O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ana Catarina Beira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16799
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f39351126aa5e9a5476100bb97795f64
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da equipa educativa na inclusão de todas as criançasCriançasNecessidades educativas especiaisInclusãoPapel da equipa educativa.ChildrenSpecial educational needsInclusionRole of the educational teamRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. A PPS II ocorreu num Jardim de Infância privado no concelho de Sintra, numa sala de Jardim de Infância com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. O documento pretende ilustrar todo o processo de reflexão, intervenção e investigação realizados, mobilizando e articulando conhecimentos que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. O grupo de crianças com o qual intervim contemplava duas crianças com algumas Necessidades Educativas Especiais (NEE) que, frequentemente, se isolavam das restantes crianças. Face ao exposto, tomei a decisão de realizar uma investigação em torno da seguinte problemática: o papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças. No que se refere à metodologia adotada, realizei um estudo de natureza exploratória, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta e participante (com a elaboração de notas de campo, reflexões semanais e registos fotográficos) e ii) uma entrevista à educadora cooperante (com a elaboração de um guião semiestruturado). Os resultados obtidos parecem apontar para as seguintes conclusões: i) verifica-se alguma rejeição de algumas crianças pelos seus pares, no que diz respeito às brincadeiras e ii) existe ainda a necessidade de sensibilizar e consciencializar os/as profissionais de educação para a inclusão de todas as crianças, para que estas tenham as mesmas oportunidades, sendo fulcral o papel da equipa educativa neste processo.This report stems from the Supervised Professional Practice II (PPS II) of the 2nd year of the Master in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Lisboa. PPS II took place in a private kindergarten in the municipality of Sintra, in a kindergarten room with a group of 20 children aged between 3 and 4 years old. The document intends to illustrate the entire process of reflection, intervention and investigation carried out, mobilizing and articulating knowledge that contributed to my professional development. The group of children with whom I intervened, included two children with Special Educational Needs (NEE) who often isolated themselves from the other children. In view of the above, I decided to carry out an investigation around the following problem: the role of the educational team in the inclusion of all children. Regarding the methodology adopted, I conducted a explorative study, using the following data collection techniques: i) direct and participant observation (with the elaboration of field notes, weekly reflections, and photographic records), and ii) an interview with the cooperating educator (with the elaboration of a semi-structured script). The results obtained seem to point to the following conclusions: i) there is some rejection of some children by their peers, regarding to playing and ii) there is still a need to sensitize and raise awareness among education professionals for the inclusion of all children, so that they have the same opportunities, and the role of the educational team is essential in this process.Simões, AnaRCIPLJesus, Ana Catarina Beira de2024-01-08T13:52:24Z2023-11-222023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16799TID:203452844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:14.689072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
title O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
spellingShingle O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
Jesus, Ana Catarina Beira de
Crianças
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Papel da equipa educativa.
Children
Special educational needs
Inclusion
Role of the educational team
title_short O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
title_full O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
title_fullStr O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
title_full_unstemmed O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
title_sort O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças
author Jesus, Ana Catarina Beira de
author_facet Jesus, Ana Catarina Beira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ana Catarina Beira de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Papel da equipa educativa.
Children
Special educational needs
Inclusion
Role of the educational team
topic Crianças
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Papel da equipa educativa.
Children
Special educational needs
Inclusion
Role of the educational team
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
2023-11-22T00:00:00Z
2024-01-08T13:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16799
TID:203452844
url http://hdl.handle.net/10400.21/16799
identifier_str_mv TID:203452844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136794686521344