Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuchuryanu, Hanna Mariya
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7165
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico,
id RCAP_ebabaea36907007d987aa9516341c70e
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textualEscritaTexto narrativoPlanificaçãoRevisãoWritingNarrative textPlanningRevisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico,O presente relatório da prática supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta um estudo realizado numa sala de primeiro ciclo do ensino básico. O objetivo do estudo foi melhorar a qualidade da escrita dos alunos, respondendo às seguintes questões de investigação: Será que a implementação da planificação e revisão textual contribui para a melhoria da qualidade da produção de textos narrativos? De que forma pode ser feita esta implementação? Participaram neste estudo 25 alunos (16 do sexo feminino e 9 do sexo masculino) do 3.º ano de escolaridade. A recolha de dados assentou na observação natural, sistemática e participativa em atividades de escrita sob diferentes condições de produção, nas quais iam sendo gradualmente introduzidos guiões orientadores da planificação e revisão. Os resultados mostraram que a qualidade dos textos narrativos dos alunos melhorou e permitiram retirar algumas conclusões sobre o papel do professor neste processo.This report was carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and presents a study carried out in a primary school classroom. The study objective was to improve the quality of students’ writing, answering the following questions: Does the implementation of textual planning and revision contribute to improve the quality of narrative texts? How can this implementation be done? The participants were 25 students (16 females and 9 males) attending the 3rd year of primary school. The data collection of the research carried out was based on the natural, systematic and participatory observation of writing activities under different production conditions, where guiding guides of planning and revision were gradually introduced. The results showed that the quality of students’ narrative texts was improved and allowed to draw some conclusions regarding the teachers’ role in this process.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAKuchuryanu, Hanna Mariya2019-09-13T11:06:14Z2019-07-17T00:00:00Z2019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7165202274446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:59.406489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
title Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
spellingShingle Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
Kuchuryanu, Hanna Mariya
Escrita
Texto narrativo
Planificação
Revisão
Writing
Narrative text
Planning
Revision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
title_full Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
title_fullStr Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
title_full_unstemmed Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
title_sort Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
author Kuchuryanu, Hanna Mariya
author_facet Kuchuryanu, Hanna Mariya
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuchuryanu, Hanna Mariya
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Texto narrativo
Planificação
Revisão
Writing
Narrative text
Planning
Revision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escrita
Texto narrativo
Planificação
Revisão
Writing
Narrative text
Planning
Revision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico,
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-13T11:06:14Z
2019-07-17T00:00:00Z
2019-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7165
202274446
url http://hdl.handle.net/10400.12/7165
identifier_str_mv 202274446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130111187877888