Veículo híbrido de transporte pessoal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10007 |
Resumo: | Um velomobile corresponde a um veículo de propulsão humana com carenagem parcial ou completa e uma posição confortável de condução reclinada ou semi-reclinada. Esta definição abrange os carros a pedais que surgiram inicialmente como uma alternativa mais económica ao automóvel. O primeiro carro a pedal e com carenagem bem documentado foi o Velocar de Charles Mochet, utilizado como veículo de transporte próprio e testado em corridas de bicicletas onde a sua instabilidade em curva a velocidades mais elevadas facilmente atingíveis provou ser uma desvantagem. Para colmatar este facto, foi desenvolvido por Mochet um veículo de duas rodas com uma posição reclinada de condução designado de Velo Velocar (atualmente conhecido como bicicleta reclinada). Ambos os veículos, Velocar e bicicleta reclinada, estão hoje associados ao termo velomobile moderno projetado para ser um veículo prático e seguro. Como exemplo de velomobile moderno temos o Allweder, cujo princípio de construção serviu como base de inspiração para o desenvolvimento de outros velomobiles cuja velocidade se tornou no principal foco de produção, sacrificando características funcionais importantes como a estabilidade em curva, capacidade de travagem, tração na roda traseira, acesso ao veículo, visibilidade e manobrabilidade. Neste sentido, surge a necessidade de projetar um velomobile com a capacidade de colmatar estas desvantagens. Os veículos Tilting three-wheeler representam o conceito mais promissor, pois possuem um mecanismo que lhes confere a capacidade de inclinação e, por conseguinte, maior estabilidade em curva a velocidades mais elevadas. No entanto, a baixas velocidades estes veículos tornam-se instáveis e no momento da sua imobilização, o condutor é obrigado a colocar os pés no chão. Desta forma, um velomobile com um sistema que o permita inclinar em curva independentemente da velocidade a que circule, torna-se uma excelente solução alternativa aos problemas de instabilidade em curva. Para desenvolver um velomobile deste tipo, foram implementados um conjunto de especificações tais como: uma configuração Tadpole, uma posição de condução reclinada, um sistema de direção do tipo Under seat steering, um sistema de suspensão de duplo triângulo onde foi adaptado um mecanismo em paralelogramo que permite a inclinação do veículo em curva, uma carenagem envolvente, um motor elétrico auxiliar, um sistema de transmissão por corrente e dois sistemas de travagem hidráulica independentes. O veículo desenvolvido de acordo com os parâmetros selecionados parece ser o ideal para colmatar os problemas de insegurança gerados por um típico velomobile. |
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Veículo híbrido de transporte pessoalForças de Resistência Ao MovimentoGeometria de AckermannMecanismo Em ParalelogramoSuspensão de Duplo TriânguloTilting Three-WheelerVeículo de Propulsão HumanaVelomobileDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia EletromecânicaUm velomobile corresponde a um veículo de propulsão humana com carenagem parcial ou completa e uma posição confortável de condução reclinada ou semi-reclinada. Esta definição abrange os carros a pedais que surgiram inicialmente como uma alternativa mais económica ao automóvel. O primeiro carro a pedal e com carenagem bem documentado foi o Velocar de Charles Mochet, utilizado como veículo de transporte próprio e testado em corridas de bicicletas onde a sua instabilidade em curva a velocidades mais elevadas facilmente atingíveis provou ser uma desvantagem. Para colmatar este facto, foi desenvolvido por Mochet um veículo de duas rodas com uma posição reclinada de condução designado de Velo Velocar (atualmente conhecido como bicicleta reclinada). Ambos os veículos, Velocar e bicicleta reclinada, estão hoje associados ao termo velomobile moderno projetado para ser um veículo prático e seguro. Como exemplo de velomobile moderno temos o Allweder, cujo princípio de construção serviu como base de inspiração para o desenvolvimento de outros velomobiles cuja velocidade se tornou no principal foco de produção, sacrificando características funcionais importantes como a estabilidade em curva, capacidade de travagem, tração na roda traseira, acesso ao veículo, visibilidade e manobrabilidade. Neste sentido, surge a necessidade de projetar um velomobile com a capacidade de colmatar estas desvantagens. Os veículos Tilting three-wheeler representam o conceito mais promissor, pois possuem um mecanismo que lhes confere a capacidade de inclinação e, por conseguinte, maior estabilidade em curva a velocidades mais elevadas. No entanto, a baixas velocidades estes veículos tornam-se instáveis e no momento da sua imobilização, o condutor é obrigado a colocar os pés no chão. Desta forma, um velomobile com um sistema que o permita inclinar em curva independentemente da velocidade a que circule, torna-se uma excelente solução alternativa aos problemas de instabilidade em curva. Para desenvolver um velomobile deste tipo, foram implementados um conjunto de especificações tais como: uma configuração Tadpole, uma posição de condução reclinada, um sistema de direção do tipo Under seat steering, um sistema de suspensão de duplo triângulo onde foi adaptado um mecanismo em paralelogramo que permite a inclinação do veículo em curva, uma carenagem envolvente, um motor elétrico auxiliar, um sistema de transmissão por corrente e dois sistemas de travagem hidráulica independentes. O veículo desenvolvido de acordo com os parâmetros selecionados parece ser o ideal para colmatar os problemas de insegurança gerados por um típico velomobile.A velomobile corresponds to a human-propelled vehicle with partial or complete fairing and a comfortable recumbent or semi-recumbent driving. This definition covers pedal cars that initially appeared as a more economical alternative to the car. The first pedal car well-documented with a fairing was the Velocar of Charles Mochet, used as own transport vehicle and tested on bike races where its instability in curve at higher speeds easily attainable proved to be a disadvantage. To overcome this fact, was developed by Mochet a two-wheeled vehicle with a reclining driving position called Velo Velocar (currently known as recumbent bike). Both vehicles, Velocar and recumbent bike, are today associated to the modern velomobile term, designed to be a pratical and safety vehicle. As an example of modern velomobile we have the Allweder whose construction principle served as the inspiration base for the development of other Velomobiles whose speed has become the main focus of production, sacrificing important functional characteristics as curve stability, braking capacity, rear wheel drive, vehicle access, visibility and maneuverability. In this sense arises the need to design a velomobile with the ability to overcome these disadvantages. The Tilting three-wheeler vehicles represents the most promising concept, because they have a mechanism that gives them a tilting capacity in curvature more steadily at high speeds. However, at low speeds these vehicles become unstable and at the moment of their immobilization, the driver is required to put his feet on the ground. In this way, a velomobile with a system that allows it to tilt in a bend regardless of the speed at which it circulates, it becomes an excellent alternative solution to the instability problems. To develop a velomobile of this type, a set of specifications such as a Tadpole configuration, a reclined driving position, an under-seat steering system, a double triangle suspension system where it was adapted a parallelogram mechanism that will allow to tilt in curvature, a wraparound fairing, an auxiliary electric motor, a chain drive system and two independent hydraulic braking systems. The vehicle developed according to the selected parameters seems to be the ideal solution to overcome the insecurity problems generated by a typical velomobile.Fael, Paulo Manuel OliveirauBibliorumMartins, Marco António Figueiredo2020-03-12T16:50:06Z2018-11-292018-10-082018-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10007TID:202355551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:04.486164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Um velomobile corresponde a um veículo de propulsão humana com carenagem parcial ou completa e uma posição confortável de condução reclinada ou semi-reclinada. Esta definição abrange os carros a pedais que surgiram inicialmente como uma alternativa mais económica ao automóvel. O primeiro carro a pedal e com carenagem bem documentado foi o Velocar de Charles Mochet, utilizado como veículo de transporte próprio e testado em corridas de bicicletas onde a sua instabilidade em curva a velocidades mais elevadas facilmente atingíveis provou ser uma desvantagem. Para colmatar este facto, foi desenvolvido por Mochet um veículo de duas rodas com uma posição reclinada de condução designado de Velo Velocar (atualmente conhecido como bicicleta reclinada). Ambos os veículos, Velocar e bicicleta reclinada, estão hoje associados ao termo velomobile moderno projetado para ser um veículo prático e seguro. Como exemplo de velomobile moderno temos o Allweder, cujo princípio de construção serviu como base de inspiração para o desenvolvimento de outros velomobiles cuja velocidade se tornou no principal foco de produção, sacrificando características funcionais importantes como a estabilidade em curva, capacidade de travagem, tração na roda traseira, acesso ao veículo, visibilidade e manobrabilidade. Neste sentido, surge a necessidade de projetar um velomobile com a capacidade de colmatar estas desvantagens. Os veículos Tilting three-wheeler representam o conceito mais promissor, pois possuem um mecanismo que lhes confere a capacidade de inclinação e, por conseguinte, maior estabilidade em curva a velocidades mais elevadas. No entanto, a baixas velocidades estes veículos tornam-se instáveis e no momento da sua imobilização, o condutor é obrigado a colocar os pés no chão. Desta forma, um velomobile com um sistema que o permita inclinar em curva independentemente da velocidade a que circule, torna-se uma excelente solução alternativa aos problemas de instabilidade em curva. Para desenvolver um velomobile deste tipo, foram implementados um conjunto de especificações tais como: uma configuração Tadpole, uma posição de condução reclinada, um sistema de direção do tipo Under seat steering, um sistema de suspensão de duplo triângulo onde foi adaptado um mecanismo em paralelogramo que permite a inclinação do veículo em curva, uma carenagem envolvente, um motor elétrico auxiliar, um sistema de transmissão por corrente e dois sistemas de travagem hidráulica independentes. O veículo desenvolvido de acordo com os parâmetros selecionados parece ser o ideal para colmatar os problemas de insegurança gerados por um típico velomobile. |
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