No momento do planeamento, as crianças têm a oportunidade de sugerir atividades que desejavam realizar, mostrando os seus interesses, sendo estes valorizados e tidos em conta pela equipa educativa, mostrando o papel ativo da criança no seu processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT This report comes within the scope of Supervised Professional Practice II, presenting the research developed over four months in a Kindergarten (JI) context, with a group of children aged between four and six years. It also includes a personal reflection on the importance of this path in the construction of my professional identity as a future kindergarten teacher. Throughout my practice, I observed that children, in the Socio-Educational Organization where I was, are very participative and have an active voice in the planning of activities, being visible, for example, in the Educational Cooperation Council held weekly, a moment that aroused the my curiosity and that I considered relevant to carry out a case study focused mainly on the actors, roles and potentialities of that moment. The present study has the following objectives: (i) to characterize and analyze the ways in which children participate in the Educational Cooperation Council; (ii) analyze how the Council can contribute to children's development and learning; (iii) describe and analyze how the moment of the Educational Cooperation Council is used by the educational team to promote the involvement of children in the planning of activities. Considering the purposes of the study, it was decided to follow a qualitative or interpretative approach based on the methodology of the case study. For data collection, indirect observation was used, with semi-structured interviews carried out with the classroom's educational team, direct participant observation with the records of daily field notes and direct non-participant and naturalistic observation through the moments of the Board of Directors. Educational Cooperation. Qualitative data were treated through content analysis, with quantitative data subjected to statistical treatment, namely frequency counting. The data collected highlights the importance of the Educational Cooperation Council with regard to the active participation of children in planning and in their development and learning. The data also reveal how the classroom's educational team uses this moment for planning. Indeed, it was observed that children have an active role in the Council, which stands out especially in moments of conflict resolution, and that the educational team has a mediating role, giving children the opportunity to participate freely, express their opinions and submit suggestions. At the time of planning, children have the opportunity to suggest activities they wish to carry out, showing their interests, which are valued and taken into account by the educational team, showing the child's active role in their teaching-learning process.Friães, RitaRCIPLMonte, Jéssica Sofia Santos2023-03-09T09:29:46Z2022-09-132022-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15776TID:203195388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.464996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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