Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cristiano César Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24394
Resumo: Em Portugal, a educação artística integra o currículo do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB) e é considerada uma área fundamental para o desenvolvimento holístico das crianças, com destaque no desenvolvimento de algumas competências previstas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, como pensamento crítico e pensamento criativo, sensibilidade estética e artística, consciência e domínio do corpo e informação e comunicação. A educação artística, ao ser trabalhada em simultâneo com outras áreas numa ótica de integração curricular, acarreta inúmeros benefícios para a concretização de aprendizagens significativas. Mas, o que acontece nos contextos de prática profissional? Com o principal objetivo de compreender a importância da educação artística no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças no 1º CEB, foi realizado um estudo de caso num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a dez professoras do 1º CEB, três das quais com cargos de gestão intermédia. As principais conclusões apontam para: consenso entre os docentes participantes acerca da importância da educação artística na construção de uma visão integrada de diferentes áreas do conhecimento; escassez de práticas que corroborem a referida perspetiva; das práticas implementadas, os participantes evidenciaram uma sobrevalorização das artes visuais em detrimento de outras áreas artísticas; práticas de avaliação pouco diversificadas; inexistência de dinâmicas de trabalho colaborativo entre os docentes; falta de oportunidades de formação contínua específica nas diferentes áreas da educação artística; escassez de recursos humanos e materiais. Destas conclusões foi possível fazer um diagnóstico de necessidades a partir do qual foi traçado um plano de ação que visa a melhoria das práticas, reforçando o potencial da educação artística no desenvolvimento holístico das crianças e, consequentemente, na construção de uma base sólida para o sucesso pessoal, académico e profissional de cada indivíduo.
id RCAP_582423d02620146217c9317ed52cf5a4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino BásicoCurrículo1º CEBFormação holísticaEducação artísticaArticulação curricularCurriculumPrimary schoolHolistic trainingArtistic educationCurricular articulationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEm Portugal, a educação artística integra o currículo do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB) e é considerada uma área fundamental para o desenvolvimento holístico das crianças, com destaque no desenvolvimento de algumas competências previstas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, como pensamento crítico e pensamento criativo, sensibilidade estética e artística, consciência e domínio do corpo e informação e comunicação. A educação artística, ao ser trabalhada em simultâneo com outras áreas numa ótica de integração curricular, acarreta inúmeros benefícios para a concretização de aprendizagens significativas. Mas, o que acontece nos contextos de prática profissional? Com o principal objetivo de compreender a importância da educação artística no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças no 1º CEB, foi realizado um estudo de caso num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a dez professoras do 1º CEB, três das quais com cargos de gestão intermédia. As principais conclusões apontam para: consenso entre os docentes participantes acerca da importância da educação artística na construção de uma visão integrada de diferentes áreas do conhecimento; escassez de práticas que corroborem a referida perspetiva; das práticas implementadas, os participantes evidenciaram uma sobrevalorização das artes visuais em detrimento de outras áreas artísticas; práticas de avaliação pouco diversificadas; inexistência de dinâmicas de trabalho colaborativo entre os docentes; falta de oportunidades de formação contínua específica nas diferentes áreas da educação artística; escassez de recursos humanos e materiais. Destas conclusões foi possível fazer um diagnóstico de necessidades a partir do qual foi traçado um plano de ação que visa a melhoria das práticas, reforçando o potencial da educação artística no desenvolvimento holístico das crianças e, consequentemente, na construção de uma base sólida para o sucesso pessoal, académico e profissional de cada indivíduo.In Portugal, artistic education is part of the curriculum of primary school and is considered a fundamental area for the holistic development of children, with emphasis on the development of some skills foreseen in the profile of students leaving schooling, such as critical thinking and creative thinking, aesthetic and artistic sensitivity, awareness and control of the body and information and communication. Artistic education, when worked simultaneously with other areas from a curricular integration perspective, brings numerous benefits for the achievement of significant learning. But what happens in professional practice contexts? With the main objective of understanding the importance of artistic education in the cognitive, emotional and social development of children, a case study was carried out in a group of schools in the district of Aveiro. In methodological terms, we opted for a qualitative study, using semi-structured interviews with ten teachers from primary school, three of whom held middle management positions. The main conclusions point to: consensus among participating teachers about the importance of artistic education in building an integrated vision of different areas of knowledge; lack of practices that corroborate this perspective; from the practices implemented, participants showed an overvaluation of visual arts compared to other artistic areas; assessment practices that are not very diverse; lack of collaborative work dynamics between teachers; lack of specific continuing training opportunities in different areas of artistic education; scarcity of human and material resources. From these conclusions, it was possible to make a diagnosis of needs, from which an action plan was drawn up to improve practices, reinforcing the potential of artistic education in the holistic development of children and, consequently, in building a solid foundation for personal, academic and professional success of each individual.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Inês SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Cristiano César Ferreira2024-01-04T14:25:57Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24394TID:203474970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:09.106594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
title Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
spellingShingle Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
Moreira, Cristiano César Ferreira
Currículo
1º CEB
Formação holística
Educação artística
Articulação curricular
Curriculum
Primary school
Holistic training
Artistic education
Curricular articulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
title_full Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
title_fullStr Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
title_full_unstemmed Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
title_sort Da imaginação à realização. Práticas de expressão artística no Ensino Básico
author Moreira, Cristiano César Ferreira
author_facet Moreira, Cristiano César Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Inês Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cristiano César Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
1º CEB
Formação holística
Educação artística
Articulação curricular
Curriculum
Primary school
Holistic training
Artistic education
Curricular articulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
1º CEB
Formação holística
Educação artística
Articulação curricular
Curriculum
Primary school
Holistic training
Artistic education
Curricular articulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Em Portugal, a educação artística integra o currículo do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB) e é considerada uma área fundamental para o desenvolvimento holístico das crianças, com destaque no desenvolvimento de algumas competências previstas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, como pensamento crítico e pensamento criativo, sensibilidade estética e artística, consciência e domínio do corpo e informação e comunicação. A educação artística, ao ser trabalhada em simultâneo com outras áreas numa ótica de integração curricular, acarreta inúmeros benefícios para a concretização de aprendizagens significativas. Mas, o que acontece nos contextos de prática profissional? Com o principal objetivo de compreender a importância da educação artística no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças no 1º CEB, foi realizado um estudo de caso num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a dez professoras do 1º CEB, três das quais com cargos de gestão intermédia. As principais conclusões apontam para: consenso entre os docentes participantes acerca da importância da educação artística na construção de uma visão integrada de diferentes áreas do conhecimento; escassez de práticas que corroborem a referida perspetiva; das práticas implementadas, os participantes evidenciaram uma sobrevalorização das artes visuais em detrimento de outras áreas artísticas; práticas de avaliação pouco diversificadas; inexistência de dinâmicas de trabalho colaborativo entre os docentes; falta de oportunidades de formação contínua específica nas diferentes áreas da educação artística; escassez de recursos humanos e materiais. Destas conclusões foi possível fazer um diagnóstico de necessidades a partir do qual foi traçado um plano de ação que visa a melhoria das práticas, reforçando o potencial da educação artística no desenvolvimento holístico das crianças e, consequentemente, na construção de uma base sólida para o sucesso pessoal, académico e profissional de cada indivíduo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-04T14:25:57Z
2323
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24394
TID:203474970
url http://hdl.handle.net/10400.22/24394
identifier_str_mv TID:203474970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136793745948672