Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7165 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, |
id |
RCAP_ebabaea36907007d987aa9516341c70e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textualEscritaTexto narrativoPlanificaçãoRevisãoWritingNarrative textPlanningRevisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico,O presente relatório da prática supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta um estudo realizado numa sala de primeiro ciclo do ensino básico. O objetivo do estudo foi melhorar a qualidade da escrita dos alunos, respondendo às seguintes questões de investigação: Será que a implementação da planificação e revisão textual contribui para a melhoria da qualidade da produção de textos narrativos? De que forma pode ser feita esta implementação? Participaram neste estudo 25 alunos (16 do sexo feminino e 9 do sexo masculino) do 3.º ano de escolaridade. A recolha de dados assentou na observação natural, sistemática e participativa em atividades de escrita sob diferentes condições de produção, nas quais iam sendo gradualmente introduzidos guiões orientadores da planificação e revisão. Os resultados mostraram que a qualidade dos textos narrativos dos alunos melhorou e permitiram retirar algumas conclusões sobre o papel do professor neste processo.This report was carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and presents a study carried out in a primary school classroom. The study objective was to improve the quality of students’ writing, answering the following questions: Does the implementation of textual planning and revision contribute to improve the quality of narrative texts? How can this implementation be done? The participants were 25 students (16 females and 9 males) attending the 3rd year of primary school. The data collection of the research carried out was based on the natural, systematic and participatory observation of writing activities under different production conditions, where guiding guides of planning and revision were gradually introduced. The results showed that the quality of students’ narrative texts was improved and allowed to draw some conclusions regarding the teachers’ role in this process.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAKuchuryanu, Hanna Mariya2019-09-13T11:06:14Z2019-07-17T00:00:00Z2019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7165202274446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:59.406489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual |
title |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual |
spellingShingle |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual Kuchuryanu, Hanna Mariya Escrita Texto narrativo Planificação Revisão Writing Narrative text Planning Revision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual |
title_full |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual |
title_fullStr |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual |
title_full_unstemmed |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual |
title_sort |
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual |
author |
Kuchuryanu, Hanna Mariya |
author_facet |
Kuchuryanu, Hanna Mariya |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuchuryanu, Hanna Mariya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Texto narrativo Planificação Revisão Writing Narrative text Planning Revision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escrita Texto narrativo Planificação Revisão Writing Narrative text Planning Revision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13T11:06:14Z 2019-07-17T00:00:00Z 2019-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/7165 202274446 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/7165 |
identifier_str_mv |
202274446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130111187877888 |