Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Gonçalves Fernandes Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/25989
Resumo: Fundada em 1756, a Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, é a mais antiga fábrica de queijadas de Sintra, onde as suas especialidades são, sobretudo, as queijadas e os travesseiros. Com o crescente aumento de turistas naquela histórica e charmosa vila, e com a consequente expansão significativa dos alojamentos turísticos, Sintra tornou-se uma paragem obrigatória para todos os turistas cujo périplo inclui Lisboa ou Cascais. Deste modo, e no intuito de atrair e potenciar cada da vez mais os visitantes à Sapa torna-se necessário efetuar reajustamentos constantes ao longo do tempo. Neste contexto, revela-se imperiosa a expansão do espaço e o aumento da notoriedade da marca, para que os turistas possam optar por comprar queijadas na Sapa e não noutra das fábricas da vila. É, pois, com este desiderato que se esboça o presente plano de negócios. Desta forma, e no sentido de prosseguir os objetivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da análise de conteúdos a 489 comentários de clientes, recorrendo ao software Leximancer. Através dos resultados obtidos, foi definida a estratégia a adotar e realizado o respetivo plano financeiro para analisar a viabilidade do projeto. Este plano de expansão do espaço e aumento da notoriedade da marca, considera um investimento total de 69.795,50€, apresentando um VAL de 121.487,92€, uma TIR de 8,32% e um payback period de 2 anos, 9 meses e 22 dias, o que permitiu concluir pela respetiva viabilidade do projeto.
id RCAP_57d9e3519e2d33bcf865610783411946
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da SapaPlano de negócio -- Business planExpansãoCanal HorecaSintraExpansionHoreca channelFundada em 1756, a Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, é a mais antiga fábrica de queijadas de Sintra, onde as suas especialidades são, sobretudo, as queijadas e os travesseiros. Com o crescente aumento de turistas naquela histórica e charmosa vila, e com a consequente expansão significativa dos alojamentos turísticos, Sintra tornou-se uma paragem obrigatória para todos os turistas cujo périplo inclui Lisboa ou Cascais. Deste modo, e no intuito de atrair e potenciar cada da vez mais os visitantes à Sapa torna-se necessário efetuar reajustamentos constantes ao longo do tempo. Neste contexto, revela-se imperiosa a expansão do espaço e o aumento da notoriedade da marca, para que os turistas possam optar por comprar queijadas na Sapa e não noutra das fábricas da vila. É, pois, com este desiderato que se esboça o presente plano de negócios. Desta forma, e no sentido de prosseguir os objetivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da análise de conteúdos a 489 comentários de clientes, recorrendo ao software Leximancer. Através dos resultados obtidos, foi definida a estratégia a adotar e realizado o respetivo plano financeiro para analisar a viabilidade do projeto. Este plano de expansão do espaço e aumento da notoriedade da marca, considera um investimento total de 69.795,50€, apresentando um VAL de 121.487,92€, uma TIR de 8,32% e um payback period de 2 anos, 9 meses e 22 dias, o que permitiu concluir pela respetiva viabilidade do projeto.Founded in 1756, Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, is the oldest traditional bakery in Sintra, where its specialties are, above all, queijadas and travesseiros. Mainly to the growing number of travellers in this historic and charming village and the consequent expansion of tourist accommodation, Sintra became a mandatory stop for tourists whose tours include Lisbon or Cascais. To attract more visitors to Sapa, it is necessary to make adjustments over time. In this context, it is vital to expand the space and increase brand awareness, so that tourists can choose to buy queijadas in Sapa and not in other factories in the village. It is, therefore, with this objective that this business plan is outlined. To accomplish the study objectives, a qualitative methodology was used, through content analysis of 489 customer reviews, using the Leximancer software. The results guided the strategy and defined the financial plan to analyze the project's viability. This financial plan includes a new space and an increase in brand awareness considering a total investment of 69.795,50€, the project has an NPV of 121.487,92€, an IRR of 8.32% and a payback period of 2 years, 9 months, and 22 days, which allowed to assess and conclude the project's feasibility.2022-08-09T12:07:54Z2022-07-22T00:00:00Z2022-07-222022-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/25989TID:203043790porSoares, Maria Gonçalves Fernandes Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:09.294528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
title Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
spellingShingle Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
Soares, Maria Gonçalves Fernandes Neves
Plano de negócio -- Business plan
Expansão
Canal Horeca
Sintra
Expansion
Horeca channel
title_short Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
title_full Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
title_fullStr Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
title_full_unstemmed Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
title_sort Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
author Soares, Maria Gonçalves Fernandes Neves
author_facet Soares, Maria Gonçalves Fernandes Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Gonçalves Fernandes Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócio -- Business plan
Expansão
Canal Horeca
Sintra
Expansion
Horeca channel
topic Plano de negócio -- Business plan
Expansão
Canal Horeca
Sintra
Expansion
Horeca channel
description Fundada em 1756, a Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, é a mais antiga fábrica de queijadas de Sintra, onde as suas especialidades são, sobretudo, as queijadas e os travesseiros. Com o crescente aumento de turistas naquela histórica e charmosa vila, e com a consequente expansão significativa dos alojamentos turísticos, Sintra tornou-se uma paragem obrigatória para todos os turistas cujo périplo inclui Lisboa ou Cascais. Deste modo, e no intuito de atrair e potenciar cada da vez mais os visitantes à Sapa torna-se necessário efetuar reajustamentos constantes ao longo do tempo. Neste contexto, revela-se imperiosa a expansão do espaço e o aumento da notoriedade da marca, para que os turistas possam optar por comprar queijadas na Sapa e não noutra das fábricas da vila. É, pois, com este desiderato que se esboça o presente plano de negócios. Desta forma, e no sentido de prosseguir os objetivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da análise de conteúdos a 489 comentários de clientes, recorrendo ao software Leximancer. Através dos resultados obtidos, foi definida a estratégia a adotar e realizado o respetivo plano financeiro para analisar a viabilidade do projeto. Este plano de expansão do espaço e aumento da notoriedade da marca, considera um investimento total de 69.795,50€, apresentando um VAL de 121.487,92€, uma TIR de 8,32% e um payback period de 2 anos, 9 meses e 22 dias, o que permitiu concluir pela respetiva viabilidade do projeto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09T12:07:54Z
2022-07-22T00:00:00Z
2022-07-22
2022-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/25989
TID:203043790
url http://hdl.handle.net/10071/25989
identifier_str_mv TID:203043790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134730405281792